Páginas

sábado, 31 de maio de 2014

Governo americano aconselha turistas a não usarem preservativos brasileiros

Foto: Lucio Sassi / Agencia RBS


O governo dos EUA lançou um guia online com orientações para os norte-americanos que irão visitar o Brasil durante a Copa do Mundo. Na apresentação do texto explicam que "Se você planeja viajar ao Brasil para a Copa do Mundo da FIFA de 2014, siga as recomendações abaixo para ajudá-lo a se manter seguro e saudável".

Um dos itens que chamou a atenção foi o alerta para o cuidado em relações sexuais, onde destacam que "ao comemorar, as pessoas podem incentivar viajantes a fazer sexo sem proteção, especialmente se álcool e drogas estiverem envolvidos". O alerta para não usar camisinhas brasileiras também está no guia: "Carregue camisinhas que você comprou em seu país natal".

A recomendação de consultas médicas antes da viagem é o primeiro item do texto, que aconselha os turistas a tomarem injeções contra sarampo, rubéola, caxumba, difteria, tétano, coqueluche, catapora, poliomielite e gripe. Além de hepatite A e B, febre amarela e raiva. Não nadar em rios e lagos também é um dos itens da lista, para evitar a doença esquistossomose.

Feito pelo Centro para Prevenção e Controle de Doenças (CDC), o texto diz para evitar hospedar-se em quartos no primeiro andar dos hotéis porque "pode oferecer acesso mais fácil a criminosos (...). Mantenha sempre as portas do hotel trancadas e guarde pertences de valor em áreas seguras", além de destacar que os turistas americanos podem ser um grande alvo para os criminosos.

O guia também aconselha como agir no caso de manifestações, segundo orientações emitidas pelo Departamento de Estado: "Se souber de protestos nas proximidades, permaneça dentro de um local com portas e janelas fechadas". Também no quesito segurança, o departamento também alerta para sequestros-relâmpago, crimes de rua e furtos em lugares públicos, como aeroportos, recepção de hotéis e estações de ônibus. "A taxa de homicídios é quatro vezes maior que a dos EUA, e a de outros crimes é tão alta quanto". A atuação da polícia também é assunto no guia, onde dizem que "a polícia pode usar gás lacrimogênio e unidades montadas para dispersar os manifestantes".

Os americanos são os responsáveis pelo maior número de ingressos comprados fora do Brasil: foram mais de 190 mil. Mesmo assim, não é possível afirmar que serão adquiridos por americanos. Segundo o Itamaraty, mais de 19 mil vistos específicos para a Copa (de graça, mas rápido e válido por 90 dias) foram emitidos nos EUA entre julho de 2013 e maio deste ano.

Para o Ministério do Turismo brasileiro, as recomendações a turistas "fazem parte do procedimento rotineiro de consulados e embaixadas". "O ministério e a Embratur entendem que não há singularização em relação ao Brasil, responderam os órgãos em nota.



Fonte: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc

sexta-feira, 30 de maio de 2014

PF-PE prende quatro por venda ilegal e apreende 3 mil caixas de remédios

Operação Superdose, da PF, apreendeu cerca de 3 mil caixas de remédios nos oito lugares onde os mandados de busca foram cumpridos no Recife, Olinda e Camaragibe (Foto: Divulgação / Polícia Federal)


A Polícia Federal cumpriu 8 mandados de busca e prendeu quatro pessoas em flagrante, nesta sexta-feira (30), no Grande Recife, dentro da Operação Superdose. A investigação, iniciada há dois meses, apura um esquema de venda irregular de medicamentos controlados -- os que exigem a retenção da receita médica. Equipes da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária, órgão responsável pela fiscalização de remédios, acompanharam a movimentação dos policiais. Cerca de 3 mil caixas de medicamentos foram apreendidas.
Quatro dos mandados de busca foram cumpridos em imóveis residenciais e outros quatro em farmácias localizadas nos bairros de Torreão e San Martin, no Recife; Jardim Atlântico, em Olinda; e também na cidade de Camaragibe. Três das farmácias foram autuadas e uma delas, em San Martin, foi interditada por não ter licença da Vigilância Sanitária, nem autorização de funcionamento nem, tampouco, contar com a presença de um farmacêutico.
Após receber denúncias sobre o esquema, a PF apurou que um suspeito estaria se aproveitando da licença de funcionamento da farmácia de seu irmão para comprar os produtos, com a intenção de vender e repassar para pessoas físicas -- que seriam dependentes químicos -- e farmácias que não têm autorização para vendê-los.
A investigação suspeita que esses remédios podem estar sendo desviados de hospitais públicos. Outros seriam fruto de roubo de cargas dos laboratórios fabricantes. Entre os itens apreendidos estavam remédios que têm venda proibida no País, como Pramil e Digram, que tratam a disfunção erétil e são fabricados no Paraguai. Remédios para gripe, dor, antibióticos, anticoncepcionais e outros de uso específico para hospitais também foram recolhidos.
Os quatro presos podem ser indiciados por tráfico de drogas, que tem pena de 5 a 15 anos de prisão; e  posse de medicamentos controlados sem a devida documentação legal ou em desacordo com ela, crime punido com pena de reclusão de 10 a 15 anos. Tudo o que foi apreendido pela PF será encaminhado para a Apevisa. Os estabelecimentos podem ser multados e o valor da punição varia de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão.



Fonte: http://g1.globo.com/pernambuco

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Educação seleciona profissionais para o Programa Brasil Alfabetizado



A Prefeitura de Olinda está selecionando profissionais para trabalhar como alfabetizadores e coordenadores no Programa Brasil Alfabetizado – Brigada Paulo Freire. As inscrições para Seleção Simplificada Nº 02/2014 acontecem nos dias 30 de maio e 02 de junho, e devem ser realizadas exclusivamente na Secretaria da Fazenda e da Administração, situada na Av. Santos Dumont, 177, Varadouro, Olinda-PE, no horário das 14h30 às 16h30. No ato, é preciso levar currículo comprovado, cópia de comprovante de escolaridade, residência, CPF e RG.

O edital e outras informações da seleção estão disponíveis em www.olinda.pe.gov.br/selecao022014.

São disponibilizadas no total 45 vagas; 40 para alfabetizadores, sendo 30 delas para contratação imediata, e 5 para coordenadores, estas destinadas para formação de cadastro de reserva. Os requisitos para a vaga de alfabetizador é ser professor da rede pública ou particular de ensino e ter ensino médio completo. Já para coordenador, é preciso também possuir formação de nível superior em educação, já concluída ou em curso, ou formação superior em qualquer outro curso de graduação e ter experiência anterior comprovada na área de educação. Cada candidato só poderá se inscrever para um única função. A bolsa varia de R$ 400,00 a R$ 800,00 dependendo da função escolhida, da quantidade e do tipo de turmas.

O Programa Brasil Alfabetizado visa alfabetizar jovens a partir de 15 anos, adultos ou idosos que ainda não tiveram a oportunidade de aprender a ler e escrever, sendo uma forma de acesso à cidadania ao despertar o interesse pela elevação da escolaridade. Em Olinda, os cursos de alfabetização terão a duração de 8 meses, com no mínimo 320 horas-aula, sendo 10 (dez) horas semanais.

Serviço:

Seleção Pública Simplificada para contratações no Programa Brasil Alfabetizado
Edital e inscrições: www.olinda.pe.gov.br/selecao022014
Outras informações: cospsolinda@gmail.com

Calendário:

Publicação do edital:  27/05/2014
Inscrições: 30/05/2014 e 02/06/2014
Realização da prova de redação:         (*) 03/06/2014
Resultado preliminar das redações e avaliações curriculares: 06/06/2014
Prazo para interposição de recurso:       09 e 10/06/2014
Resultado Final: 16/06/2014

(*) Horário e local informado no ato de inscrição

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Unidade de Saúde da Família (USF) de Ouro Preto será reformada e ampliada


Assinatura de Ordem de Serviço para reforma e ampliação da Unidade de Saúde da Família de Ouro Preto. 
Foto: Luiz Fabiano/Pref.Olinda

Na manhã de ontem, o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, assinou ordem de serviço para a reforma da Unidade de Saúde da Família (USF) de Ouro Preto. A solenidade contou com a presença da secretária de Saúde Tereza Miranda, do vereador Fernando MJ (PCdoB), funcionários e da população da comunidade.

A Prefeitura está fazendo uma série de reformas em diversas unidades de saúde da cidade. Só esta semana, já foram assinadas duas ordens de serviço e ainda serão assinadas mais quatro. As melhorias da USF de Ouro Preto envolvem a parte hidráulica, elétrica e a pintura das unidades.

“Nessa semana, estamos de uma forma mais intensiva, trabalhando na reforma e ampliação de algumas unidades. Nós temos hoje, cerca de onze unidades que estão em reforma e ampliação. As que estamos assinando nessa semana as ordens de serviço, são Vila Manchete, que foi assinada ontem, Ouro Preto, assinada hoje, Vila Popular, amanhã, depois Sapucaia e na sexta-feira, Águas Compridas. As unidades que já passam por reforma e ampliação, são Varadouro, a unidade de Base Rural, Bultrins, Beira Mangue, Conquista e Jardim Fragoso”, afirma a secretária de Saúde de Olinda, Tereza Miranda.

O prefeito Renildo Calheiros falou sobre a importância da reforma e ampliação das unidades da rede. “Essa área é a mais sensível de qualquer governo, porque é a área mais demandada. É aquela, a qual toda a população procura. A saúde não é fácil. O Brasil tem tomado algumas medidas corajosas. É uma das poucas nações do mundo, que tem tido a coragem de enfrentar o problema da saúde pública, como ele deve ser enfrentado”, disse.

terça-feira, 27 de maio de 2014

Fiscalização sanitária interdita Supermercado Atacadão em Olinda

Frutas estavam armazenadas em local com a presença de baratas.
Foto: Secretaria de Saúde de Olinda.


Uma ação conjunta envolvendo a Vigilância Sanitária de Olinda, Ministério Público,  Procon Estadual e Municipal, bem como Polícia Civil, interditou na manhã desta terça-feira (27) o Supermercado Atacadão, situado na Avenida Pan-Nordestina (PE-15), em Olinda. O estabelecimento foi fechado devido à irregularidades encontradas na área hortifruti, que apresentava vetores (baratas).

Também foram inutilizadas 16 bandejas de iogurte por refrigeração inadequada do alimento. Com relação ao prazo de reabertura do estabelecimento e multa, só vai depender do cumprimento das exigências solicitadas pela vigilância e avaliação do setor jurídico da Vigilância Sanitária de Olinda, respectivamente.

De acordo com o gerente da Vigilância Sanitária, Eduardo Melo, o estabelecimento ficará interditado até que as irregularidades sejam sanadas. ”Foram encontrados indícios da presença de vetores e assim que for feita a dedetização, o representante do estabelecimento pode solicitar a reabertura” alertou.

Essa é a segunda vez que o estabelecimento é fechado temporariamente, devido ao descumprimento de normas sanitárias. A primeira ocorreu em 2011.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Programa de Resistência às Drogas e à Violência forma turma em Olinda

O programa oferece atividades educacionais em sala de aula, que visam a prevenção do uso de drogas e a violência entre as crianças e adolescentes.
Foto: Secretaria de Educação de Olinda

Nesta terça-feira (27), o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) formará cerca de 100 alunos da Escola Ministro Marcos Freire, no Alto do Sol Nascente. A cerimônia acontecerá na Granja João e Maria, que fica localizada ao lado da escola, às 14h.

O Proerd é promovido pela Polícia Militar de Pernambuco e tem como objetivo prevenir o uso de drogas entre crianças em idade escolar.

O programa oferece atividades educacionais em sala de aula, que visam a prevenção do uso de drogas e a violência entre as crianças e adolescentes. Além disso, auxilia os estudantes a reconhecerem e resistirem às pressões, diretas ou indiretas, que podem influenciá-los a experimentar álcool, cigarro, maconha e outras drogas, ou mesmo se envolverem em atividades violentas.

A cerimônia contará com a presença de autoridades, professores e familiares dos formandos. Esta é a primeira turma que conclui o curso em Olinda neste ano.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Nova leva de ingressos para a Copa estará disponível a partir de 1º de junho




Uma boa notícia para os torcedores que não conseguiram entradas para a Copa do Mundo foi divulgada nesta sexta-feira. O Secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, confirmou que uma nova leva de ingressos estará disponível a partir de 1º de junho, inclusive para partidas da Seleção Brasileira.

Valcke confirmou a disponibilidade dos novos bilhetes em uma mesa-redonda com jornalistas, no Rio de Janeiro. Assim como nas fases anteriores, os ingressos serão vendidos por meio do site oficial da Fifa, www.fifa.com.

"Com os estádios que tiveram cadeiras instaladas depois, tivemos que reservar 7% da carga para evitarmos imprevistos. Estamos mapeando esses estádios para saber quais ingressos podemos vender", detalhou o diretor de Marketing da Fifa, Thierry Weil, em referência ao Beira-Rio, ao Itaquerão, e às arenas Pantanal e da Baixada.

Os jogos disponíveis e os números da nova carga ainda não foram divulgados pela entidade. Weil prometeu, contudo, que haverá bilhetes para partidas muito procuradas. "Teremos ingresso para jogos do Brasil", limitou-se a dizer

Balanço

Segundo a Fifa, 2,75 milhões de ingressos para a Copa do Mundo de 2014 já foram vendidos. Desse total, cerca de 570 mil  foram retirados pelos torcedores e outros 535 mil ingressos foram enviados por correio.



Fonte: http://www.diariodepernambuco.com.br/