Páginas

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Campus do IFPE em Olinda abre inscrições para vestibular



O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) deu início, na terça-feira (29/04), às inscrições para o vestibular com 144 vagas destinadas ao campus de Olinda. Serão oferecidos, inicialmente, os cursos técnicos em Artes Visuais e Computação Gráfica. As aulas começam no dia 4 de agosto.

As inscrições para o vestibular vão até o dia 11 de maio e podem ser feitas somente através do site do IFPE. É cobrada uma taxa de R$ 20. Os cursos oferecidos são na modalidade subsequente, que exige ensino médio completo do candidato e tem duração aproximada de dois anos.

A oferta é baseada numa pesquisa que envolveu os arranjos produtivos locais e as demandas do mercado para os próximos dez anos. O IFPE prevê abrir o curso técnico em Controle Ambiental em Olinda, quando inaugurar a sede definitiva, que será construída em um terreno doado pela prefeitura.

O vestibular será realizado no dia 8 de junho. Através do sistema de cotas, metade das vagas será oferecida para quem cursou integralmente o Ensino Médio na rede pública de educação. Dentro desse sistema, há ainda subcotas para negros, pardos e índios e para os candidatos que possuem renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio.

Através de um convênio firmado com a instituição de ensino, a Prefeitura de Olinda cedeu o prédio onde será instalado provisoriamente o campus do IFPE na cidade. O imóvel fica na Rua Sérgio Godoy de Vasconcelos, no bairro de Jardim Atlântico (antigo Colégio Especial) e, até a construção do prédio oficial, as aulas acontecerão lá. As obras, sob responsabilidade da instituição de ensino, estão programadas para começar no segundo semestre e terão duração de 12 a 18 meses.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Daniel Alves ironiza ato racista e come banana jogada por torcida



O brasileiro Daniel Alves voltou a ser vítima de racismo na Europa. Na partida entre Villarreal e Barcelona, neste domingo, pelo Campeonato Espanhol, a torcida do time da casa jogou uma banana em direção ao lateral-direito da seleção brasileira quando ele se preparava para cobrar um escanteio. A cena não é inédita no futebol. Provocações desse tipo têm se alastrado no esporte.

Mas desta vez, a intenção do torcedor espanhol racista não deu certo. Irreverente, Daniel Alves não se intimidou com a agressão, pegou a fruta no chão dois passos à sua frente e decidiu comê-la, tirando de letra a ofensa e dando exemplo. Na sequência da jogada, o brasileiro bateu dois escanteios seguidos como se nada tivesse acontecido. No segundo deles, já com a banana digerida, saiu o segundo gol do Barcelona.

Um dos atletas que mais sofrem com racismo no futebol europeu, Daniel Alves deu mostra de que é superior a esse tipo de discriminação racial e ajudou sua equipe a vencer.

Após o jogo, Daniel Alves continuou mostrando-se acima de qualquer provocação racista. "Estou na Espanha há 11 anos e há 11 anos é dessa maneira. Temos de rir dessa gente atrasada", disparou o brasileiro, prestes a ter seu nome confirmado para disputar a Copa do Mundo com a seleção brasileira.

Assista ao vídeo:



Olinda abre inscrições para artesãos representarem o município na XV Fenearte


Para participar da Feira Nacional de Negócios do Artesanato no estande da Prefeitura de Olinda é preciso ser morador da cidade. Foto: Jan Ribeiro/Pref.Olinda

A Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnologia abre inscrições, a partir do dia 05 de maio, para os artesãos que desejam expor suas peças no stand da Prefeitura de Olinda na XV Fenearte, a Feira Nacional de Negócios do Artesanato. Os interessados devem comparecer à sede da secretaria, localizada na Avenida Liberdade, 68, no bairro do Carmo, de segunda a sexta, no horário das 8h às 13h.

No ato da inscrição,  o artesão deverá entregar uma amostra do trabalho de sua autoria, que será submetida a uma avaliação e seleção, além da apresentação de comprovante de residência em Olinda.

As inscrições seguem até o dia 09 de maio. A XV Fenearte, que acontece no Pavilhão de Feiras do Centro de Convenções de Olinda, será realizada no período de 02 a 12 de julho.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Secretaria de Saúde faz mutirão de cirurgias em Olinda



A Secretaria de Saúde de Olinda está realizando um mutirão destinado a atender os pacientes que necessitam realizar cirurgias de hérnia, vesícula, vasectomia, fígado e vias biliares, varizes, histerectomia, cirurgia de períneo e laqueadura. Só podem ser beneficiados com o serviço moradores do município.

O interessado deve procurar a Central de Marcação e Regulação de Olinda, situada na Avenida Getúlio Vargas, nº 318, Bairro Novo, nas terças e quintas-feiras, das 10h às 12h, para agendar o procedimento. O paciente deve apresentar o cartão SUS, comprovante de residência em Olinda, bem como requisição médica com a indicação da cirurgia.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Cursos de qualificação profissional são oferecidos em Olinda



A Prefeitura Municipal de Olinda, em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), estão oferecendo trinta e seis cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) e do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (ACESSUAS).

Os cursos são direcionados aos usuários do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CADÚNICO) para pessoas a partir de 16 anos e que sejam beneficiários do Programa Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada.

É necessário que o candidato tenha cursado ou esteja cursando entre o 5º e o 9º ano do Ensino Fundamental e não há limite de idade máxima para participar. Também não há limite de participantes por família inscrita no CADÚNICO.

As inscrições estarão abertas entre 23 e 29 de abril, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Para se inscrever, portanto, a pessoa interessada deverá se dirigir ao CRAS que atende a região em que mora.

Os cursos do PRONATEC oferecidos pela UFRPE são: Espanhol e Inglês básicos, ou aplicados a Serviços Turísticos; Assistente de Planejamento e Controle de Produção; Auxiliar de Tesouraria; Auxiliar de Faturamento; Auxiliar Financeiro; Auxiliar de Recursos Humanos; Língua Brasileira de Sinais (Libras) Básico; Agente de Desenvolvimento Cooperativista; Almoxarife; Assistente de Vendas; Auxiliar de Arquivo; Auxiliar de Crédito e Cobrança; Operador de Caixa; Operador de Supermercado; Promotor de Vendas; Balconista de Farmácia; Recepcionista; Introdução à Interpretação em Língua de Sinais e Auxiliar de Biblioteca.


 As inscrições estarão abertas entre 23 e 29 de abril, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. Foto: Fred Machado/Pref.Olinda


Serviço:

Data: 23 a 29 de abril
Informações – PRONATEC Olinda: (81) 3494.7084

Locais das aulas

Polo Peixinhos –  CAIC de Peixinhos
Polo Águas Compridas – Escola Santo Inacio de Loyola
Polo Ouro Preto – Escola Áurea de Moura Cavalcanti
Polo Rio Doce – Escola Compositor Antônio Maria (Polivalente)
Polo Varadouro – Escola Sigismundo Gonçalves
Polo Passarinho – Unidade de Conservação Mata de Passarinho
Locais de Incrição – Endereço dos CRAS

CRAS 1 – Passarinho
Fone: 3444.2164
Endereço: Rua São José, 136
Referência: fica na antiga sede do escritório do Prometrópole)

CRAS 2 – Águas Compridas
Fone: 3444.6565
Endereço: Estrada de Águas Compridas, 94
Referência: após o Cemitério de Beberibe

CRAS 3 – Sapucaia
Fone: 3451.9331
Endereço: Rua João Pessoa, 388 – Sapucaia de Fora
Referência: sentido São Benedito, entrar na 1ª rua após a Ambev e depois na 1ª rua à esquerda

CRAS 4 – Peixinhos
Fone: 3426.0174
Endereço: Rua Aderito Gomes de Araújo, 82
Referência: fica na rua da padaria Pan Kennedy

CRAS 5 – Vila Machete
Fone: 3429.0159
Endereço: Rua Bulgari, 3 – Vila Manchete, Ouro Preto
Referência: ao lado do posto de saúde de Vila Manchete

CRAS 6 – Bairro Novo
Fone: 3439. 6052
Endereço: Rua São Miguel, 405
Referência: próximo ao Hospital Tricentenário

CRAS 7 – Cidade Tabajara (Centro Social Urbano de Cidade Tabajara)
Fone: 3371.8934
Endereço: Rua Nevada, s/n
Referência: ao lado do posto de saúde

CRAS 8 – Varadouro
Fone: 3439.3170
Endereço: Av. Joaquim Nabuco, 774
Referência: ao lado da Escola Guedes Alcoforado

CRAS 9 Rio Doce
Fone: 3492.5333
Endereço: Av. Coronel Frederico Lundgren, 862
Referência: após o Hortifruti Verdão, 1ª etapa de Rio Doce

CRAS 10 – Sítio Novo
Fone: 3426.1388
Endereço: Av. Luiz Correia de Brito, 546
Referência: antes do Mercado Público, ao lado do Açougue

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Canal Ouriço do Mar recebe limpeza e drenagem


A Secretaria de Serviços Públicos de Olinda esteve na manhã de terça-feira (22) realizando a limpeza da rede de micro e macrodrenagem do Canal Ouriço do Mar, localizado no cruzamento da PE-15, no bairro de Ouro preto.

A ação tem como objetivo principal evitar alagamentos pelas redondezas e fazer a manutenção da rede no local.

terça-feira, 22 de abril de 2014

Audiência pública discutiu reforma do Mercado Eufrásio Barbosa

Prefeito expõe os pontos favoráveis para a realização da obra no Mercado Eufrásio Barbosa. Foto: Luiz Fabiano/Pref. Olinda


Com o intuito de promover uma maior interação entre a Prefeitura de Olinda e os moradores do município, uma audiência pública foi realizada na última terça-feira (15), no auditório da Secretaria de Educação de Olinda, para debater e esclarecer a população sobre a aprovação do projeto de reforma e valorização do Mercado Eufrásio Barbosa, localizado no bairro do Varadouro. Representantes da prefeitura, de movimentos populares, artistas e moradores participaram levantando questões e esclarecimentos sobre a obra.

Na audiência, o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros ressaltou a importância desse encontro com a população e explicou detalhadamente a reforma, apresentando documentos do Governo do Estado que justificam e esclarecem as dúvidas sobre a realização do projeto. “Através do Prodetur, um programa criado para desenvolver o turismo no Brasil, teremos 11 milhões para realizar o projeto de reforma do Mercado Eufrásio Barbosa. Devemos dar a oportunidade e realizar essa importante obra para município de Olinda”, reforçou o prefeito.

Representante do Coletivo de Artistas Populares, e moradora de Olinda desde 1970, a artista e professora Geovania Alexandre demonstrou satisfação pela realização do ato. “Desde que eu tinha 5 anos de idade moro na cidade e nunca vi um espaço de discussão sobre os mercados da cidade. Estamos aqui hoje, com o prefeito dialogando conosco, com sinceridade, sobre o porque do município não poder atender todas as nossas solicitações. É muito feliz vermos a nossa cidade tendo a oportunidade de ter um espaço maravilhoso que é o Mercado Eufrásio”, declarou.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Vigilância Sanitária de Olinda intensifica fiscalização na venda de pescados

Mercados públicos, supermercados e peixarias foram fiscalizados. Foto: Monique Veloso/Pref.Olinda


Com a aproximação do feriado da Semana Santa, a Vigilância Sanitária de Olinda intensifica a fiscalização da conservação e qualidade dos pescados comercializados na cidade e dá dicas à população como comprar e consumir o produto mais procurado durante o período.

Há duas semanas, a Vigilância Sanitária realizou uma visita nos estabelecimentos onde são comercializados pescados e recomendou adequações em alguns locais. Esta semana, as equipes voltaram nos estabelecimentos para verificar o cumprimento dos ajustes solicitados.

Foram fiscalizados os mercados públicos de Peixinhos, Sítio Novo e Rio Doce. Peixarias e supermercados de Rio Doce, Casa Caiada, Bairro Novo, Salgadinho e Santa Teresa também foram visitados. Durante estas visitas, além de recomendar os comerciantes, os fiscais da Prefeitura distribuíram material impresso orientando os consumidores sobre como verificar a conservação de peixes, crustáceos, ostras e mariscos.


Consumidores receberam orientações sobre como identificar alimentos não adequados ao consumo. Foto: Monique Veloso/Pref.Olinda


 Abaixo, seguem as dicas do gerente de Alimentos de Olinda, Eduardo Melo:


  • O pescado é comercializado refrigerado, congelado, salgado/seco, cozido ou em conserva. Para serem comprados os peixes devem apresentar as seguintes características: olhos transparentes, brilhantes e salientes, guelras róseas ou vermelho-brilhante, cheiro característico, ventre roliço, carne firme (se deixar a compressão do dedo ao pressionar, não compre!) e com escamas brilhantes e aderentes.
  • O crustáceo para ser consumido precisa estar com corpo corvo, sem deixar escapar pernas e corpo. Os olhos devem estar bem destacados e com a carapaça aderente ao corpo. Se estiver com qualquer pigmentação estranha, não compre.
  • Ostras e mariscos devem estar expostos vivos, com valvas fechadas e com retenção de grande quantidade de água incolor e límpida nas conchas. Polvos e lulas devem estar com pele lisa e úmida, olhos transparentes, carne consistente e elástica.
  • Sinais de perda gradual de textura, alteração de odor e sabor, alteração da aparência da pele e olhos, além de alteração de coloração mostram que o pescado está deteriorado.


quarta-feira, 16 de abril de 2014

Obras do estádio de Rio Doce serão retomadas



O prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, visitou o estádio em construção no bairro de Rio Doce na sexta-feira (11). Acompanhado de representantes da Câmara Municipal, da secretária de Obras, Hilda Gomes, e do secretário de Serviços Públicos, Manoel Sátiro, o prefeito anunciou o retorno das obras nos próximos dias. O estádio “Grito da República” é resultado de um convênio com o Ministério dos Esportes e deverá ser entregue até o fim do ano.

O espaço contará com campo oficial, vestiários, cabines para a imprensa, vagas de estacionamento, duas quadras poliesportivas, playground, brinquedos, seis torres de iluminação, pista de cooper, restaurante e outras áreas de lazer. A capacidade de público será de até 10.700 pessoas.

terça-feira, 15 de abril de 2014

Contentores de lixo de 1.2 mil litros são instalados em pontos críticos

Foto: Luiz Fabiano/Pref.Olinda


Grandes contentores de lixo com capacidade para 1.2 mil litros estão sendo instalados em vários pontos de acúmulo de sujeira em Olinda. Serão contemplados inicialmente o Mercado Público de Rio Doce, Mercado Público de Sítio Novo, Mercado Público de Peixinhos, Mercado Eufrásio Barbosa, Mercado Público de Caixa D’Água e o Pátio da Feira Livre de Peixinhos (Areal).

Além dos mercados, também serão instalados equipamentos ao longo da Estrada de Águas Compridas (esquinas com as ruas: Aluízio Baltar, Conceição, Bela Vista e João Correia). No colégio Monsenhor Fabrício (Peixinhos), na Escola Antonio Souto Filho (Rio Doce) e na Av. Joaquim Nabuco.

Os equipamentos servem, preferencialmente, para o descarte de lixo orgânico produzido pelo comércio e não para o descarte de metralha. A instalação dos novos contentores faz parte do Projeto Cidade Limpa, que vem ampliando os mecanismos para a limpeza urbana no município.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Prefeitura convoca população para audiência pública sobre o Mercado Eufrásio Barbosa

A Prefeitura de Olinda convoca todos os interessados para participar da audiência pública sobre a reforma do Mercado Eufrásio Barbosa. A audiência acontece na próxima terça feira, dia 15 de abril, às 10h, no Auditório da Secretaria de Educação.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Ação de reparação ambiental visa conscientizar moradores de Jardim Brasil

As lagoas Artol, Sementeira e Azul fazem parte da Bacia do Beberibe e estima-se que de 20 a 30% dessas lagoas já tenham sido aterradas


Nesta quinta-feira (10), as 9h, a Secretaria de Meio Ambiente de Olinda começou a realizar a ação de reparação de danos ambientais com moradores do entorno das lagoas de Jardim Brasil. A iniciativa é um desdobramento da Operação Caminho das Águas, realizada no dia 19 de março, nas lagoas Sementeira, Azul e Artol.

A ação consiste na retirada, pelos próprios moradores, do material usado para aterrar áreas da Rua Pará que ficam próximas à Lagoa Azul, o que configura crime ambiental. “Nossa intenção é que essa operação sirva de exemplo para os demais moradores que tenham cometido infrações semelhantes”, falou o diretor de Proteção Ambiental, Chico Arruda. Para realizar a operação, os moradores alugaram máquinas e caminhão caçamba.

Até o momento, 150 pessoas já foram notificadas e intimadas a comparecer à Secretaria de Meio Ambiente para assinar termo de responsabilidade e ciência de que cometem crime ao se instalar em área de proteção ambiental. No caso, nos entornos das lagoas Azul, Artol e Sementeira, em Jardim Brasil. Ao todo, espera-se notificar pouco mais de 300 moradores.

Os demais notificados também serão convocados para realizar algum tipo de ação reparatória. “Os notificados deverão prestar serviços ambientais como reparação ao dano causado. Pode-se solicitar reflorestamento por meio do plantio de mudas ou mesmo aplicar multas. Cada caso será avaliado especificamente”, esclareceu o diretor de Meio Ambiente.

Caminho das Águas

A Operação é resultado do trabalho de monitoramento e fiscalização sistemática das lagoas de Jardim Brasil que ocorre desde abril de 2013, culminando na ação de abordagem e conscientização dos moradores da região em março deste ano. Coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente, a ação conta ainda com o apoio de secretarias municipais como a Planejamento e Controle Urbano e a Obras, além de órgãos externos como Ministério Público, CPRH, Polícia Militar (Cipoma) e Polícia Civil (Depoma).

As próximas etapas da Operação Caminho das Águas são o cercamento das áreas das lagoas, a instalação de placas de advertência e de câmeras para monitoramento e a urbanização dessas áreas. As lagoas Artol, Sementeira e Azul fazem parte da Bacia do Beberibe. A Secretaria de Meio Ambiente estima que de 20 a 30% dessas lagoas já foram aterradas, provocando a diminuição da área de escoamento das águas dos rios e das chuvas e, consequentemente, o aumento de alagamentos e inundações.

Veja mais:




quarta-feira, 9 de abril de 2014

Seminário Afroempreendedor de Pernambuco será sediado em Olinda

Foto: Instituto Adolpho Bauer


Com o objetivo principal de dar oportunidade de crescimento e desenvolvimento econômico para empresas e empreendimentos conduzidos por afro-brasileiros, acontece nos dias 15 e 16 de abril, o Seminário Afroempreendedor  de Pernambuco. A iniciativa será realizada no auditório da Academia Santa Gertrudes, localizada no Alto da Sé, em Olinda.

O projeto é uma ação do Instituto Adolpho Bauer, em parceria com a Prefeitura de Olinda, SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), CEABRA (Coletivo de Empresários e Empreendedores Afro-brasileiros) e a ANCEABRA (Associação Nacional de Empresários e Empreendedores Afro-brasileiros).

No seminário serão abordadas questões importantes para a qualificação empresarial, como a capacitação técnica e profissional; qualificação na gestão de empreendimentos; acesso a fundos e financiamentos de negócios e projetos; participação na Rede Brasil de Afroempreendedores, entre outros pontos relevantes. Além disso, depois de participar do seminário, o empreendedor terá a oportunidade de realizar cursos (com duração média de 12 meses) e outras atividades de capacitação para desenvolver seu empreendimento ou negócio.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas, até o dia 12,  através do site do Instituto Adolpho Bauer.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Olindão será palco para abertura do campeonato de futebol Nossa Copa, Nosso Mundo

Foto: Otávio de Souza/Pref.Olinda


No sábado (05), a partir das 13h30, acontece no Estádio Eugênio Araújo, o Olindão, localizado no bairro de Jardim Brasil, a abertura do campeonato de futebol intitulado Nossa Copa, Nosso Mundo. Trata-se de um evento, que reunirá atletas integrantes de equipes de futebol de várzea da Região Metropolitana do Recife, onde serão adotadas as mesmas regras da Copa do Mundo da Fifa. São 32 equipes divididas em oito chaves e cada uma representará simbolicamente um país participante.

A iniciativa é realizada pela Liga Desportiva de Olinda e recebe o apoio da Prefeitura do município, através da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude. “O objetivo principal do evento é confraternizar 800 atletas de futebol de várzea e revelar novos talentos para os clubes”, explica João Luiz da Silva Júnior, coordenador do projeto.

No sábado acontecem os primeiros jogos entre os times. As equipes de Jardim Brasil I e Marília, representando as seleções do Brasil e Croácia, respectivamente, darão o pontapé inicial do campeonato. Além do Olindão, acontecem ainda partidas, conforme tabela, em outros locais como o C.T. do Santa Cruz (Beberibe), o campo do 103 (Maranguape), no Memorial Arcoverde, entre outros. A previsão é que o campeonato encerre na segunda quinzena de maio.

A entrada nas partidas é gratuita, mas os organizadores pedem às torcidas que tragam um quilo de alimento não perecível. No final do evento o montante arrecadado será destinado à instituições dos municípios participantes da iniciativa.

Mais informações no site oficial do evento Nossa Copa, Nosso Mundo.

Unidade de Saúde da Base Rural de Olinda terá atendimento odontológico

Foto: Maíra Borges/Pref.Olinda


Os mais de 5.4 mil pacientes atendidos pela Unidade de Saúde da Família (USF) da Base Rural de Olinda contarão com um posto de saúde melhor a partir dos próximos meses. É que o prefeito Renildo Calheiros e a secretária de Saúde, Tereza Miranda, assinaram na quinta-feira (03), ordem de serviço para dar início à reforma e ampliação da unidade, que também passará a contar com atendimento odontológico.

A obra será realizada nos próximos 120 dias e, enquanto isso, o atendimento aos pacientes será feito em um imóvel anexo, onde antes funcionava a USF. Após os serviços, a unidade passará de 128.6 m² para 202 m² e ganhará banheiro acessível para pessoas deficientes físicas ou com mobilidade reduzida, sala para os agentes de saúde e endemias, além da sala para o atendimento odontológico.

“Nossa unidade atende a região que vai da divisa com Alto Nova Olinda, passando por Cidade Tabajara, até Ouro Preto. Ou seja, atendemos uma área muito grande. É uma população muito carente, mas também muito acolhedora e com essa reforma, eu penso que a qualidade do atendimento vai melhorar, pois teremos sala para reunião da equipe, banheiros novos e sala de procedimentos”, avaliou a gerente da USF Base Rural, Andrea Ribeiro.

Durante a cerimônia de assinatura da ordem de serviço na USF Base Rural, o prefeito Renildo Calheiros pediu para ouvir um morador da comunidade conhecido como Major, o Severino dos Santos, que solicitou ao prefeito apoio para o cultivo de alimentos no local com a finalidade de abastecer a merenda das escolas do município.

Em atenção à demanda do morador, o prefeito Renildo Calheiros falou da criação da Secretaria de Meio Ambiente, que tem por objetivo dar tratamento às questões ambientais do município, bem como desenvolver a área rural. “Entre outras missões, essa Secretaria está buscando o caminho mais adequado para desenvolvermos a economia daqui, da área rural. Uma economia equilibrada, ecologicamente saudável, sustentável, mas que seja capaz de gerar ocupação e renda para a população local”, observou o prefeito.



Outras ações da Saúde em Olinda:

Em janeiro deste ano, foi entregue requalificada a USF de Jatobá. A estrutura, totalmente requalificada, passou a atender aproximadamente 1.500 famílias cadastradas.

Em outubro de 2013, o Hospital do Tricentenário ganhou 20 novos leitos para pacientes crônicos. A ala é totalmente equipada e atua com uma equipe multiprofissional, formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistente social, psicólogos e técnicos de enfermagem, atendendo cerca de 70 pacientes crônicos.

Em setembro de 2013, houve a reinauguração da Residência Terapêutica de Jardim Atlântico, espaço que têm o objetivo de acolher pacientes vindos de hospitais psiquiátricos e readaptá-los ao convívio familiar.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Famílias que viviam nas margens do Canal do Fragoso recebem moradias

Foto: Luiz Fabiano/Pref.Olinda


Cento e cinquenta e quatro unidades habitacionais foram entregues, na manhã de quarta-feira (02/04), às famílias que antes ocupavam as margens do Canal Bultrins/Fragoso. A solenidade contou com a presença do prefeito, Renildo Calheiros, do secretário das Cidades Danilo Cabral e do presidente da Cehab, Flávio Figueiredo. A ação faz parte das obras de urbanização do Fragoso, que vão melhorar a drenagem da região, evitando inundações nos períodos de chuva e é realizada em parceria com os governos Federal, Estadual e Prefeitura de Olinda.

“É um momento importante para cidade de Olinda. Com essa obra, resolvemos problemas de saneamento, mobilidade e qualidade de vida da população. Não temos outro objetivo que não seja melhorar a vida das pessoas”, comemorou o prefeito Renildo Calheiros. “Esse trabalho foi feito porque pessoas observaram a difícil condição de vida dessa população, fizeram projeto e levaram para Brasília para captar os recursos”, complementou.

Na ocasião, o secretário das Cidades, Danilo Cabral ressaltou a importância da obra como um passo a mais na luta pela garantia dos direitos dos cidadãos brasileiros, que há 50 anos sofreram com golpe militar. “Em 1989 conquistamos a democracia, mas ainda temos muito a conquistar. Vivemos num país onde 5 milhões de brasileiros não tem acesso à moradia. Por isso essa é uma obra muito importante para nós e só está acontecendo pela junção dos três poderes: federal, estadual e Prefeitura de Olinda”, complementou.

Ao todo, serão construídas 302 habitações. As demais casas estão em andamento e, de acordo com secretário Danilo Cabral, nos próximos 90 dias serão entregues. As unidades habitacionais estão construídas em área urbanizada com iluminação, saneamento, água e luz, localizada na Avenida Humberto de Lima Mendes, no bairro de Jardim Fragoso. As moradias possuem sala, cozinha, banheiro, dois quartos, área de serviço e varanda.




Fonte: Prefeitura Municipal de Olinda

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Lei irá multar quem jogar lixo na rua em Olinda


Foto: Lúcio Pessoa/Pref.Olinda

O prefeito Renildo Calheiros sancionou na segunda-feira (31/03), leis que punem quem joga lixo na rua e em locais inapropriados. Com o texto, a população será chamada à responsabilidade sobre o descarte dos resíduos sólidos e a contribuir com a limpeza urbana da cidade. Nos últimos meses, a Secretaria de Serviços Públicos tem ampliado o número de lixeiras e contentores nas vias públicas, inclusive houve a implantação de um novo modelo de lixeiras recentemente.

Foram sancionados dois Projetos de Lei. Um que diz respeito à punição de cidadãos que forem flagrados jogando lixo fora dos equipamentos destinados a este fim e outro sobre o manejo de resíduos sólidos como metralhas, restos de podas de árvore e entulhos, por exemplo.

A medida é complementar ao projeto “Cidade Limpa – sem entulhos” lançada pela Prefeitura de Olinda, em 2013, e que vem reforçando e ampliando os mecanismos para a limpeza urbana no município. Agora, com a Lei, quem for pego jogando lixo na rua, pode receber uma multa que varia entre R$ 100 e R$ 200.

No caso dos resíduos sólidos, o valor sobe significativamente e atinge não só residências, mas também estabelecimentos comerciais e hospitais, por exemplo. A multa por descarte irregular de resíduos sólidos varia entre R$ 150 e R$ 1.000, a depender da quantidade de lixo.

Se o material for depositado em leitos de rios, córregos e depressões, será aplicada a multa de R$ 2.500. Tratando-se de substâncias químicas, esse valor sobre ainda mais, chegando a R$ 5.000. E mais, “estabelecimentos comerciais e hospitais podem ter sua licença de funcionamento suspensa por até um mês”, comenta o secretário de Serviços Públicos, Manoel Sátiro.

Para incentivar a população a participar da manutenção e da limpeza da cidade, a Prefeitura de Olinda, através da Secretaria de Serviços Públicos, vem investindo na compra de equipamentos como lixeiras e contentores. Confira, abaixo, os números:


  • Nos últimos seis meses, 100 papeleiras foram adquiridas e instaladas na cidade. Além de 35 lixeiras na orla, 15 no Alto da Sé, dez para coleta seletiva no Bairro novo e duas caçambas estacionárias na PE-15;



  • Em agosto de 2013, foi inaugurada uma Unidade de Triagem de Materiais Recicláveis que está sendo incluída pela Caixa Econômica Federal no Programa Melhores Práticas;



  • Foi iniciada a construção de dois Pontos Ecológicos: um em Jardim Fragoso e outro em Cidade Tabajara;

  • A coleta de lixo domiciliar passou de 10.500 toneladas diárias para 12 mil toneladas. Sendo três mil toneladas de entulhos e nove mil de lixo domiciliar. Olinda é uma das poucas cidades no Brasil a realizar a coleta todos os dias;



  • Para promover a coleta diária, são utilizados 11 caminhões compactadores. Uma parte deles é usada no turno da manhã e outra no turno da noite para o recolhimento de entulhos;

  • Está sendo licitada a compra de mais 700 papeleiras e dez caçambas estacionárias;



  • Ainda no primeiro semestre serão colocados nas feiras, mercados, orla e na Estrada de Águas Compridas, 39 coletores com capacidade para 1.100 litros;



  • No mesmo período, serão colocadas 40 lixeiras de 200 litros ao longo da orla;



  • Desde novembro de 2013, um novo modelo de lixeiras vem sendo usado na cidade. Inspiradas no modelo parisiense, os novos coletores têm estrutura de ferro galvanizado, ou seja, não enferrujam e são chumbadas ao chão, o que dificulta a ação de vândalos. Além disso, as novas lixeiras apresentam baixo custo e rapidez na troca de material.



Fonte: Prefeitura Municipal de Olinda

terça-feira, 1 de abril de 2014

Olinda ilumina monumentos pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo



De 1 a 6 de abril, quatro prédios de destaque na cidade patrimônio de Olinda receberão iluminação azul em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Mercado Eufrásio Barbosa, Academia Santa Gertrudes, Igreja do Carmo e Palácio dos Governadores serão os monumentos iluminados na cor símbolo do trabalho de alerta e conscientização sobre esta síndrome, que, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), atinge a cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem com a sociedade. Em várias cidades do mundo, monumentos são iluminados em azul nesta semana.

Em Olinda, as luzes serão acesas após uma palestra no Palácio dos Governadores, promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, em parceria com a Associação de Amigos do Autista – Grupo de Estudo sobre Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (AMA-Getid). Com o tema “Autismo: desvendando os mitos”, o evento tem como palestrantes a presidente da AMA-Getid, Ana Cláudia Albuquerque, e a coordenadora pedagógica da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae Recife), Silvania Rita de Paiva. A palestra começa às 16 horas e é voltada para educadores, pais de alunos e funcionários municipais, mas aberta a qualquer pessoa interessada em saber mais sobre o Autismo.

O objetivo da ação é informar sobre o que é o autismo e suas características, conscientizar sobre os direitos de inclusão da pessoa autista e fortalecer o senso de cidadania e o sentimento de solidariedade na comunidade escolar e na sociedade como um todo.

DIA A – O dia 2 de abril foi instituído em 2007 pela ONU o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, ou Dia A, com o objetivo de conscientizar sobre o transtorno do espectro autista (nome oficial do autismo), que, segundo a própria organização, é mais comum em crianças que AIDS, câncer e diabetes juntos. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, a cada 110 crianças, uma tem autismo.

Veja mais:






Fonte: Prefeitura Municipal de Olinda

Unidade de Saúde da Família de Jardim Fragoso será requalificada

Monique Veloso/Pref.Olinda


A Unidade de Saúde da Família (USF) de Jardim Fragoso será ampliada e vai ganhar uma estrutura mais adequada para o atendimento dos mais de 8 mil pacientes cadastrados. O prefeito Renildo Calheiros assinou na sexta-feira (28) a ordem de serviço que autoriza o início da obra, que deve durar 120 dias.

“Agora os agentes de saúde e de endemias terão uma sala própria para realizar as atividades. É graças a atuação desses profissionais que estamos elevando os índices de saúde de Olinda”, falou o prefeito.

Com a requalificação, além da melhoria da infraestrutura, ainda haverá aumento na área, que vai passar de 186,9 m² para 261 m². “Essa obra vai melhorar o atendimento à população e vai fortalecer o vínculo dos profissionais com a comunidade. Nós temos uma ligação muito forte com os moradores, eles são comprometidos e se interessam em cuidar da saúde”, avaliou a enfermeira Raquel Gomes, responsável por uma das equipes que atuam no posto.

Um diferencial da USF Fragoso é a formação de grupos de saúde, como o grupo de hiperdia e diabetes. “A gente se reúne toda sexta-feira, às 9h. Participam médico, enfermeira e os agentes de saúde da família, além pacientes”, relatou a moradora Joana Florentino, que também é funcionária da Unidade e participa ativamente do grupo, pois é hipertensa.

Requalificação - Serão investidos mais de R$ 93,8 mil, recursos do Governo Federal, que serão investidos na melhoria da infraestrutura hidráulica e elétrica, bem como na renovação da pintura e do piso. Também serão criados banheiro adaptado para portadores de necessidades especiais, sala de apoio para os agentes de saúde e de endemias e mais consultórios médicos. A obra está prevista para ser concluída em 120 dias.

Veja mais:





Fonte: Prefeitura municipal de Olinda