Páginas

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Convênio amplia tratamento domiciliar aos pacientes em Olinda

Tereza Miranda e Anchieta Lima conversaram sobre a parceria. Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

A secretária de Saúde de Olinda, Tereza Miranda, recebeu na manhã do dia 13, a visita do coordenador da Unidade dos Cuidados Paliativos do Hospital Oswaldo Cruz, Anchieta Lima. O objetivo do encontro, que aconteceu na sede da Secretaria, situada na rua do Sol,  no Carmo, foi para formalizar uma parceria no intuito de cuidar, em domicílio,  dos pacientes fora de cura, que estiveram internados na unidade de saúde.

Agora, juntamente com a equipe do Serviço de Atendimento Domiciliar da Secretaria, os profissionais dessa coordenação poderão continuar essas visitas domiciliares, já realizadas, por ambas instituições.

A secretária Tereza Miranda, destacou a importância da parceria. “Vamos informar aos agentes de saúde sobre a parceria para acompanhamento evolutivo juntamente com a equipe do Oswaldo Cruz”, comemorou.

Para Anchieta Lima, a visita estreita cada vez mais esse trabalho já desenvolvido pela equipe do Oswaldo Cruz na cidade. “É importante essa troca de informações com a Saúde de Olinda, assim poderemos melhorar a qualidade do atendimento e acompanhar mais de perto o paciente”, disse, acrescentando que esse trabalho só é possível com a participação de um cuidador da família do paciente.

domingo, 29 de junho de 2014

Ficha Suja: 6,6 mil ameaçados de não disputar eleições 2014



O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Antonio Dias Toffoli, recebeu na última terça-feira (24), uma lista com 6,6 mil nomes de gestores públicos que tiveram contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A lista foi entregue pelo presidente do TCU, ministro Augusto Nardes, destacando que as irregularidades apontadas podem levar à inelegibilidade.

A lista não é declaração de inelegibilidade mas, segundo Nardes, tem sido usada como principal recurso para os tribunais eleitorais negarem o registro de candidatos, com base na Lei da Ficha Limpa.

“Além do fato de ficar oito anos fora das eleições, eles têm [de pagar] as multas que nós temos aplicado. Há casos de gestores que têm que assumir a responsabilidade com seu patrimônio pessoal, além de funcionários públicos que são demitidos, como há centenas de casos recentes”, disse o ministro.

As pessoas que constam da lista podem sofrer impugnação de eventuais candidaturas por iniciativa do juiz eleitoral, ou solicitadas por partidos políticos, Ministério Público Eleitoral, coligações ou candidatos.

Entre os citados na relação do tribunal estão funcionários públicos que ocupam cargos de menor responsabilidade, até ministros e governadores. Eles poderão ter os nomes excluídos da lista caso consigam decisão judicial ou liminar nesse sentido. A impugnação das candidaturas depende, em última instância, da Justiça Eleitoral.

A unidade federativa com mais nomes listados é o Distrito Federal, que tem 729 gestores apontados como responsáveis por contas irregulares. Em seguida está o Maranhão, com 513 nomes e São Paulo, com 485. Roraima é o estado com menos gestores apontados na lista, com 97 nomes.

Os relacionados na lista do TCU cometeram as chamadas irregularidades insanáveis nos últimos oito anos, e tiveram negados todos os recursos possíveis no âmbito do Tribunal de Contas da União. O pagamento do débito ou da multa imposta como punição pelo TCU não implica retirada do nome do gestor da lista.

É dever dos tribunais de contas encaminharem as listas até o dia 5 de julho do ano eleitoral à Justiça Eleitoral. Os tribunais nos estados também estão fazendo isso e têm recebido orientação do TCU para disponibilizarem os nomes dos gestores citados na internet. Liberada para o público, a relação será constantemente atualizada até fim do ano. Dessa forma, pessoas citadas que conseguirem liminares na Justiça podem ter os nomes retirados e outras, cujos recursos forem se esgotando, poderão ser acrescidas.




Fonte: Agência Brasil

sábado, 28 de junho de 2014

Brasil e Chile duelam no Mineirão por uma vaga nas quartas de final da Copa

Felipão precisará trabalhar o lado psicológico dos jogadores para a partida
Foto: Jefferson Botega / Agencia RBS

Há o discurso oficial e o do vestiário. O oficial é de que ninguém se importa com provocações. Melhor deixar os cartolas responderem. O negócio é respeitar os adversário, que é bom e se movimenta muito e tem ótimo técnico e exibe craques europeus e por aí vai.

Mas uma vírgula traiu Thiago Silva, e nesta vírgula se desnudou o ambiente tenso no qual será possível cortar o ar em fatias no Mineirão, quando Brasil e Chile entrarem em campo para decidir quem passa às quartas da Copa.

Eraldo Leite, da Rádio Globo, quis saber do capitão sobre a entrevista de Alexis Sanchez acerca da arbitragem. Ouvi o que disse o jogador do Barcelona, na véspera.

Um resumo: o Chile veio para "fazer história" e teme "a arbitragem localista". Anote esta expressão — "fazer história". Thiago disse que não considerava aquilo uma provocação, e sim a confiança de um jogador em seu time. Assim como ele acreditava na Seleção:

— Não estou aqui para responder ninguém...

Então surgiu a vírgula traiçoeira:

— Mas se ele vem para fazer história, eu também vim. A gente tem respeito pelo adversário. Se eles (os chilenos) têm ou não, aí não me cabe falar.

Só que em nenhum momento alguém forneceu esta informação a Thiago, de que Alexis prometera ''fazer história''. A pergunta era sobre a polêmica do apito. Ponto. Lá pelas tantas, ele jurou não acompanhar a cobertura da imprensa, para não perder o foco. Como, então, saber que Sanchez prometera fazer história em cima do Brasil, se a entrevista passou na TV?

Simples: por que ele a ouviu. Atentamente. E também a de Valdívia e do presidente da federação chilena, Sergio Jadue. Os brasileiros estão mordidos não pelas insinuações de favorecimento da arbitragem, cujo argumento é a escolha de Howard Webb. O inglês apitou a final entre Holanda e Espanha em 2010 e dirigiu o jogo no qual o Brasil venceu o Chile por 3 a 0 na África do Sul, também nas oitavas.

— É um desrespeito com os nossos jogadores e com o povo brasileiro. Este expediente de condicionar a arbitragem é velho. Futebol se decide no campo — vociferou a CBF em comunicado oficial, na voz do diretor de comunicação Rodrigo Paiva, quando um jornalista chileno pediu réplica de Felipão para as acusações dos jogadores de seu país.

Felipão e Thiago observaram Paiva sem alterar a fisionomia. Não é a arbitragem o que os irrita, mas a provação de fazer história em cima da desgraça alheia. Na campanha do bi em 1962, a Seleção tirou dos chilenos o direito de disputar uma final em casa, ao vencê-los por 4 a 2 (Garrincha e Vavá, duas vezes cada).

Lá se vão 52 anos, e agora o Chile tem a chance de dar o troco. Você tem alguma dúvida de que será um jogo catimbado, nervoso, de provocações sul-americanas? Felipão, mas que dúvida, incendiará o seu vestiário com as insinuações e alfinetadas chilenas, para além das questões táticas destinadas a vergar o time de Jorge Sampaoli.

Trata-se, agora, de matar ou morrer.

E de como ficar na história.

Os caminhos do Brasil

— Com dores nas costas, David Luiz participou da primeira parte do treino fechado de sexta-feira no Sesc Venda Nova (tático e cobrança de pênaltis), mas foi poupado do rachão, aberto à imprensa. Deve jogar.

— Fernandinho começa. Maicon, no lugar de Daniel Alves, é possibilidade. Ramires em vez de Hulk fica para o segundo tempo. Estes Felipão não confirmou. Só deixou pistas.

— O Brasil teme o lado esquerdo de ataque chileno, com o lateral Mena e o ex-gremista Vargas. Por isso a ideia de Maicon em vez de Daniel Alves. Maicon, de mais força defensiva, bateria com o ótimo Mena, deixando Thiago Silva na cola de Vargas.

— Do outro lado, Marcelo e David Luiz reproduzirão este balanço com Isla e Sanchez. Dependendo de onde vier a artilharia, um zagueiro tem de centralizar, vigiando o miolo da área.

— A marcação de Fernandinho e Luiz Gustavo a Vidal e Aránguiz será de perto.

— A linha de três atrás de Fred (Oscar, Hulk e Neymar) terá de contribuir no primeiro combate aos três zagueiros chilenos.

— Parece balão, mas não é. Thiago Silva e David Luiz farão ligação direta para quem estiver aberto no flanco.

— Na final da Copa das Confederações, a ligação direta ajudou a descompactar as linhas espanholas. O Chile também atua com os setores bem próximos.

— Além da bola aérea por conta da baixa estatura chilena (Felipão elogiou Paulo César Tatu, que com 1m70cm fazia gols pelo Caxias nos anos 70, para jurar que dá para ser baixo e bom pelo alto), o Brasil tem uma jogada ensaiada. Neymar acha Thiago Silva na trave direita. Este cabeceia para o meio da área, buscando quem vem de trás.

COPA DO MUNDO, OITAVAS DE FINAL, 28/06/2014

BRASIL

Julio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Fernandinho, Oscar, Neymar e Hulk; Fred.
Técnico: Luiz Felipe Scolari

CHILE

Bravo; Francisco Silva, Medel e Jara; Isla, Marcelo Díaz, Aránguiz, Vidal e Mena; Vargas e Sanchez.
Técnico: Jorge Sampaoli
Arbitragem: Howard Webb, auxiliado por Michael Mullarkey e Darren Cann

Local: Mineirão, Belo Horizonte, às 13h




Fonte: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Outdoors denunciam o caos em Olinda



Na última terça-feira (24), feriado dedicado a São João, Olinda amanheceu com 11 outdoors, colocados em diversos pontos da cidade, denunciando o caos provocado pela administração do prefeito Renildo Calheiros. As peças mostram obras inacabadas e abandonadas na cidade e que foram motivos de denúncias aos Ministérios Públicos Federal e Estadual, feitas pelo vereador Arlindo Siqueira (PSL).

Os outdoors, mandadas produzir pelo próprio vereador Arlindo Siqueira, trazem as fotos das principais obras inacabadas e, ao lado, de forma destacada, a frase: “Basta! O povo merece respeito.”

quinta-feira, 26 de junho de 2014

EM OLINDA, TUDO ALAGADO

Foto: Jota Neto

As chuvas que vêm caindo desde a madrugada desta quinta-feira (26), foram suficientes para alagar diversos bairros de Olinda. Neste momento, toda a extensão da Avenida Presidente Kennedy, do Giradouro da Avenida Pan Nordestina (Vila Popular) até a entrada do bairro de Águas Compridas, está alagada. Inúmeros trechos da via com trânsito lento.

O grande volume de água deixa dois trechos da rodovia PE-15 com trânsito lento e carros parados: na entrada da Cidade Tabajara e próximo à Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (Facho), em Ouro Preto. A Avenida Pedro Álvares Cabral, de jardim atlântico até Jardim Fragoso, completamente alagada.

A previsão da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), divulgada ontem (25), através do boletim hidrometeorológico, é de chuvas intensas no dia de hoje (26). Nas últimas 24 horas a pluviometria registrada já ultrapassa os 70 milímetros, o que equivale a 25% do esperado para todo este mês de junho.



Fonte: http://www.olindahoje.com.br/

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Copinha de robôs



Amanhã (26), os estudantes do Colégio Santa Emília com idades entre oito e 14 anos participam da 1ª Copinha de Robótica. O torneio faz parte do encerramento do primeiro semestre da Escolinha de Robótica e visa contribuir para a formação das crianças, jovens e adultos, desenvolvendo competências que propiciem a criatividade, a inovação e o desenvolvimento tecnológico dos participantes.

O evento acontece na quadra da Unidade 2, em Olinda, às 9h. A entrada é gratuita. Uma das estratégias apresentadas na competição é a de que os robôs terão que simular uma partida de futebol, levando a bola para o gol adversário.  As equipes vencedoras serão premiadas com um troféu e os participantes receberão medalhas.

Participações - A equipe de Robótica do Colégio Santa Emília já conquistou diversos títulos na área. No ano passado, os alunos que integram o grupo de robótica do Colégio, chamado Positronics, consagrou-se bicampeã na principal categoria – Resgate – nível médio, durante a etapa final da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR 2013), que ocorreu na Universidade de Fortaleza, na capital do Ceará. Com isso, os alunos garantiram uma vaga na RoboCup Junior Mundial 2014, realizada, desta vez, no Brasil, na cidade de João Pessoa. No ano passado, o mundial aconteceu na Holanda.

terça-feira, 24 de junho de 2014

Copa traz turistas a Recife e Olinda e comunicação é feita no 'improviso'

Tradutores encontraram equívocos em placas de Olinda (Foto: Vitor Tavares / G1)


Em tempo de Copa do Mundo, basta ir aos principais pontos turísticos do Grande Recife para encontrar turistas, brasileiros ou estrangeiros. Para os “gringos”, visitar um país com uma língua totalmente diferente pode resultar em certas limitações de comunicação. Placas que às vezes não traduzem corretamente uma indicação turística ou pessoas que trabalham em atendimento sem domínio de idiomas como inglês e espanhol são algumas das dificuldades encontradas.

Em Olinda, um projeto de sinalização turística instalou 44 placas em ruas do Sítio Histórico, indicando rotas a pé para visitação dos principais pontos da cidade. De acordo com a Secretaria de Turismo de Pernambuco, na última semana, algumas placas que continham erros grosseiros de tradução e até de digitação foram retiradas para serem consertadas. Entretanto, alguns equívocos ainda podem ser vistos na sinalização encontrada, como no caso da tradução de "Quatro Cantos" ("Four Corners", em inglês, ou "Cuatro Esquinas", em espanhol).

Placa traduz 'Quatro Cantos' ao pé da letra, como 'Four
Corners' ou 'Cuatro Esquinas' (Foto: Vitor Tavares / G1)


Para tradutores das duas línguas, por se tratar de um local, nome próprio, “Quatro Cantos” não deveria ser traduzido ao pé da letra. “É como se a gente fosse traduzir ‘Boa Viagem’ [praia da Zona Sul do Recife] por ‘Good Trip’. Quando existe uma internacionalização do nome em outra língua, como no caso de New York virar Nova Iorque em português, há essa tradução. Mas quando não, não se traduz. Poderia haver até uma explicação sobre o que são os ‘Quatro Cantos’ no local, mas não numa tradução literal do lugar”, destacou a tradutora e professora de inglês da Associação Brasil América (ABA), Cecília Lemos.

A opinião também é compartilhada pelo tradutor e professor de espanhol do Instituto Cervantes, o boliviano Jorge Daniel. Em Olinda, o tradicional restaurante Sobrado Mourisco foi traduzido como “Moorish House” ou “Casa con Balcón Morisco” ou ainda “Casa de Balcón Morisco”, dependendo da placa encontrada. “Em alguns tipos de tradução, a gente perde uma carga histórica ao tentar traduzir um termo. Há expressões que já têm um significado naquele lugar“, comentou o tradutor.

Professores defendem 'estudo histórico' para poder traduzir placas corretamente (Foto: Vitor Tavares / G1)


Em alguns casos, também é preciso um estudo histórico sobre a cultura dos países que falam a língua a receber a tradução. Por exemplo, a Catedral de São Salvador do Mundo é traduzida para “Our Lord The Savior Of the World Cathedral”. Para a professora de inglês, por essa tradução não representar uma igreja de fato em países de língua inglesa, o mais adequado seria "São Salvador do Mundo Cathedral".

Em casos como “Museu de Arte Sacra”, como há uma explicação do tipo de museu, o correto seria mesmo “Museu de Arte Sacra” ou “Museum of Sacred Art”, como indicam as placas olindenses. “Para saber ao certo como será traduzido, é preciso conhecer a fundo a cultura dos países, além do domínio da língua.  Muitas vezes você perde muito, ao ir ao pé da letra”, destacou Jorge.

Amigos da Costa Rica aproveitam estadia no Recife
(Foto: Vitor Tavares / G1)


Improviso no portunhol

Na língua falada, algumas dificuldades também são encontradas. Não é difícil ver guias turísticos ou vendedores tentando improvisar um “portunhol”. O espanhol Pedro Catron disse que brasileiros muitas vezes pensam que estão falando espanhol, mas, na verdade, não estão. “As pessoas são amigáveis, o que facilita o entendimento”, contou.

No Marco Zero do Recife, a vendedora de passeios turísticos Tatiana Trindade não fala nenhuma palavra em outro idioma e disse que o aumento no número de estrangeiros na cidade exige um jogo de cintura ainda maior. “Eu mostro o dinheiro, aponto o caminho que o barco vai fazer, para ver se eles entendem. Quando falam espanhol, até dá para desenrolar, mas quando é inglês fica difícil. Se não entenderem, deixo ir embora porque não tenho o que fazer”, comentou.

Os turistas, em sua maioria latinos, estão movimentando todo o Bairro do Recife. Além da Fan Fest, no Cais da Alfandêga, pontos turísticos como a Rua do Bom Jesus e Praça do Arsenal atraem os estrangeiros para o local. Costarriquenhos podiam ser encontrados em grande quantidade, por conta da partida contra a Itália, na sexta (20), na Arena Pernambuco. “Estamos aproveitando nossa estada aqui, conhecendo a cultura do Brasil, tudo bem divertido”, disse Juan Duran.

Amigas do México tiram foto na parte histórica do Recife
(Foto: Vitor Tavares / G1)


No momento de negociar um passeio, um grupo de americanos se esforçava para comprar uma volta de catamarã pelo Rio Capibaribe. “Aprendi algumas palavras em português, como ‘obrigado’, ‘quanto custa’ para conseguir fazer algumas coisas na cidade”, destacou Oliver Terson, que está no Brasil há uma semana, passeando por diversos estados e praias do Nordeste. Um grupo de garotas mexicanas também tentava se esforçar para pedir para que alguém tirasse uma fotografia delas. “Muitas pessoas não entendem, mas sempre alguém compreende”, destacou Mariza Vargas.

Segundo o professor Jorge Daniel, muitos latinos também pensam que sabem falar português, mas na verdade não conhecem nada do idioma. "Quando vamos ao Brasil, pensamos que em três meses vamos saber tudo, mas, ao passar do tempo, você nota como é complicado ser falante do português", disse. Ele destacou que a tentativa de se comunicar é válida, mesmo de forma precária, mas que isso não pode acontecer em ambientes profissionais. "Às vezes pessoas que viajaram para fora são contratadas para atuar como tradutoras, mas não fazem o trabalho de forma certa. Acho um desrespeito", disse.

Tatiana diz que perde o freguês caso não consiga falar a língua (Foto: Vitor Tavares / G1)




Fonte: http://g1.globo.com/pernambuco