Páginas

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Operação prende envolvidos com tráfico e homicídios em Olinda


Com o objetivo de desarticular grupos envolvidos com tráfico de drogas e armas e homicídios, a Polícia Civil desencadeou uma operação no bairro de Peixinhos, em Olinda, Grande Recife, na manhã desta quarta-feira (10). São 26 mandados de prisão preventiva e 19 mandados de busca e apreensão domiciliar, que foram expedidos pela juíza da 3ª Vara Criminal da Comarca de Olinda.

O balanço parcial da ação policial, divulgado ainda pela manhã, aponta que 24 mandados foram cumpridos até o momento. Nove pessoas já estavam presas, 15 foram detidas durante ação, chamada Operação Garoa, e dois suspeitos estão foragidos. "Todos eram da mesma quadrilha e atuavam principalmente no bairro de Peixinhos, em Olinda. O grupo é responsável por dois homicídios na região, além de tráfico de droga e armas", aponta o delegado Luiz Andrey, que comanda a operação.

A polícia ainda apreendeu duas armas, três motos, dinheiro, munição, uma balança de precisão e drogas como maconha, crack e cocaína. Durante a investigação outras três armas foram recolhidas pela equipe policial. "A operação foi encerrada, mas ainda não temos a quantidade exata da droga. Pode ser que a gente consiga fazer mais apreensões hoje ainda, de armas também", explica o delegado.

Áreas próximas do bairro de Peixinhos também são alvo da operação. Estão nas ruas 180 policiais, sendo 130 civis e 50 militares, além de uma equipe do Corpo de Bombeiros. Segundo a Polícia Civil, as investigações começaram há cinco meses e foram feitas pela Delegacia da 25ª Circunscrição em Peixinhos, com apoio da 7ª Delegacia Seccional de Olinda, Diretoria de Inteligência da Polícia Civil (Dintel) e do Centro Integrado de Inteligência de Defesa Social (CIIDS).

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Festival MIMO realiza oficinas educativas no Centro de Educação Musical de Olinda


Além de grandes concertos e filmes gratuitamente exibidos aos que marcarem presença durante os 4 dias de evento, o Festival MIMO ofereceu uma extensa programação educativa, com workshops, palestras e oficinas. O Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO) recebeu durante o festival A Oficina de Educação Musical Sodade Brasilis, com o músico e professor Sérgio Álvares; e os workshops “O Sincretismo na Música da Jamaica”, com o cantor jamaicano Winston McAnuff e o acordeonista francês Fixi e “A Tradição Musical dos Griots na África Ocidental”, com o músico de Mali, Bassekou Kouyate.

Realizada na última sexta-feira (05), a Oficina Sodade Brasilis foi realizada para professores da Rede Municipal de Ensino de Olinda e ministrada pelo professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em Educação Musical pela University of Miami, Sérgio Álvares. O objetivo do curso é reciclar e aperfeiçoar esses profissionais. O conteúdo propôs uma abordagem abrangente sobre o conceito de musicalidade através de aspectos interpretativos, criativos e crítico-histórico-sociais da música.

“A profissão de educador é uma das mais nobres. Lidar com a música é lidar com a emoção, a música existe porque todas as outras disciplinas não são suficientes para a nossa existência. A música valida e sublima a nossa existência. Muitas vezes, nossa profissão é confundida com entretenimento, como uma limitação artística, mas na verdade a música tem a chave para abrir portas e janelas do conhecimento. É uma vivência incomparável. A formação faz parte do cotidiano. O professor se renova a cada aula, estudo e apresentação. Eu quero ser o meu melhor aluno porque o professor ensina aquilo que aprende”, declarou o músico e educador Sérgio Álvares.

No sábado (06), as ações foram ministradas por artistas que se apresentaram no próprio festival nesse ano. Em sua oficina, Winston McAnuff e Fixi falaram sobre as raízes culturais e religiosas do reggae e suas fusões com outras tradições culturais. Já Bassekou Kouyate falou sobre a tradição musical da África Ocidental, dando destaque ao papel dos griots, presentes em diferentes etnias africanas.

“Acho a iniciativa da oficina válida por nos faz repensar a nossa própria prática em sala de aula. Tudo o que foi abordado de forma clara foi pertinente me fazendo pensar sobre o que tenho realizado como um educador”, explicar Rogério Acioli , professor de flauta transversal do CEMO.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Comissão Eleitoral Central de Olinda recebe documentação das chapas candidatas à gestão das escolas

Quarenta e nove escolas da rede municipal participam do processo para a eleição de seus gestores.
Foto: Luiz Fabiano/Pref.Olinda

O processo de eleição para novos gestores, nas escolas, continua. Durante todo o dia de ontem (8), a Comissões Eleitorais Central recebeu a documentação das chapas inscritas, compostas por candidatos à direção e seus respectivos vices, de suas respectivas comissões eleitorais escolares. A Comissão Eleitoral Central analisará as inscrições com base nos requisitos estabelecidos no Decreto nº276, de 13 de outubro de 2011 e suas alterações.

Nas últimas segunda (1) e terça-feira (2), os membros das comissões eleitorais escolares participaram de uma formação, durante os períodos da manhã e da tarde, no auditório da escola Monsenhor Fabrício. Lá, eles receberam orientações sobre todo processo eleitoral. Também, participaram de oficinas que simularam o dia das eleições, previsto para o mês de dezembro.

“Os procedimentos iniciais das eleições dos gestores transcorreram com normalidade, nas escolas. As comissões eleitorais escolares fizeram a primeira etapa com tranquilidade. Agora, nós faremos a análise de toda a documentação que nos foram entregues para a identificar as candidaturas que estão aptas a concorrer”, explica o presidente da Comissão Eleitoral Central, Manoel Gomes Barbosa.

“Os dois dias de formação para os membros das comissões eleitorais escolares foram momentos de esclarecimento de todo o processo eleitoral para que cada comissão possa exercer a coordenação desta ação de forma tranquila e sem sobressaltos. Cada comissão já recebeu as inscrições das chapas candidatadas, em cada escola. A Comissão Eleitoral Central está recebendo, hoje, as inscrições realizadas em cada escola. Diante dos encaminhamentos, estamos satisfeitos com o decorrer do processo”, diz a chefe do Departamento de Gestão Escolar, Lyza Gennifer Moreira.

Na próxima quinta-feira (11) haverá a publicação de todas as chapas inscritas.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Oficina de reciclagem foi ministrada pela Prefeitura de Olinda em evento de empresa de transportes


No período de 01 a 05 de setembro, a Cidade Alta Transportes realizou a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Meio Ambiente. Através da Secretaria de Meio Ambiente, a Prefeitura de Olinda esteve presente, apresentando suas ações, conversando e mostrando como reciclar o papel, através de oficina de papel reciclado, e também como reaproveitar resíduos fazendo arte.

O evento acontece anualmente e visa conscientizar os funcionários sobre a questão de segurança no trabalho e a preservação do meio ambiente. Durante toda a semana, os funcionários contaram com uma programação especial e, em seus horários de intervalo, participaram de sessões de massoterapia,  assistem palestras com temas como: segurança no trabalho, alimentação saudável, destinação dos resíduos, programa ambiental do transporte, entre outras. Visitaram também estandes com cabeleireiros, maquiagem, aferição de pressão e glicose, além de oficina de papel reciclado.Para os coordenadores do evento, é muito importante nessa ocasião poder contar com a participação de um órgão municipal, visto que todos os funcionários da empresa convivem e prestam serviços para a população e a cidade.

“Essas ações aproximam o poder público da população. Temos um grande prazer em participar e um amplo trabalho pela frente então quanto mais pudermos dialogar, com todas as classes de trabalhadores, vamos alcançando uma consciência ambiental que vai intervir diretamente  no futuro da nossa cidade”, declarou o secretário de Meio Ambiente, Roberval Veras.

domingo, 7 de setembro de 2014

Olinda é pioneira em matricular conselheiros escolares em curso específico de formação


Quarenta conselheiros escolares da rede municipal de ensino de Olinda estão matriculados na primeira entrada, deste semestre, do curso fornecido pelo Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. A ação, realizada pela Secretaria Nacional de Educação Básica, propõe uma formação específica para representantes de alunos, professores, pais, comunidade e funcionários que, juntos, contribuem para uma gestão participativa das escolas. O curso foi montado em uma plataforma online que oferece uma carga horária de 40h, distribuídas entre encontros presenciais e atividades à distância. O primeiro encontro presencial da rede aconteceu na quarta-feira (03), no Núcleo de Tecnologia e Informática (NTECI) da Secretaria de Educação do município, situado na rua 15 de novembro. Além do espaço, o Núcleo, também, disponibiliza o acesso ao ambiente virtual para os cursistas.

Olinda é pioneira na mobilização da formação de turmas dos conselheiros escolares no curso, estando entre as duas primeiras turmas de participantes formadas em Pernambuco. O programa já trabalha com a cartilha dos conselheiros que servirá como base do curso online. Entre os temas trabalhados estão a democratização da escola, as funções do conselho escolar e a qualidade da educação pública. “Os conselhos escolares são fundamentais para o fortalecimento do nosso trabalho. É mais uma maneira de mantermos esse trabalho de equipe ouvindo a comunidade e discutindo formas de avançarmos nas gestões das escolas. Então, esse curso online é muito bem vindo e só vem a acrescentar à nossa proposta de uma escola para todos”, afirma a secretária de Educação de Olinda, Márcia Souto.

O curso está disponível no endereço conselhoescolar.virtual.ufc.br/conselheiro e as aulas irão até o dia 26 de outubro. “É com grande satisfação que estamos sendo pioneiros desta ação no estado de Pernambuco. A oferta deste curso para conselheiros irá fortalecer a atuação dos colegiados e a gestão participativa em nossas escolas. Esta ação é uma conquista de toda comunidade escolar dos quarenta cursistas que se mobilizaram para garantir a formação desta primeira turma”, diz a chefe do departamento de Gestão Escolar de Olinda e coordenadora executiva do programa no estado, Lyza Gennifer.

Até o dia 10 de setembro, estarão abertas as matrículas para a segunda turma do semestre cujas aulas iniciarão no mês de outubro. Estão previstas a participação de 20 municípios, no estado.

Coordenadoria LGBT de Olinda organiza seminário para combater a homofobia institucional

Com o intuito de discutir os problemas enfrentados pelo público LGBT ( Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), em especial a homofobia no ambiente de trabalho, a Prefeitura de Olinda realizou hoje (05), no auditório da Secretaria de Educação, o Seminário Olinda Sem Homofobia. Membros de todas as secretarias do município foram convidados a participar do evento, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social. Cidadania e Direitos Humanos (SDSCDH), que também contou com apresentações culturais sobre a temática.

Para o coordenador da Coordenadoria LGBT de Olinda,  que faz parte Secretaria Executiva da Mulher e dos Direitos Humanos, Alexsandro Ramos, trata-se de uma boa oportunidade para discutir esses problemas. “Nós realizamos esse seminário com o propósito de combater a homofobia institucional, porque não adianta a casa estar arrumada por fora e por dentro desarrumada. Isso quer dizer que não adianta existir toda uma discussão política em relação a população LGBT, mas ainda ocorrer a homofobia institucional. Estamos aqui também para desconstruir a sociedade hétero-normativa”, disse.

Quem quiser denunciar algum caso de discriminação, pode ligar para o Disque 100 – Disque Direitos Humanos ou ir na Cordenadoria LGBT, localizada na Av. Getúlio Vargas, Nº 536 – Bairro Novo – Olinda, pelos telefones (81) 3429.6777 | 9421.7425 ou pelo email: coordenadorlgbtolinda@ig.com.br.

Também existe o Centro Estadual de Combate à Homofobia (CECH), que fica localizado na Rua Benfica, Nº 133 – Madalena – Recife, e pode ser contatado pelo telefone (81) 3183.3182 ou pelo email cech@sedsdh.pe.gov.br.

COMBATE À DISCRIMINAÇÃO

Desde 1999, Olinda conta com uma legislação municipal que prevê penalidades a quem pratica atos de discriminação ou homofobia. Confira um trecho:

Lei 5168/1999
Art. 1º – Sofrerão penalidades de multa até cassação de seus alvarás de funcionamento, os estabelecimentos de pessoa física ou jurídica que, no território do Município de Olinda, praticarem ato de discriminação racial, de gênero, por orientação sexual, étnica, religiosa, em razão de nascimento, de idade, estado civil, de trabalho rural ou urbano, de filosofia ou convicção política, deficiência física, imunológica, sensorial ou mental, de cumprimento de pena, cor ou em razão de qualquer particularidade ou condição.

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Festival MIMO traz oficinas para estudantes e professores de música da rede municipal


O Festival MIMO chegou ao município nesta quinta-feira (4). Em uma parceria com a Prefeitura de Olinda, a programação da etapa educativa dos três primeiros dias do evento conta com a participação de professores de música e estudantes da Educação Infantil da rede municipal de ensino.

Projeto MIMO para Iniciantes

Conta com a participação de 400 crianças, durante os períodos da manhã e da tarde, da quinta e da sexta-feira (5). Oito escolas da rede municipal de ensino estão participando do projeto que está sob o comando dos componentes do Duo Milewski, o violinista Jerzy Milewski e a pianista Aleida Schweitzer, com participação do, também, violinista e bonequeiro Mr. Bruno. A atividade educativa é dedicada a crianças de 5 a 10 anos de idade e oferece concertos de caráter lúdico. O projeto é conhecido por proporcionar o primeiro contato das crianças com a música de concerto com abordagem de grandes compositores nacionais e internacionais. Após o concerto, as crianças são convidadas a produzir redações ou desenhos sobre o que acharam da vivência.

“É com grande satisfação que estabelecemos essa parceria com o MIMO. As oficinas direcionadas aos nossos estudantes e professores de Música são de grande valia para os projetos culturais que estão sendo desenvolvidos com eles, em cada escola. Nosso objetivo é continuar oferecendo formações que enriqueçam o trabalho dos nossos profissionais e contribuindo com o acesso à riqueza cultural e artística, não somente do nosso estado mas a nível internacional, à formação de nossas crianças”, explica a secretária de Educação de Olinda, Márcia Souto.

Oficina de Educação Musical Sodade Brasilis

Acontecerá no auditório do Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO), durante os períodos da manhã e da tarde, da sexta (4). Com turma formada por professores da instituição, traz o palestrante carioca Sérgio Álvares, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em Educação Musical pela University of Miami. O objetivo do curso, que conta com a participação dos professores do CEMO, é reciclar e aperfeiçoar esses profissionais, especialmente, no âmbito do Ensino Fundamental e Médio. O conteúdo a ser trabalhado propõe uma abordagem abrangente sobre o conceito de musicalidade através de aspectos interpretativos, criativos e crítico-histórico-sociais da música. As atividades estão divididas em duas partes: uma teórica e uma prática. Entre os temas da teórica, estão um histórico da Educação Musical , no Brasil e no mundo, e uma revisão das metodologias mais utilizadas a partir do século XX. Na prática, cada professor com seu instrumento comporá um grupo para a execução de um repertório, especialmente selecionado para desenvolver as potencialidades do ensino musical.

“É de suma importância os professores terem a oportunidade de compartilhar ideias numa formação onde se é possível aprender e, também, ensinar. É, ainda, mais valioso que este momento aconteça no período do MIMO, o que enriquece o município, também”, diz a diretora do CEMO, Anaide da Paz.

O CEMO recebe, ainda, mais duas oficinas para profissionais interessados da área:

O Sincretismo na Música da Jamaica – Acontecerá no sábado (6) de setembro, às 10h, no auditório do CEMO. Traz o acordeonista francês Fixi e o cantor e compositor jamaicano Winston McAnuff para falar das raízes culturais e religiosas do reggae e suas fusões com outras tradições culturais.

A Tradição Musical dos Griots na África Ocidental – Acontecerá no sábado (6), a partir das 15h, no auditório do CEMO. Traz o músico Bassekou Kouyate, natural da República do Mali e bastante respeitado pela crítica musical internacional. Ele falará sobre a tradição musical da África Ocidental, dando destaque ao papel dos griots, presentes em diferentes etnias africanas.

Uma pequena biografia profissional de alguns formadores dos cursos:

Sérgio Álvares - Mestre em Práticas Interpretativas e Composição em Jazz pela New York University, diplomado em Práticas Interpretativas e Arranjo pela Berklee College of Music e licenciado em Educação Artística pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). É professor da UFRJ, instrumentista de sopro (saxofone e flauta), compositor e arranjador. Trabalha na linha do Jazz e do Choro. Como educador musical, possui, também, experiência com Ensino Fundamental e Médio tanto aqui quanto nos Estados Unidos.

Jerzy Milewski - Polonês naturalizado brasileiro. Ele estudou na Academia de Música de Varsóvia e tocou nos teatros mais importantes da Europa, da Ásia e das Américas com a Orquestra de Câmara Nacional da Polônia. Idealizou os concertos didáticos, no Rio de Janeiro, divulgando a música em escolas, universidades, cursos livres e comunidades.

Aleida Schweitzer – Catarinense. Fundou mais de vinte corais no sul do país, onde atuou como regente. Tocou com grandes solistas como o flautista Jean-Pierre Rampal.