Páginas

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Tradição dos mamulengos ganha espaço na Fenearte em Olinda

 Exposição retrata origem e história dos mamulengos.
(Foto: Katherine Coutinho/G1)

Os bonecos mamulengos fazem parte da tradição de Pernambuco e são o tema da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) deste ano, que acontece no Centro de Convenções, em Olinda. Sua história, que remonta aos tempos do Brasil Colônia, é relembrada na exposição ‘Mamulengos - Um povo em forma de bonecos’, que ocupa o mezanino da feira, e também na decoração.

As versões gigantes dos bonecos chamam a atenção logo que as pessoas chegam. Na decoração do pavilhão, é possível avistar locais de descanso que remetem aos bonecos e evocam sua tradição. A aposentada Marli Pereira aprovou a iniciativa. “A gente só preserva o que conhece e é importante a gente ver o mamulengo dessa forma, mais que aquele teatro de criança”, avalia a aposentada.

Com 150 metros quadrados, a exposição reúne cenas clássicas do teatro de mamulengo, bonecos raros como o Benedito, Cabeça de Panteu ou Capitão Mané de Almeida, entre outros. Os mamulengos foram feitos por diversos mestres. Os presépios mecanizados, que teriam vindo para Pernambuco trazidos por Frei Gaspar de Santo, no século 17, são relembrados também. Os presépio tinham mecanismo complexos e geraram o mamulengo, entre outros gêneros de teatros de bonecos. “É muito bem feito, detalhista, perfeito. Muito bonito mesmo”, se encantou a dona de casa Susy Danielle.

Artesã demonstra como bonecos mamulengos são feitos.
(Foto: Katherine Coutinho/G1)

Trabalhando há 18 anos como artesã, Maria Elda demonstra  na exposição como são feitos os bonecos. “Eu comecei com santos e há pouco tempo me dedico aos bonecos menores. É uma coisa prazerosa de se fazer. No boneco, você pode dar formas diferentes que os santos. É muito gostoso pegar um pedaço de madeira e dar vida”, conta a artesã, que se surpreende com a curiosidade das pessoas e chega a ficar um pouco tímida.

A mostra tem curadoria e cenografia do pesquisador e ator Fernando Augusto Gonçalves, do Mamulengo Só-Riso. Nas paredes, há definições e explicações sobre a arte. “O [mestre] mamulengueiro não diz ‘hoje vou representar’, diz sim ‘hoje vou brincar’, o que bem prenuncia a atmosfera de ingenuidade poética em que vivem mergulhados”, diz um dos cartazes.

Presépio foi feito especialmente para a mostra.
(Foto: Katherine Coutinho/G1)

O espírito é mesmo de brincadeira, afirma o artesão José Almir, que aprendeu com o sogro, Mestre Miro de Carpina, na Zona da Mata pernambucana, a criar os bonecos. “É engraçado trabalhar com eles  [os bonecos], você se diverte e ainda ganha o sustento de cada dia. Eu aprendi há seis anos, mas meu sogro trabalha desde os sete”, afirma o artesão, que tem um estande da família na feira.

Serviço
15ª Fenearte
Centro de Convenções de Pernambuco - Complexo de Salgadinho, s/n
De 2 a 12 de julho
De segunda a quinta, das 14h às 22h, R$ 10 e R$ 5 (meia)
De sexta a domingo, das 10h às 22h, R$ 12 e R$ 6 (meia)
Traslado: serviço de vans gratuitas a cada 15 minutos, saindo no Shopping Tacaruna até o Centro de Convenções. De segunda a quinta, das 14h às 22h30. De sexta a domingo, das 10h às 22h30.




Fonte: http://g1.globo.com/pernambuco

domingo, 6 de julho de 2014

Fotógrafo faz ensaio surreal com modelos embaixo d'água



Imagine fazer um ensaio de moda embaixo d’água tendo como cenário um navio naufragado.

Se a ideia parece impensável, o fotógrafo canadense Benjamin Von Wong convidou duas mergulhadoras profissionais para posarem exuberantes 25 metros abaixo da superfície na paradisíaca Bali (Indonésia). As modelos foram as freedivers Nora Li e Camilla Argent. A primeira consegue manter o fôlego por 3:36; a segunda, por incríveis 4:40.

Ao seu lado, Wong recrutou outros sete mergulhadores para servirem de assistentes. Em seu blog, ele enumera os desafios do ensaio:

- Roupas normais não poderiam ser alugadas porque estragariam com a água. Então tinham que encontrar uma estilista disposta a doar para o ensaio.

- Assistentes convencionais não funcionariam. A equipe tinha que ser de mergulhadores profissionais para garantir um ensaio tranquilo. Além disto, deveriam ser locais para identificar possíveis mudanças climáticas.

- Equipamento e iluminação limitados.

O resultado ficou incrível! Confira os bastidores em vídeo e como as fotos ficaram:



















Fonte: http://wp.clicrbs.com.br/codevilla

sábado, 5 de julho de 2014

Recapeamento é reiniciado em vias de Olinda

Em princípio, o trabalho foi reiniciado em vias no bairro de Jardim Atlântico. Foto: Lucio Pessoa/Pref.Olinda

Em Olinda, o trabalho acontece por toda a cidade. A Secretaria de Serviços Públicos reiniciou, com recursos do Governo do Estado, o recapeamento de várias vias na cidade. No dia 30/06 a Rua Manoel Graciliano de Souza e a Via do Contorno, todas em Jardim Atlântico, começaram a ser recapeadas.

Nos locais, também está sendo feita a limpeza e a recuperação de galerias e caixas coletoras. Após o término, se iniciarão os mesmos serviços na Rua Santa Terezinha e posteriormente será a vez da Rua Rosa Silvestre, assim como da Fagundes Varela e da Rua Nilson Sabino Pinho.

Importantes vias como a Avenida Carlos de Lima Cavalcanti, também serão recapeadas. Até o fim de dezembro, em torno de 50 ruas passarão pelo processo. Em paralelo a isso, o trabalho da Operação Tapa Buracos será intensificado.

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Brasil entra em campo para superar a Colômbia e os problemas emocionais



A seleção brasileira chega às quartas de final da Copa do Mundo com um adversário a mais para vencer. Além da Colômbia, rival de hoje (4), às 17h, no Castelão, em Fortaleza, o time de Felipão terá que lidar com os problemas emocionais que vieram à tona no jogo contra o Chile, nas oitavas.

Tabela e jogos

Durante a fase de grupos, a pressão já existia, mas estava escondida dentro de cada jogador. Quando a equipe sentiu que poderia ficar de fora da festa dentro da própria casa, no entanto, os sentimentos afloraram, os jogadores choraram e a questão psicológica tornou-se uma das principais barreiras para a conquista do hexa.

Nos treinamentos que antecederam mais um clássico sul-americano, foco total na preparação emocional dos atletas. Os problemas no time, que são muitos, foram deixados de lado para que o trabalho da psicóloga Regina Prandão ganhasse espaço na Granja Comary.




Com a bola rolando, Felipão escolheu Paulinho para o lugar de Luiz Gustavo, suspenso pelo segundo cartão amarelo. O treinador também fez experiências com variações táticas, testando Henrique como volante e sacando Fred do time, sinalizando que pode vir a jogar sem um centroavante. Outro que ganhou uma chance nos treinos foi Maicon, escalado no lugar do contestado Daniel Alves.

Apesar das alterações, os titulares que enfrentaram o Chile devem ser mantidos, com Paulinho entrando na vaga deixada por Luis Gustavo.

Em sua última entrevista antes da decisão, Felipão fez de tudo para diminuir um possível clima de guerra que pudesse tomar conta do elenco e deixar os jogadores mais pilhados ainda.

— Não existe guerra contra Colômbia. Nossas guerras são contra Chile, Uruguai e Argentina, não temos nada contra Colômbia. Nossos jogos contra eles, sejam amistosos ou valendo por qualquer campeonatos, são alegres, disputados com força e vigor, com cada um buscando seu espaço, mas não tem rivalidade. A amizade mesmo entre os torcedores é muito grande.

Para o jogo no Castelão, o Brasil deve ir com: Júlio César; Daniel Alves, David Luiz e Thiago Silva e Marcelo; Paulinho, Fernandinho e Oscar; Hulk, Neymar e Fred.




Fonte: http://esportes.r7.com/

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Artesãos representam Olinda na XV Fenearte


Doze artesãos farão a exposição de suas peças no estande da Prefeitura de Olinda. 
Foto: Jan Ribeiro/Pref.Olinda


A arte produzida na Cidade Patrimônio marcará presença na XV Fenearte, Feira Nacional de Negócios do Artesanato. O evento, que foi aberto ao público na quarta-feira (02), no pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco, em Salgadinho, abrigará 800 espaços, entre eles o estande da Prefeitura de Olinda.

No local, os visitantes podem apreciar uma grande variedade de artesanato. São peças produzidas a partir de matérias-primas como talhas de casca de cajá, madeira, material reciclável, tecido, além de objetos decorativos, utilitários em MDF e acessórios em couro (bolsas, cintos, calçados), entre outros. São 12 artesãos divididos em dois grupos. O primeiro expõe no período de 02 a 06 de julho e o segundo apresenta seus produtos nos demais dias do evento.

A Fenearte, que neste ano presta uma homenagem aos mamulengos e traz como tema “A Arte da Alegria”, terá 11 dias de realização com a presença de cinco mil expositores, incluindo artesãos de Pernambuco e outros estados brasileiros, além de 40 países. O evento segue até o sábado (12).

Serviço

Horário: Das 14h às 22h: de segunda-feira a quinta-feira | Das 10h às 22h: de sexta-feira a domingo

Entrada: Segunda-Feira a Quinta-Feira – R$ 10 (inteira) R$ 5 (Meia)
Sexta-feira a Domingo: R$ 12 (inteira) R$ 6 (Meia)
Meia-entrada para estudantes, crianças até 12 anos, professores e pessoas com mais de 60 anos

Traslado: Serviço de vans gratuitas a cada 15 min no Shopping Tacaruna até o Centro de Convenções. Dias da semana (das 14h às 22h30). Sexta a domingos (das 10h às 22h30)

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Estádio Olindão recebeu intercâmbio com foco no combate à exploração sexual contra crianças e adolescentes

O torneio acontece a partir das 14h e será aberto ao público, com o ingresso opcional de um pacote de leite, que será doado às crianças do projeto Levante.
Foto: Monique Veloso/Pref.Olinda

Nesta quarta-feira (02), o Estádio Eugênio Araújo, o Olindão, sediou um campeonato especial de apoio ao projeto “Entre em campo pelas crianças do Brasil”. A proposta, que teve como alvo a proteção de crianças e adolescentes durante a copa do Mundo em Pernambuco, foi uma parceria entre o Centro Assistencial Social e Educacional, dentro do projeto Levante, do cabo de Santo Agostinho e a instituição alemã Allianzmission, com apoio de prefeituras e secretarias de Esportes do Estado.

O torneio iniciou as 14h e foi aberto ao público, com o ingresso opcional de um pacote de leite, que será doado às crianças do projeto Levante. As competições foram realizadas entre três equipes de jovens atletas brasileiros, representantes de organizações sociais, além de uma de atletas alemães.

A iniciativa se dividiu em dois momentos. No primeiro, uma equipe com 15 atletas brasileiros foi enviada para jogar futebol em várias cidades da Alemanha, com a intenção de informar e mobilizar as instituições alemãs contra os abusos contra crianças brasileiras. O segundo momento aconteceu aqui no Brasil, com 20 atletas da Alemanha participando de vários jogos, apresentações culturais e diversas atividades em praças e igrejas, focadas na temática da exploração sexual.

Entre as atividades, além do torneio, haverão apresentações culturais de cunho cristão, na próxima sexta (04), no Parque dona Lindu no Recife, às 19h.

terça-feira, 1 de julho de 2014

Festival Multicultural da Juventude acontece essa semana no município


Cascabulho encerra o festival com o show nesta sexta-feira (04). 
Foto: Divulgação


Com o intuito de promover a integração entre os jovens do Estado, para que eles possam refletir sobre questões relacionadas a cidadania, lazer, cultura, educação e políticas sociais, Olinda receberá a partir desta segunda-feira (30)o Festival Multicultural da Juventude. O evento é uma iniciativa do Instituto Darwin e da Secretaria da Criança e da Juventude de Pernambuco, com apoio da Prefeitura de Olinda e acontecerá na Praça do Carmo até a sexta-feira (04 de julho).

A programação contará debates, palestras, oficinas e shows. Nos intervalos das atividades, serão montados espaços para debate entre os presentes. Entre os destaques da programação do evento, estão: mostra de cinema internacional, sarau poético e oficinas de economia criativa, consciência ambiental, malabares, perna de pau, grafite e maracatu. No encerramento acontecerá um show da banda Cascabulho, que irá lançar o seu novo CD.

Confira a programação completa:

Segunda (30/06):

16h – Abertura Convidados: Secretaria Estadual da Criança e Juventude / Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de Olinda / Secretaria de Meio Ambiente / Secretaria de Direitos Humanos / Secretaria de Cultura / Casa das Juventudes
19h – Apresentação Cultural: Sarau Poético #4urubueacarniça

Terça (01/07):

15h – Oficina: Percussão e Capoeira
16h – Mesa 1: Cultura e ocupação dos espaços públicos Mediador: Flor Ribeiro – Presidenta do DCE – UPE / CUCA da UNE; Debatedor 1: Secretaria de Cultura de Olinda; Debatedor 2: Tiago Delácio – Cineasta e Produtor Cultural
19h – Apresentação Cultural: II Mostra Latino Americana de Cinema de Animação

Quarta (2 de julho):

15h – Oficina: Malabares e perna de pau
16h – Mesa 2: Meio ambiente e cidade mais humanas; Mediador: Jairo Marques – Presidente da UMES; Debatedor 1: Wellington Lima – Secretaria de Meio Ambiente; Debatedor 2: Mariana Barreto – Projeto: Minha rua meu jardim
19h – Apresentação Cultural: Sambada de Coco de Olinda

Quinta (3 de julho):

15h – Oficina: Grafite
16h – Mesa 3: Chega de preconceito! Mediador: Jader Cleyton – Núcleo LGBT de Olinda; Debatedor 1: Secretaria de Desenvolvimento Social e Direito Humanos; Debatedor 2: Welligton Slim – Nação Hip Hop Brasil
19h – Apresentação Cultural: Aliados CP (hip hop)

Sexta (4 de julho):

17h – Jogo do Brasil (Com telão)
19h – Apresentação Cultural: Cascabulho – Lançando seu novo CD: O dia em que o samba perdeu pra feijoada