Páginas

domingo, 31 de agosto de 2014

Pronatec forma 250 alunos em Olinda


Na última quinta-feira (28), 250 alunos do Programa Nacional de Acesso Técnico e Emprego (Pronatec) participaram de cerimônia de encerramento dos cursos no Buffet Andrea Guerra, em Bairro Novo.

O prefeito de Olinda, Renildo Calheiros esteve presente na solenidade, parabenizou os alunos e os professores, e falou sobre novas oportunidades que surgirão com a construção de duas Escolas Técnicas na cidade. “Essa nação precisa cada vez mais, fazer um esforço para crescer, distribuindo renda, desenvolvendo as regiões, melhorando a vida do povo, dando mais oportunidades para as pessoas. Nós vamos fazer em Olinda, duas Escolas Técnicas. Uma vai ser do lado da Escola Argentino Castelo Branco, na PE-15, e a outra vai ser ao lado do Conjunto Vaticano, em Casa Caiada. E aqui, vamos formar milhares e milhares de técnicos, com nível médio. Nunca se acomodem. Sempre há mais para aprender. Sempre há mais para crescer”, disse.

Os cursos ofertados foram: Promotor de Vendas; Auxiliar Administrativo; Almoxarife; Operador de Supermercados; Depilador; Manicure; Cuidador Infantil; Cuidador de Idoso; Vendedor; Motorista de Transportes Perigosos; Motorista de Transporte Escolar e Modelista.

Humberto de Jesus, secretário de Desenvolvimento Social,  Cidadania e Direitos Humanos de Olinda, falou sobre a importância do curso. “É mais um momento importante para o povo de nossa cidade. A Prefeitura de Olinda reafirma a cidadania da nossa gente que mais precisa, no sentido de qualificar para o mercado de trabalho e se preparar para a vida”, disse.

Tatiana de Araújo, formanda da turma de depilação, se mostrou realizada com a oportunidade. “Hoje estou muito feliz, pois é mais uma etapa da minha vida que está sendo concluída. O que tenho a falar é agradecer por toda oportunidade que nos deram, com esse curso. Pretendo levar para a minha vida e beneficiar outras pessoas”, comemorou.

O Pronatec oferece qualificação técnica e profissional em Olinda desde 2012. O público-alvo são pessoas em situação de vulnerabilidade e ou risco social que estejam inscritas ou em processo de inclusão no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (Cad-Único).

A gerente Regional da Mata Norte do SENAC-PE, Guiomar Albuquerque, comemorou o sucesso do programa. “Esse é o segundo evento. No primeiro formamos quinze turmas. Tem sido um resultado de grande sucesso, principalmente pelo grande índice de empregabilidade desses jovens e adultos, no mercado de trabalho”, lembrou.

sábado, 30 de agosto de 2014

Governo fracassou na condução da economia, diz Aécio


Candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, afirmou nesta sexta-feira, 29, que o ministro Guido Mantega "não tem autoridade para questionar quem quer que seja", em resposta às críticas do ministro da Fazenda à gestão tucana na economia e ao seu principal colaborador econômico, o ex-presidente do BC Armínio Fraga.

Em agenda no início da tarde desta sexta, ao lado do governador de São Paulo e candidato à reeleição pelo PSDB, Geraldo Alckmin (PSDB), nas obras do monotrilho no bairro de Vila Prudente, Aécio criticou duramente o ministro da Fazenda, destacando que o modelo de gestão da economia do governo petista fracassou.

"É triste que, num final de governo, um ministro da Fazenda entregue um quadro extremamente perverso ao povo brasileiro, de crescimento baixo, recessão a partir de hoje e inflação saindo do controle", destacou, voltando a afirmar que, em razão deste cenário, Mantega não tem autoridade para fazer tais críticas.

O candidato tucano criticou também o desempenho do PIB brasileiro, divulgado mais cedo pelo IBGE e que mostra uma contração de 0,6% da economia do País no segundo trimestre em relação ao primeiro. "Hoje é um dia triste para o Brasil, que acaba de entrar em recessão técnica: pelo segundo trimestre consecutivo temos um PIB negativo. O governo do PT terminou antes da hora."

Na sua avaliação, o legado da gestão petista será de crescimento e investimento baixos combinados com inflação e juros altos. "Há perda crescente da confiança da economia, com impacto nos investimentos e empregos", frisou.

Nas críticas a Mantega e ao governo do PT, o senador lembrou que o ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso, ao assumir a Presidência da República, pegou uma inflação de 1.600% ao ano e a reduziu para 7%. Ele também rebateu as críticas feitas por petistas de que FHC entregou ao ex-presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva uma inflação em alta. "Se a inflação aumentou para 12% no final de 2002 foi em razão do risco Lula", ironizou o candidato do PSDB.

Para Aécio, o governo do PT, principalmente a gestão atual de Dilma Rousseff, fracassou na condução da economia brasileira. "Por isso, o sentimento de mais de 70% dos brasileiros na busca de mudanças, e os maiores responsáveis por este sentimento de mudança são aqueles que conduziram mal a economia brasileira", disse, atacando mais uma vez a gestão de Guido Mantega no Ministério da Fazenda.

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Educação inicia o processo para eleição de novos gestores nas escolas da Rede Municipal de Olinda



Com o intuito de aproximar a comunidade da gestão escolar da Rede Municipal de Ensino, o processo de eleições para novos gestores escolares foi iniciado em Olinda. Na última terça-feira (26), foram realizadas as primeiras assembleias nas escolas da rede municipal, onde professores, funcionários, alunos, pais e representantes de cada unidade escolar se reuniram para definir uma comissão eleitoral que trabalhará juntamente a Comissão Eleitoral Central da Secretaria de Educação durante o processo.

“Buscamos vivenciar um processo eleitoral com grande participação da comunidade escolar, incluindo o Conselho Escolar como mobilizador desta ação.  Os segmentos que compõem a comunidade escolar irão eleger uma comissão eleitoral para coordenar cada etapa do processo de eleição para gestores(as). Nosso objetivo é fortalecer a gestão democrática nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Olinda”, explica a chefe do Departamento de Gestão Escolar, Lyza Gennifer Moreira de Barros.

Mãe de aluno da Escola Maria da Glória Advíncula, em Guadalupe, Catia Herculano esteve na assembleia realizada no local e comentou sobre o processo. “Eu participo do conselho escolar, representando os pais de alunos, e acho muito importante essa mobilização em podermos escolher a nossa diretora”, disse. A participação popular na atividade foi ressaltada por ela como o grande destaque das assembleias. “É muito bom para comunidade que as mães, pais e alunos participem do processo”, declarou.

Quarenta e nove escolas da rede municipal participarão do processo para a eleição de seus gestores. Após a definição da comissão, estarão abertas as inscrições para os professores interessados. Os novos diretores irão iniciar sua gestão a partir do ano de 2015. O edital e outras informações do processo, poderão ser acompanhados pela página: www.olinda.pe.gov.br/eleicoesescolas2014

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Processo de eleições para novos gestores escolares é iniciado em Olinda


 O processo de eleições para novos gestores escolares foi iniciado em Olinda. A comunidade escolar poderá, então, preparar-se para as etapas do processo que compreendem um curso de formação para os candidatos, apresentação do plano de gestão em audiência pública e a eleição.

O edital e outras informações do processo, poderão ser acompanhados pela página:
www.olinda.pe.gov.br/eleicoesescolas2014

Nesta terça (26), haverá uma reunião com professores, funcionários, alunos, pais ou representantes de cada unidade escolar, para a definição de uma comissão eleitoral que trabalhará juntamente ao Departamento de Gestão. Mediante o decreto 276 de 2011, qualquer membro da comunidade escolar pode compor esta comissão, compreendendo representantes do governo e da sociedade civil organizada.

“A participação da comunidade escolar no processo de eleição para diretores e/ou diretoras oportuniza a atuação de todos os segmentos que compõem a escola: alunos, pais, professores e funcionários. Dentre as formas de provimento do cargo de dirigente escolar, a eleição direta com voto secreto permite o exercício da cidadania e fortalece a gestão democrática em nossas escolas”, explica a chefe do Departamento de Gestão Escolar, Lyza Gennifer Moreira.

Quarenta e oito escolas da rede municipal receberam no dia 18 de agosto, o edital para eleição de gestores. Após a definição da comissão, estarão abertas as inscrições para os professores interessados. Os novos diretores irão iniciar sua gestão a partir do ano de 2015.

Serviço

Eleições dos Gestores Escolares de Olinda 2014
Edital e informações: www.olinda.pe.gov.br/eleicoesescolas2014

Calendário



quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Estudante da rede municipal de Olinda é finalista de concurso de leitura


O aluno Adson da Silva Oliveira, 9, do 4° ano da Escola Claudino Leal, em Cidade Tabajara foi classificado para a final do Concurso Ler Bem, da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa). Em sua quarta edição, o concurso teve a participação de 61 municípios de Pernambuco, cujos representantes treinam e realizam leituras orais de bibliografias recomendadas. Adson foi escolhido para representar o município por intermédio do Concurso de Leitura das Escolas Municipais de Olinda (CLEMO), ação interna que tem por objetivo estimular os alunos à leitura, cuja final ocorreu no mês de junho.

O CLEMO classificou Adson para as semifinais do Concurso Ler Bem que ocorreu na segunda-feira (11), no Hotel Dorisol, no bairro de Piedade, Recife. O estudante, agora, está entre os 15 finalistas do concurso. Por representar Olinda e por ser aprovado nas semifinais, ele ganhou duas premiações: um tablet e um notebook.

A chefe da Divisão do Ensino Fundamental, Cristiane Goulart, acompanhou Adson nas fases do concurso. “Foi maravilhoso ver um aluno nosso vencer tantas etapas. É um incentivo que motiva o aluno a ler mais e mobilizar outros alunos. É uma concorrência e nosso aluno se sentiu à altura, qualificado para estar ali, por mérito próprio. É muito valoroso esse destaque, ele está levando o nome de Olinda para uma final”, diz ela.

A diretora de Ensino, Edileuza Gomes, fala da satisfação por essa vitória. “É uma alegria muito grande para todos da rede porque isso é a prova da competência de Adson e do trabalho desenvolvido nas escolas. É muito importante a leitura na formação dos nossos estudantes porque desenvolve habilidades e auxilia em todas as disciplinas, não só Língua Portuguesa”, diz ela.

A final do concurso foi agendada para o dia 9 de outubro, no Caruaru Park Hotel.

Concurso Ler Bem – Estudantes semifinalistas de 61 municípios do estado foram divididos em cinco grupos. Cada um deles, recebeu um tablet como premiação. De cada grupo, foram selecionado 3 finalistas que compõem um grupo de 15. Este ano, as semifinais ocorreram em Jaboatão dos Guararapes, Bonito, Surubim, Gravatá e Serra Talhada. Cada um deles, ganhou um notebook. O vencedor do concurso ganhará uma participação no 14° Encontro Aspa com hospedagem em apartamento triplo, no Hotel Vila Galé Eco Resort do Cabo, com direito à companhia dos pais ou responsáveis legais. O gestor da escola, o professor do estudante vencedor e o secretário de Educação do Município, também, serão premiados.

O Concurso Ler Bem é realizado para alunos do 4° ano do Ensino Fundamental I de escolas públicas. Fazem parte da comissão julgadora gestores e educadores de escolas. A ação faz parte do Projeto Aspa de Incentivo à Leitura que objetiva despertar o prazer de ler. O projeto foi lançado em 2011.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Ação de combate à filariose é realizada em Olinda


A coordenação da Filariose de Olinda está realizando do dia 25 a 28 a coleta noturna de sangue (fura dedo), com o propósito de identificação da doença. A ação será na sede da Associação dos Moradores do Caranguejo, situado na Rua Herculano Bandeira, em Sítio Novo.

A iniciativa visa atender às pessoas que ainda não realizaram o exame, que é feito das 23h à 01h da madrugada. A Secretaria de Saúde de Olinda tem procurado, rotineiramente, realizar ações de combate para erradicar a filariose no município.

Filariose

Causada por um parasita (Wuchereria bancrofti), que é transmitido através da picada da muriçoca (Culex quinquefasciatus), a doença causa inchaço ou deformidade nas pernas, braços, órgãos sexuais e mamas, que podem comprometer a locomoção, a vida sexual e a atividade no trabalho.

A transmissão pode ser de homem a homem, através da picada da muriçoca. O ciclo da transmissão inicia quando o inseto pica uma pessoa doente e depois pica alguém saudável. Na maioria dos casos, a doença não apresenta sintoma, por isso é tão importante realizar o exame. As pessoas infectadas podem desenvolver a forma crônica da doença, conhecida como elefantíase.

Para ajudar no controle dessa enfermidade é preciso manter as fossas fechadas, usar telas ou meias finas nos suspiros das fossas, além de manter o quintal de casa livre de entulhos e dormir sempre com mosquiteiros.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Aécio anuncia aumento de aposentadoria acima do salário mínimo


O candidato à Presidência da República pela Coligação Muda Brasil, Aécio Neves, anunciou, neste domingo (24/08), que vai implementar em seu governo um programa de benefícios à pessoa idosa, o DignaIdade, que prevê ações como o aumento das aposentadorias em valor acima do salário mínimo e ampliação de instituições voltadas à terceira idade. Aécio também anunciou o aumento real do Benefício de Prestação Continuada (BPC) em valor acima do salário mínimo.

O candidato visitou o Abrigo Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, onde vivem atualmente 275 pessoas com mais de 60 anos de idade. A maioria tem necessidade de cuidados especiais em razão de doenças físicas ou psíquicas.

“O Brasil vem envelhecendo e não se preparou para cuidar dos seus idosos. Estamos lançando hoje o programa DignaIdade, que tem [como] a primeira vertente ampliar e qualificar os cuidadores e, segundo, um apoio mais efetivo e a ampliação das unidades, principalmente que atendem aqueles idosos que foram abandonados em hospitais ou pelas próprias famílias”, disse na visita ao abrigo, único no Estado em condições de receber idosos com elevado grau de dependência.

Aumento especial na aposentadoria 

O aumento especial das aposentadorias considerará a fórmula atual do salário mínimo, que leva em conta a previsão de inflação mais o crescimento da economia de dois anos antes, acrescida da variação no preço dos remédios. Para isso, será instituída uma cesta de medicamentos de uso continuado cujos preços serão monitorados. Assim, os valores pagos aos idosos irá superar o aumento do salário mínimo. O aumento também irá valer para o Benefício de Prestação Continuada

“Será a primeira sinalização clara de que os idosos do Brasil começarão a ter um tratamento diferenciado, condizente com o respeito que a sociedade tem por eles e com a contribuição que eles deram ao país ao longo de toda a sua vida”, declarou.

Aécio garantiu que os recursos serão possíveis pelas medidas responsáveis que seu governo adotará, com responsabilidade na gestão do Estado e combate ao desperdício e à corrupção.

“Uma política fiscal austera, que não desperdiça nem aumenta os gastos correntes de forma avassaladora como esse governo aumentou ao longo dos últimos anos”. De acordo com ele, o aumento dos gastos correntes nos quatro primeiros meses de 2014 foi quase o dobro da elevação nas receitas. “A questão é estabelecer prioridades, e tratar da questão do idoso no meu governo será prioridade absoluta.”

Para o candidato, será algo simples de realizar e sem custo expressivo. “É um gesto, a meu ver, de sensibilidade, de respeito para com os idosos, sem que onere em demasia o Tesouro Nacional. O que onera o Tesouro são os mais de R$ 30 bilhões que estão sendo transferidos a empresas de transmissão de energia pelo absoluto equívoco do governo na condução dessa área.”

Amizade sincera

Aécio Neves foi recepcionado em clima de festa no abrigo. Cumprimentou cada um dos internos, muitos dos quais em cadeira de roda, fez uma saudação a eles, cantou a música “Amizade Sincera”, de Renato Teixeira, dançou com a interna Ladir Rodrigues Horta, 67 anos, e ouviu outras duas cantarem. Depois, visitou as instalações onde ficam os internos em estado de saúde mais crítico.

Em entrevista coletiva após a visita, o candidato a presidente destacou que seu projeto de governo representa um novo ciclo de desenvolvimento. Afirmou ainda estar confiante na sua ida ao segundo turno.

“Eu estou absolutamente sereno, construímos uma proposta que não é improvisada, uma proposta coerente, aquilo que defendo hoje eu já defendi lá atrás. Acho muito importante as conquistas que nos trouxeram até aqui. Sempre defendi o Plano Real, sempre defendi a lei de responsabilidade fiscal, sempre defendi as privatizações em setores essenciais para que o Brasil se modernizasse.”

Bolsa Família

Perguntado sobre por que citou no programa do horário eleitoral gratuito o compromisso de manutenção do programa Bolsa Família, Aécio afirmou que o PT promove “terrorismo disseminado”, para tentar tirar votos dele espalhando a mentira de que esse programa seria extinto eu sem governo.

“Há um terrorismo disseminado no Brasil afora, cheguei essa madrugada de Iguatu, no Ceará, e esse era o tema lá. [Disseminado] obviamente pelo PT, pelos seus filiados ou simpatizantes, porque na ausência de propostas a apresentar ao Brasil fazem o terrorismo, e não é de hoje. Vem de outras eleições.”

Aécio Neves reafirmou que irá manter o Bolsa Família, mas também fará intervenções adequadas no cadastro desse programa para que, além da transferência de renda, as pessoas atendidas sejam contempladas com outras ações como saneamento, melhoria nas condições de moradia, qualificação para inserção no mercado de trabalho.

domingo, 24 de agosto de 2014

O colecionador de santinhos políticos


Aposentado pretende doar no futuro o acervo ao TRE-PE ou ao Instituto Histórico de Jaboatão dos Guararapes. 
Foto: Bernardo Dantas/ DP/D.A Press


O ano eleitoral é sinônimo de muito trabalho para os candidatos que disputam cargos públicos. Para o aposentado Edson Pedra Rica, de 65 anos, também. Trabalho esse que ele faz com um sorriso estampado no rosto, apesar de não ganhar um centavo sequer. A atividade é cansativa até mesmo para os mais jovens. Afinal de contas, seu Edson percorre todos os 14 municípios da Região Metropolitana utilizando ônibus e metrô.  Às vezes, vai para o Agreste. O que ele faz em cada uma dessas cidades? Recolhe santinhos de candidatos para incrementar seu acervo pessoal.

São seis cadernos e 12 anos de muitas histórias para contar. E ainda há várias páginas em branco que o seu Edson pretende preencher. Tudo começou em 2002, ano de eleição presidencial, quando ele percebeu que tinha recebido muitos santinhos dos candidatos da época. A partir de então, resolveu colecioná-los. “Fiz uma colagem simples, apenas com os santinhos, sem nenhuma informação a mais”, lembra o aposentado, que fala com muito orgulho do trabalho que faz. “Enquanto as pessoas jogam esses papéis fora, eu coleciono, porque amanhã pode servir para qualquer departamento cultural da cidade”.

Dois anos mais tarde o caderno pequeno, de 96 folhas, foi substituído por um maior, com mais de 200 páginas. O trabalho também aumentou: além de recolher os santinhos, seu Edson passou a registrar também o nome completo de cada candidato, o ano de nascimento e a quantidade de votos nas urnas.

Para que o acervo esteja bem produzido após as eleições, é preciso adquirir os santinhos. O trabalho de coleta tem início sempre às 7h, quando seu Edson sai de casa, em Santo Aleixo, Jaboatão dos Guararapes. Durante o dia, vai ao diretório dos partidos em cada uma das cidades, solicitando os materiais. “Quando não tem, eu ando pela rua. Sempre tem um jogado e eu pego”, comenta ele, que não se incomoda com o calor e com o trabalho de utilizar vários ônibus durante o dia. Os melhores dias de coleta são os sábados. “É dia de feira e os candidatos sempre gostam de fazer caminhadas”, afirma, com razão.

Muitos amigos chegam até a deixar alguns santinhos na casa do aposentado. É uma forma de ajudá-lo nessa árdua tarefa, que só tem fim no dia da eleição. “Eu cumpro meu dever como cidadão e depois vou procurar mais santinhos”. No fim do dia, quando os primeiros resultados começam a ser divulgados, seu Edson se prepara para a segunda etapa do trabalho: a colagem do material.

Organização
É um trabalho meticuloso, que precisa de muita concentração. Tanto que é durante as madrugadas que acontece. “Não tem rádio tocando, nem carro passando. Começo às 21h e fico até o início da manhã”, fala seu Edson, sem esboçar nenhum incômodo pela jornada de trabalho. A organização do material segue uma ordem: nas primeiras páginas, ficam os santinhos dos candidatos eleitos, que são organizados de acordo com a quantidade de votos. Em seguida, os candidatos não eleitos também têm espaço nos livros do aposentado.

“Enquanto Deus me der saúde, pretendo continuar”, finaliza seu Edson, informando que, no futuro, pretende doar o acervo para o Tribunal Regional Eleitoral ou ao Instituto Histórico de Jaboatão dos Guararapes.

sábado, 23 de agosto de 2014

OAB-PE Realiza juramento de novos advogados e estagiários


Na próxima segunda-feira (25), a OAB-PE promove cerimônia de juramento de novos advogados e estagiários. Será uma das maiores cerimônias de juramento da história da Ordem dos Advogados em Pernambuco. Ao todo, 420 novos advogados e 105 estagiários farão o juramento de compromisso legal da profissão. O evento será realizado às 9h, no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. A cerimônia será comandada pelo presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Reynaldo Alves, e terá como paraninfo o advogado João Humberto Martorelli.

Na ocasião será montado um estande para os interessados em se inscrever na Conferência Estadual dos Advogados, que será realizada no período de 27 a 29 de agosto, no centro de convenções do Mar Hotel, em Boa Viagem. Quem preferir, pode se inscrever direto no site do evento – conferenciaoabpe.com.br.

Tendo como tema central “O Papel do Advogado na Concretização dos Direitos Fundamentais”, o evento tem presença confirmada do presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Coelho; do professor José Afonso da Silva, da conselheira do CNJ, Gisela Gondim; dos ministros do STJ, João Otávio Noronha e Sebastião Reis, e do ex-ministro do STF e da Corte de Haia, Francisco Rezek.

Claudio Lamachia, vice-presidente nacional da OAB; Cézar Brito, ex-presidente nacional da OAB; Heleno Torres, professor da USP e advogado tributarista; Luciana Lóssio, ministra do TSE; José Antonio Savaris, juiz federal do TRF4; Sérgio Torres, desembargador do TRT6; e João Maurício Adeodato, professor da UFPE, também estão confirmados.

A Conferência Estadual dos Advogados tem o apoio da Escola Superior de Advocacia (ESA-PE), da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (Caape) e do Instituto dos Advogados de Pernambuco (IAPE). O patrocínio é da Caixa Econômica Federal (CEF).

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Open de Frescobol agita final de semana na Orla de Olinda


Nos próximos dias 23 e 24, das 9h às 17h, a praia de Bairro Novo será palco para o Olinda Open de Frescobol. O evento é uma das etapas do Circuito ABRAF de Frescobol, de iniciativa da Associação Brasileira de Frescobol, sediada no Rio de Janeiro. Este ano, a jornada de competições inicia no município e as demais etapas acontecem em praias do Rio como Copacabana, Arpoador, Tijuca e Búzios.

De acordo com a presidente da Associação Pernambucana de Frescobol, Isabel Verçoza, umas das razões para Olinda estar abrindo a temporada do circuito/2014 foi o grande número de esportistas inscritos no ano passado. Para ela, entre outros, o evento visa divulgar mais a modalidade esportiva e dar suporte para sua legalização junto ao Ministério dos Esportes.

Segundo o secretário-executivo de Esportes, Lazer e Juventude de Olinda, Luiz Gonzaga Soares Neto, a expectativa é grande. “Esse é o segundo ano do evento. No ano passado, jogadores de todo o Brasil vieram para a competição. Esse ano nos foi solicitado apoio para a disponibilização do espaço físico e banheiros químicos e a expectativa é enorme, e sabemos que assim como no ano passado, grandes atletas de todo o Brasil virão mais uma vez, participar no evento aqui em Olinda. Dispomos de poucos recursos, por isso sempre atuamos em parceria com grupos organizados, sempre com o intuito de trazer o máximo de eventos possíveis, para o município”, disse.

O Olinda Open de Frescobol vai receber 80 atletas, oriundos do Rio de Janeiro, São Paulo, Espirito Santo, Goiás, Paraíba, Bahia, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Os jogos estão organizados nas categorias profissional e amador, masculino e misto. Ao todo serão 22 duplas profissionais masculinas, 12 duplas mistas profissionais, 08 duplas masculinas amadoras e 05 duplas mistas amadoras. O Circuito conta com apoio da Prefeitura de Olinda e Secretaria de Esportes do município.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

V Encontro de Formação e II Formação Itinerante do Projeto Paralapracá é fechado com chave de ouro


Grupo Carroça do Encantado se apresenta no no V Encontro de Formação e II Formação Itinerante do Projeto Paralapracá. 
Foto: Luiz Fabiano/Pref.Olinda


Foi na manhã da última quarta-feira (13) a abertura solene do V Encontro de Formação e II Formação Itinerante do Projeto Paralapracá. O evento aconteceu no Palácio dos Governadores, em Olinda, e contou com uma bela recepção do grupo Carroça do Encantado. Os artistas Edimilson Oliveira, Sínthia Alves, Ginaldo Glenar e Fábio Santos trouxeram muita alegria com o projeto que divulga o estímulo à leitura a crianças e jovens através de várias vertentes da arte como o teatro de bonecos, a contação de histórias e a música. “Estamos no contexto do projeto Paralapracá pelo fato de trazermos elementos inerentes ao aprendizado com o resgate de brincadeiras e do nosso folclore”, diz Edimilson.

Cerca de 200 pessoas, entre autoridades, gestores, coordenadores das cinco cidades participantes, equipe técnica da Diretoria de Ensino de Olinda, representantes dos parceiros do projeto, as empresas MOVE, Avante e Instituto C&A, e as formadoras italianas do Centro Internacional Loris Malaguzzi, Paula Strozzi e Vanna Levrini, apreciaram a belíssima apresentação que demonstrou a riqueza rítmica do estado com a musicalidade do forró e das cantigas de roda através de instrumentos nordestinos típicos como o acordeon e o triângulo. Os presentes se encantaram com a Carroça participando, espontaneamente, das brincadeiras e os acompanhando nas músicas com palmas. No enredo, os personagens, vestidos de palhaços, fizeram várias leituras dramatizadas de livros infantis sob o mote “para viajar não precisa pagar nada”.

Compuseram a mesa de solenidade o prefeito de Olinda (PE), Renildo Calheiros, o prefeito de Camaçari (BA), Ademar Delgado, a vice-presidente da Câmara Municipal de Olinda, vereadora Mônica Ribeiro, a gerente de articulação Arte e Cultura do Instituto C&A, Patrícia Lacerda, a representante do Avante Educação e Mobilização Social, Maria Tereza Marcílio, o gestor regional de Educação de Pernambuco, Sinésio Monteiro, a secretária de Educação de Olinda, Márcia Souto, a secretária municipal de Educação de Maceió (AL), Ana Dayse Rezende Dorea, a secretária municipal de Educação de Natal (RN), Justina Iva de Araújo Silva, o secretário municipal de Educação de Maracanaú (CE), José Marcelo Farias Lima e o secretário municipal de Educação de Jaboatão dos Guararapes (PE), Francisco Amorim. Após a apresentação de todas as autoridades presentes, foi executado o Hino Nacional.

A secretária de Educação de Olinda, Márcia Souto, abriu os pronunciamentos. “Esse projeto tem uma dimensão importante para profissionais e estudantes da Educação Infantil. É uma experiência inovadora e diferenciada. Pudemos vivenciar, através dele, mudanças concretas no nosso trabalho. Fico feliz de ver aqui, presentes, os secretários parceiros que nos acompanharam na experiência inspiradora que foi a visita a Reggio Emilia, na Itália. É muito ver pessoas dispostas a mudar a educação, neste país. Mais, ainda, pela via de onde tudo começa que é na Educação Infantil. Temos muitos desafios mas estamos no caminho certo. Agradeço à nossa equipe técnica pelo suporte neste trabalho e aos parceiros Instituto C&A, Avante e MOVE pelas contribuições”, diz ela.

Mônica Ribeiro falou sobre a importância da Educação Infantil como a base de tudo. “Muitas das dificuldades que encontramos é porque não temos a base. Se educamos a criança, não precisamos punir o adulto. Então, é fundamental mostrar que a cidadania se garante, também, na escola”, explica ela. Maria Tereza Marcílio demonstrou alegria por estar na cidade de Olinda e inicia seu pronunciamento cumprimentando os professores que, segundo ela, são o público primeiro e necessário para as mudanças. “Tenho orgulho de fazer parte desse projeto e me sinto feliz pelas experiências que conseguimos fazer nos municípios. A ida a Reggio Emilia foi fantástica! É um sonho que inclui muita determinação, coragem, aventura e vontade de aprender. Todos vamos sair daqui com mais coisas na bagagem”, diz ela.

Patrícia Lacerda falou da importância de unir autoridades com o compromisso de cuidar do desenvolvimento das crianças. “Esse trabalho de rede enriquece a experiência de pensar e aprender juntos. É uma mudança de cultura política que continuará além do tempo de mandato. Tenho certeza de que esta formação nos irá inspirar e identificar mais possibilidades para a realidade das nossas escolas. Agradeço a acolhida de Olinda”, diz ela.

Após a apresentação das delegações de todas as cidades, Ana Dayse Resende proferiu algumas palavras sobre este momento que, segundo ela, é novo para a Educação. “Precisamos começar do começo, ou seja, da Educação Infantil. São necessários investimentos que reflitam a concepção de qual tipo de educação para as crianças nós podemos conceber. O mundo mudou, as crianças têm uma ligação muito forte com as novas tecnologias, isso exige uma nova concepção de educação. Então, esta oportunidade de estarmos juntos refletindo a respeito disso é um grande passo. Tenho certeza que estenderemos essas vivências para o Brasil inteiro. O MEC já sabe o que estamos fazendo”, diz ela. Justina Iva de Araújo Silva agradeceu a acolhida e parabenizou o prefeito de Olinda pela beleza de espetáculo na abertura do dia solene. “Gostaria de dizer que Natal não se contentou em trabalhar trinta dos setenta espaços infantis da cidade. Hoje, todos os nossos centros de Educação Infantil estão contemplados com o projeto”, conta ela.

Após os pronunciamentos de José Marcelo Farias Lima, Francisco Amorim, Sinésio Melo e Ademar Delgado, o prefeito da cidade de Olinda, Renildo Calheiros, encerrou a manhã solene. O prefeito falou sobre a história e o forte traço cultural de Olinda, que foi fundada em 1535. “Espero que vocês conheçam a magia de Olinda, cidade rica, historicamente, que inspirou tantos poetas. Olinda, além de grandes contribuições, tem outro traço: aqui, sempre moraram artistas. Então, a cidade respira uma diversidade de trabalhos artísticos”, complementa ele. “Nosso desafio é grande na área de Educação. Fico emocionado quando vejo professores, coordenadores e diretores reunidos pois sei que, se vocês estão nesta luta, é porque acreditam nisso. Vivemos um momento de conquistas. Hoje, vinte e cinco por cento das receitas resultantes de impostos devem ser gastas na educação, o piso salarial dos professores aumentou, crianças de sete anos não podem ficar fora de sala de aula, moradores do interior estão tendo acesso a universidades federais e escolas técnicas. Nosso grande desafio é transformar o ensino em algo interessante para a criança, de maneira a contribuir para o desenvolvimento da criatividade e do potencial dela. Fico feliz de saber que existem projetos com pessoas gabaritadas investindo nisso. Essas coisas emocionam a gente e reforçam a nossa experiência. Parabéns a todos vocês!”, diz ele.

A diretora da escola Alto do Sol Nascente, Franilza do Nascimento, aprova o evento. “Achei lindo, emocionante e contagiante. A criança merece mesmo essa atenção, esse cuidado e esse trabalho e tudo isso contribui. Não tenho dúvidas de que as informações e a disponibilidade de material fornecido por esse projeto nos ajudam nisso”, diz ela.

Formação com pedagogistas de Reggio Emilia (Itália)

No dia seguinte, no salão centenário do Hotel 7 Colinas, foi a vez das educadoras que vieram para a o V Encontro de Formação e II Formação Itinerante do Projeto Paralapracá vivenciarem um momento com Paula Strozzi e Vanna Levrini, do Centro Internacional Loris Malaguzzi, na Itália.

Paula Strozzi abre sua palestra abordando como os educadores devem agir mediante um acontecimento triste, como a tragédia de 13 de agosto que causou sete mortes na queda de um avião, diante das crianças. “Como educadores, devemos processar os acontecimentos e passá-los para as crianças. Muitas vezes, se pensa que a escola tem um manual e o restante fica de fora mas é correto que a escola traga pra dentro esse espaço da vida. É pior deixar as crianças elaborando sozinhas essas notícias do que compartilhar”, explica ela.

O tema do diálogo, Como o ambiente expressa o direito e a potencialidade da criança, explorou o ambiente físico e os matérias que são utilizados com as crianças em sala de aula uma vez que a criança tem outras idéias sobre a composição do que é oferecido a ela. “As crianças fazem associações construtivas a partir da forma como as coisas são passadas para elas”, diz ela.

Paula Strozzi, também, defende uma escola onde professores de todos os seguimentos possam se reunir e trocar idéias. “É positivo falar com professores de várias especialidades. Cada um deles tem uma visão diferenciada sobre um mesmo fato ou questão”, explica ela.

Simone Almeida, chefe da Divisão de Educação Infantil, faz uma avaliação positiva do evento. “Pra Olinda tem sido um ganho irreparável porque estamos, através da II Formação Itinerante, recebendo as formadoras de cada cidade do projeto. Agregada a isto, nós estamos vivenciando o V Encontro de Formação do projeto que é aberto para toda a rede. Nosso caso, como estamos sediando, recebemos a presença de todas as nossas coordenadoras. Ter as pedagogistas do Centro Internacional Loris Malaguzzi, que é referência em Educação Infantil, é muito especial porque podemos compartilhar experiências e aprender. Isso é um presente porque nossas profissionais estão tendo a oportunidade de ter contato com outras profissionais de nível internacional. Então, esse é um momento único.

A vice-diretora da escola municipal Professor João Francisco de Souza, Maria Denise de Almeida Melo Santos, fala sobre a experiência. “Está sendo uma experiência benéfica e muito importante para a nossa formação. Estamos aprendendo muito e trocando as nossas experiências. Está sendo uma maravilha!”, conta ela.

Paralapracá

O projeto é uma parceria do Instituto C&A, realizado em vários municípios do país, com o intuito de trabalhar com as crianças da Educação Infantil de 0 a 5 anos, visando estimular o aprendizado através do lúdico. Em Olinda, o Paralapracá é realizado em 30 espaços da Educação Infantil da cidade e contém dois eixos: a formação do professor, que acontece por intermédio dos coordenadores pedagógicos, multiplicadores do conhecimento com os professores; e a distribuição do material técnico para os profissionais de educação, além de brinquedos, fantoches, máscaras, óculos e livros de histórias que os alunos utilizam em sala de aula.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Olinda sedia Encontro Regional de Alimentação Escolar

O evento visa incentivar o controle social e capacitar agentes envolvidos com a alimentação escolar nas redes municipais e estadual de Pernambuco.
Foto: Alfredo Fernandes

Garantir alimentação nutritiva e de qualidade, diariamente, a estudantes da rede pública de ensino é um dos principais desafios do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Para alcançar esse objetivo, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) promoveu ontem (19), no Espaço Andrea Guerra, em Bairro Novo, o Encontro Regional de Alimentação Escolar, em parceria com a Prefeitura Municipal de Olinda. O evento visa incentivar o controle social e capacitar agentes envolvidos com a alimentação escolar nas redes municipais e estadual de Pernambuco. Cerca de 150 pessoas, entre nutricionistas, gestores e membros de conselhos de alimentação escolar (CAEs) de Pernambuco e estados vizinhos participam do evento que acontece nos turnos da manhã e da tarde.

Olinda foi representada pela secretária de Educação, Márcia Souto, a gestora de alimentação escolar do município, Denize Mota Silveira, além de membros do Conselho de Alimentação escolar do município, onde representantes de pais de alunos e professores poderão apresentar questionamentos e receber orientações. “A alimentação é assunto de alta relevância na gestão das escolas. Esses encontros são fundamentais para fortalecer o aprendizado e tirar dúvidas”, diz Denize Mota. Também participam do encontro o gerente Geral da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (APEVISA), Jaime Brito, técnicos do FNDE e representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Segundo a coordenadora de Educação e Controle Social do Pnae, Jordanna Costa, fortalecer o controle social é essencial para melhorar a execução do programa nos estados e municípios. “Os municípios precisam ver a participação dos conselhos como uma parceria importante para o sucesso do programa. Os conselheiros precisam acompanhar as compras, a elaboração dos cardápios e todo o processo até a prestação de contas”, diz a técnica do FNDE Karine Silva dos Santos.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Deficiência Auditiva é tema de formação de educadores em Olinda


Na última quinta-feira (14), a Secretaria de Educação, por intermédio da Divisão de Inclusão, reuniu os 240 estagiários que acompanham os alunos com deficiência e as professoras das salas de recursos multifuncionais no auditório Nelson Correia, na sede da Secretaria de Educação, que fica na rua 15 de novembro. A ação faz parte do programa de Formação Continuada da Divisão de Inclusão que tem o objetivo de oferecer subsídios em conhecimentos para o desenvolvimento do trabalho.

O tema trabalhado foi Deficiência Auditiva, ministrado pela formadora convidada, a professora de Educação Especial da rede estadual, Zuleide Brandão. Na ocasião, ela realizou atividades com os estagiários e professoras que destacaram pontos de como trabalhar para estimular o estudante com deficiência auditiva ao aprendizado. “Destaco, também, a importância do intérprete de Libras que é essencial para auxiliar os alunos. Acho fundamental que prefeituras e estado ofereçam formações como essa. Muitas vezes, algumas peculiaridades sobre como lidar com determinadas situações podem ser aproveitadas”, explica Zuleide Brandão. Através de materiais audiovisuais, foram mostradas, ainda, maneiras de enriquecer o aprendizado como clássicos da Literatura em Libras e experiências culturais com deficientes auditivos como peças de teatro, pintura e um filme, esclarecendo a forma como eles veem o mundo.

A intérprete de Libras, Taíza Rodrigues, estagiária da Escola Pro Menor, fez a tradução durante todo o encontro. “Tenho vivenciado maravilhas. Nós, ouvintes, não acreditamos no potencial deles e o que eu tenho visto, além de comprovar o contrário disso, é muito gratificante. Descobri que eles só precisam de uma oportunidade. Tenho aprendido muito com eles”, declara ela.

“Nós fazemos uma troca de experiências para mostrar didáticas usadas em sala de aula para minimizar as diferenças entre os alunos do Ensino Regular e os com deficiência auditiva. Eles são acompanhados pelos intérpretes que ajudam em repassar os conteúdos e, até mesmo, alfabetizá-los”, explica a chefe da Divisão de Inclusão, Silvania Oliveira.

O estagiário de Psicologia da Escola Isaulina de Castro e Silva, Artur Roberto Lima de Souza, aprova a iniciativa da formação. “Tem contribuído bastante, especialmente, para a minha experiência. Eu tenho um aluno autista hiperativo e ele tem dificuldades de comunicação com a fala. Então, ver esse trabalho de linguagem corporal realizado com os alunos de deficiência auditiva só vem a somar”, diz ele.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Bairro de Sítio Novo recebe o Procon-Móvel

O Procon-Móvel estará, de hoje (18) até a próxima sexta-feira (22), recebendo os moradores do bairro de Sitio Novo, em Olinda, das 09h às 15h. O objetivo é oferecer orientações, esclarecimento e resolução de conflitos aos cidadãos acerca dos direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor – CDC.

A unidade móvel ficará estacionada na frente do Mercado Público de Sitio Novo, atendendo os consumidores, que deverão portar (originais e duas cópias) RG, CPF, comprovante de residência, além de documentos que possam comprovar a reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, faturas, comprovante de pagamento e contrato entre outros.

No local será relatado o problema para os atendentes que, juntamente com os advogados, irão analisar o caso e depois disso direcionar para a resolução do conflito, em busca do entendimento entre as partes.

domingo, 17 de agosto de 2014

HIVBr18: conheça a vacina brasileira da Aids


Quando a Aids começou a ganhar a fisionomia de corpos esquálidos nos anos 1980, o diagnóstico da doença era inevitavelmente uma sentença de morte, somada ao preconceito que carregava o estilo de vida das primeiras vítimas do vírus. Passadas quase três décadas desde que rostos famosos se tornaram cadavéricos — popularizando o conhecimento sobre a existência da doença, mantida em segredo em grupos mais restritos e pelas famílias dos pacientes menos célebres —, a Aids até hoje carrega estigmas. Bem mais amenos, é verdade. O vírus é controlado, já não mata se tratado. Mas ainda assusta e não existe cura. Para proteger-se, só mesmo a prevenção: o cuidado na hora do sexo e a distância do sangue contaminado.

Felizmente, a vacina é uma possibilidade cada vez mais próxima de se tornar realidade. Há pelo menos 20 anos, pesquisadores de todo o mundo tentam encontrar um antígeno que proteja o organismo de algumas formas do vírus. Um desses projetos é conduzido pelo médico imunologista Edécio Cunha Neto, do Laboratório de Imunologia Clínica e Alergia da USP. Ele lidera uma equipe de brasileiros que, desde 2002, investiga, com apoio do Ministério da Saúde, da Fapesp e do CNPQ, a vacina batizada de HIVBr18. A esperança é que ela retarde o aparecimento da imunodeficiência do organismo doente e reduza a transmissão de um dos subtipos mais comuns do vírus no Brasil.

UM ACHADO PROMISSOR

Em 2002, começamos a buscar fragmentos do HIV que pudessem ser bem reconhecidos pelo sistema imune de pacientes que passaram muitos anos com a doença e tinham uma boa imunidade. Quando fomos testar esses fragmentos do HIV, vimos que eles eram muito bem reconhecidos pelo grupo de pacientes com boa evolução, mas também pelos outros grupos, até por aqueles que estavam com a doença avançada e a imunidade superbaixa.

A DEFESA DO ORGANISMO

O sistema imune é responsável pela defesa contra micro-organismos. Para ele fazer essa defesa, precisa identificar o micro-organismo como algo prejudicial. A forma que ele faz essa identificação é no primeiro contato com o micróbio ou, no caso, com a vacina. É desencadeada uma resposta imune específica para aquele contato.

A NOVA VACINA

Tiramos o sangue dos pacientes e colocamos em uma situação de teste em laboratório. Vimos que mais de 90% deles, independentemente das condições clínicas, apresentavam respostas imunes contra os fragmentos de proteínas selecionados do HIV. Se esses fragmentos são tão reconhecidos, se prepararmos com eles uma vacina e a administrarmos antes da infecção, será que vamos proteger as pessoas que não estão infectadas? Daí, nossa hipótese passou a ser: vamos gerar esses fragmentos do HIV que foram muito bem reconhecidos pelos pacientes infectados e vamos testar em um modelo para ver se eles são bem reconhecidos. Começamos a testar em camundongos. No caso, era uma vacina de fragmentos de DNA que codificavam os fragmentos do HIV que tínhamos identificado no trabalho anterior. Nós somos constituídos basicamente de proteínas e o sistema imune as identifica. Então, sabemos que, se for injetado DNA, ele se traduzirá em proteínas. De fato, o animal traduzia esses fragmentos de HIV em proteínas e o sistema imune as reconhecia.

O DIFERENCIAL

Um dos diferenciais em relação ao que estava sendo feito na literatura é que nós selecionamos, com auxílio de um programa de computador, fragmentos antigênicos que tivessem chances de ser reconhecidos pelos linfócitos. Selecionamos nas proteínas do HIV só as partes mais preservadas e que tenham uma resposta imunológica mais ampla na população em geral. Assim, fizemos toda a sequência genética do vírus do HIV. Nós a colocamos nesse programa e pudemos identificar quais regiões eram mais comuns, mais preservadas, que não variavam de um HIV para o outro, porque o vírus é muito variável. Com base nessa seleção, sintetizamos os fragmentos em laboratório e os testamos no sangue dos pacientes. Vimos que, de fato, eles eram muito reconhecidos. A nossa é a única vacina que foi desenvolvida por um grupo totalmente brasileiro. Nós temos a patente no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos. Existe um outro grupo em Recife, que está testando uma vacina terapêutica desenvolvida na França para pacientes soropositivos. O objetivo deles é melhorar a imunidade dessas pessoas ou atrasar a necessidade de usar o coquetel.

PRÓXIMOS PASSOS

De 2002 a 2005, fizemos a seleção desses fragmentos. De 2005 a 2010, testamos em camundongos. A partir de 2013, passamos a fazer testes em macacos porque eles têm um sistema imune geneticamente mais próximo do humano. Nos macacos, verificamos uma resposta imune até 10 vezes mais intensa do que aquela que a gente via em camundongos. Com base nessa informação, ficamos bem mais confiantes. A próxima etapa é testar várias vacinas de vírus atenuados e colocar dentro deles o DNA que codifica os fragmentos do HIV. Até o fim do ano, vamos testar em macacos três vetores virais diferentes e analisar qual combinação desencadeia a resposta imunológica mais forte. Não se pode administrar o vírus direto em humano porque o risco de ele reativar é muito grande.

UM GRANDE DESAFIO

O vírus varia demais. Muito mais rápido do que o vírus da gripe, por exemplo. São vários subtipos e, dentro de um paciente, a cada dia, você tem a geração de um vírus com uma sequência um pouco diferente. Na população infectada, a diferença pode chegar a 35% do genoma do HIV. Fica difícil gerar uma vacina… A nossa foi preparada para um dos subtipos principais do Brasil, que é o subtipo B. Pode ser usada no Brasil, na Europa ou nos Estados Unidos, que têm o mesmo subtipo predominante. Outra dificuldade é que o vírus do HIV destrói as células do TCD4, que são as principais do sistema imune. Então, nos primeiros momentos da infecção, durante a fase aguda, ele já destrói uma quantidade enorme dessas células. A quantidade deles baixa tanto que a pessoa começa a ter infecções por agentes oportunistas. A outra tentativa seria gerar uma vacina que produza anticorpos que grudem na parte externa do HIV e impeça que ele penetre na célula. Se você tivesse uma vacina assim, poderia evitar completamente a doença.

O QUE JÁ FOI FEITO NO MUNDO

Não se sabe quais, de fato, são os componentes que protegem contra o HIV. Então, em qualquer teste de vacina contra o vírus, o único jeito para saber se a vacina funciona é comparar quem tomou o placedo, que é uma substância inócua, com quem pegou a doença de uma forma mais ou menos atenuada. Para isso, você precisaria de milhares de voluntários — um estudo dessa natureza custa de 50 a 100 milhões de dólares. Nos últimos 30 anos, somente quatro vacinas foram testadas. Dessas, somente uma teve uma resposta parcial, ou seja, protegia 30% das pessoas que tomavam a vacina. Foi feito na Tailândia, em 2009. Hoje, vários grupos de pesquisa tentam aperfeiçoar a vacina tailandesa em busca de uma resposta mais eficaz.

O FUTURO

É difícil prever com exatidão quando essa vacina estaria disponível porque ainda há muitas etapas burocráticas, de financiamento da pesquisa, difíceis de prever. Nossa programação é que, a partir do início do ensaio em macacos, de dois a três anos, podemos começar a fazer teste em humanos. O primeiro teste em humanos é o de imunogenicidade, no qual verificamos se a vacina induz a resposta imune, como fizemos com camundongos e macacos. É uma etapa importante para ver se a vacina realmente protege. Provavelmente, o que vai acontecer é que as vacinas do HIV não vão ter eficácia de 100%. Com muita sorte, daqui a 5 a 10 anos, uma dessas vacinas derivadas da vacina mais promissora pode dar certo. E, mesmo que haja o sucesso de uma vacina, a pesquisa para outras continuará sendo importante.

sábado, 16 de agosto de 2014

Arte urbana e patrimônio cultural é tema de debates em Olinda


Acontece na próxima segunda-feira (18), no Palácio dos Governadores, atual sede da Prefeitura de Olinda, o Seminário Arte Urbana e Patrimônio: Convivências e Desafios. O evento, que será realizado no horário das 14h às 21h, faz parte da VII Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, realizada pela FUNDARPE, no período de 18 a 22 de agosto.

Segundo a secretária-executiva de Cultura de Olinda, Clarisse Andrade, o seminário servirá para ampliar o debate sobre o que é ou não permitido à arte urbana, dentro do Sítio Histórico da cidade. “O seminário surgiu de uma demanda de artistas de arte urbana de Olinda, em fomentar um debate sobre o grafite dentro do contexto de cidades históricas, que tipo de material usar, se há regulamentação e se ele descaracteriza o casario. Hoje Pernambuco exporta artistas de arte urbana para o mundo e promover essa discussão entre os artistas e os moradores é muito importante”, disse.

Na ocasião serão realizadas palestras relativas ao tema. A iniciativa, que é uma realização da Secretaria de Patrimônio e Cultura de Olinda e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), é aberta ao público interessado.

A Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco é um evento que acontece desde 2008 e seu objetivo é comemorar o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, celebrado em 17 de agosto. Durante a semana, em diferentes locais do estado, serão realizadas palestras, debates, oficinas, ações educativas exposições, entre outras atividades. A sétima edição do evento fará uma homenagem ao poeta, escritor e dramaturgo Ariano Suassuna e abordará como tema “Patrimônio Cultural: Limites, Caminhos e Inovações”.

Seminário Arte Urbana e Patrimônio: convivências e desafios

Tema: Arte Urbana e Patrimônio: convivências e desafios
Local: Auditório do Palácio dos Governadores. Rua de São Bento, n° 123, no Varadouro.
Horário: das 14h às 21h

PROGRAMAÇÃO

Mesa 1 (14h às 15h20)
Tema: Conceitos e reflexões da academia e da crítica de arte
Expositores: Raul Córdula; Cristiana Téjo; Oriana Duarte; Sônia Marques.

Mesa 2 (15h30 às 16h50)
Tema: Os artistas, pensamentos e estratégias de quem intervém na cidade
Expositores: Bozó Bacamarte; Carbonel; Caju; Luciano Pinheiro.

Mesa 3 (17h30 às 18h50)
Tema: Olinda, cidade das artes? A visão de quem vive, produz e visita a cidade
Expositores: SODECA; Casa do Cachorro Preto; Lago Escola de Arte.

Mesa 4 (19h às 20h20)
Tema: A gestão da Cidade Patrimônio e os desafios da arte urbana
Expositores: IPHAN – Philipe Razeira; PMO – Patrícia Pedroza; Fundarpe – Luciana Padilha (Coordenadora de Artes Visuais).

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

OPORTUNIDADE: até domingo inscrições para cursos de línguas


A Secretaria de Educação e Esportes do Estado abriu seleção para o ingresso nos cursos de línguas inglesa e espanhola, no âmbito do Programa Ganhe o Mundo. São 25 mil vagas: 18.250 vagas para Língua Inglesa e 6.750 vagas para o curso de Língua Espanhola. As aulas serão realizadas nas escolas da rede estadual, cuja relação está disponível no edital da seleção.

Podem participar estudantes da rede estadual que estão cursando o primeiro ano do ensino médio em 2014, regularmente matriculados e enturmados no SIEPE em escolas do ensino médio regular, semi-integral, integral ou médio integral integrado à educação profissional, indígena, Colégio da Polícia Militar e Escola de Aplicação do Recife. O estudante só poderá se inscrever em um único curso, optando por uma das línguas.

As inscrições seguem até o próximo domingo (17). Não serão aceitas inscrições por outra via não prevista no edital da seleção, excetuando os alunos matriculados no Colégio da Polícia Militar, na Escola de Aplicação do Recife e escolas indígenas. Estudantes dessas unidades preenchem formulário de inscrição, que deve ser entregue pessoalmente pelo gestor escolar, no primeiro dia após o fim das inscrições, à Coordenação dos Cursos de Línguas do PGM, localizado na sede da Secretaria de Educação e Esportes, Avenida Afonso Olindense, 1.513, bloco D, Recife.

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Olinda exibe ações ambientais na Green Expo 2014


A Secretaria de Meio Ambiente de Olinda está participando da 1ª Green Expo, feira e fórum de soluções para o meio ambiente, reciclagem, limpeza pública e gestão de resíduos, que acontece desde terça-feira (12) e vai até amanhã (15), no pavilhão interno do Centro de Convenções, sempre das 15h às 21h.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Olinda, Roberval Véras, “é uma honra a Prefeitura de Olinda ser convidada para participar da feira e expor ao público as atividades que oferecemos no Centro de Educação Ambiental, como a biblioteca interativa, oficina de papel reciclado e composteira. Também é uma ótima oportunidade para divulgarmos informações sobre a Reserva de Floresta Urbana “Mata do Passarinho”, além da lei que regula o lixo urbano e o manejo de resíduos sólidos no município”, esclarece.

Green Expo 2014 - É a primeira feira na Região Nordeste, focada em toda a complexidade do setor ambiental. O evento ainda promoverá um fórum integrado e palestras técnicas apresentadas por expositores, além de reunir os mais importantes fornecedores de equipamentos, inovações, tecnologias, sistemas e soluções integradas para os mercados de reciclagem, meio ambiente, limpeza pública e gestão de resíduos sólidos, líquidos, construções e demais aplicações.

O visitante pode conferir a exposição de fabricantes de máquinas, equipamentos e serviços relacionados a gestão ambiental, centros de tratamentos de resíduos, soluções em softwares e hardwares, coleta seletiva, reciclagem, incineradoras e compostagem, cooperativas de recicladores, instituições financeiras, soluções em energias alternativas e renováveis, bem como equipamentos de proteção e segurança.

Ao total são 60 expositores, mais de 150 marcas envolvidas e a expectativa de 6 mil visitantes nos quatro dias do evento. A entrada é gratuita e é destinada a profissionais de indústrias, do poder público, engenheiros ambientais, técnicos, organizações não-governamentais, centrais de catadores e demais interessados.

Fóruns na Green Expo 2014

Política Nacional de Resíduos Sólidos;
Cases Ambientais de Prefeituras da Região Nordeste;
Legislação e Autorizações Para Implementação de Aterros;
O Que Se Faz Lá Fora Que Pode Ser Feito Na Região Nordeste;
Modelo De Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos;
Resíduos de Serviço de Saúde;
Reciclagem – Panorama Atual e Uma Visão Futura.

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Candidato a presidência, Eduardo Campos, morre em acidente aéreo


O candidato à Presidência da República Eduardo Campos (PSB), de 49 anos, morreu em um acidente aéreo na manhã desta quarta-feira na cidade de Santos, no litoral de São Paulo. Ainda não há informações sobre o estado de saúde dos demais tripulantes.

Ex-governador de Pernambuco, ele morreu no mesmo dia do seu avô, Miguel Arraes, morto há nove anos no Recife. Presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Campos era economista pela Universidade Federal de Pernambuco, foi deputado estadual, deputado federal e ministro de Ciência e Tecnologia no governo Lula. Deixa a mulher, Renata, e cinco filhos.

A candidata a vice na chapa, Marina Silva, e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), seguiram para Santos.

Acidente – O jato Cessna 560XL (prefixo PR-AFA), da empresa paulista AF Andrade Emprrendimentos e Participações, decolou do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, às 9h21, com destino ao aeroporto de Guarujá (SP). Quando a aeronave se preparava para o pouso, arremeteu devido ao mau tempo. Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com o jato. A Aeronáutica já iniciou as investigações sobre as causas do acidente.

As informações preliminares são que a aeronave transportava cinco passageiros – Eduardo Campos e seus assessores de campanha – e dois pilotos. A queda ocorreu por volta das 10h. A poucos metros do local do acidente funcionam uma escola infantil e uma academia de ginástica.

Viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Polícia Militar e dos bombeiros estão no local e trabalham no socorro.

Leia a íntegra da nota da Aeronáutica:

O Comando da Aeronáutica informa que nesta quarta-feira (13/08), por volta das 10h, uma aeronave Cessna 560XL, prefixo PR-AFA, caiu na cidade de Santos, no litoral de São Paulo. A aeronave decolou do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao aeroporto de Guarujá (SP). Quando se preparava para pouso, o avião arremeteu devido ao mau tempo. Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com a aeronave. A Aeronáutica já iniciou as investigações para apurar os fatores que possam ter contribuído para o acidente.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Ator Robin Williams morre aos 63 anos

Robin em cena do filme "Amor além da vida". Foto: Universal/Divulgação

O ator e comediante norte-americano Robin Williams - premiado com um Oscar de coadjuvante por Gênio indomável - morreu aos 63 anos nesta segunda-feira. A principal suspeita é de suicídio por asfixia, de acordo com a polícia do condado de Marin, na Califórnia, Estados Unidos. Recentemente, ele foi internado em uma clínica de reabilitação, para se recuperar do alcoolismo.

De acordo com o jornal norte-americano The Hollywood Reporter, o serviço de emergência foi contatado por volta das 11h55 desta segunda-feira, para informar que um homem foi encontrado inconsciente e sem respirar na residência onde morava com a esposa, em Tiburon, na Califórnia. Ele foi declarado morto às 12h02 (16h02 no Recife).

As investigações sobre a causa e as circunstâncias da morte estão em andamento. O exame pericial está marcado para esta terça-feira (12). Testes toxicológicos ainda devem ser realizados posteriormente.

"Nesta manhã, eu perdi meu marido e melhor amigo, enquanto o mundo perdeu um dos mais amados artistas e belos seres humanos. Eu estou profundamente inconsolável. Em nome da família de Robin, pedimos privacidade neste momento de profundo sofrimento. Como ele lembrava, nossa esperança é que o foco não seja a morte de Robin, mas os incontáveis momentos de felicidade e risos que ele proporcionou a milhões", disse, ao jornal, a esposa de Robin, Susan Schneider.

Williams participou de 62 longas-metragens, em 37 anos de carreira, com destaque para Bom dia, Vietnã (1987), Sociedade dos poetas mortos (1989), Uma babá quase perfeita (1993), Jumanji (1995), Gênio indomável (1997) e Patch Adams (1998). Ele também foi um dos primeiros atores consagrados de Hollywood a emprestar a voz a um personagem de animação. O Gênio da lâmpada, em Aladdin (1992), foi o mais famoso e lhe rendeu um Globo de Ouro especial. Mais recentemente, ele havia dublado o pinguim Lovelace, em HappyFeet (2005).

Ele estava envolvido em mais três produções inéditas: O que fazer?, com Mila Kunis e Peter Dinklage; Uma noite no museu 3, com Ben Stiller; e Uma nova chance para amar, com Annette Bening e Ed Harris. Todos estão concluídos, mas ainda não têm data de estreia. O último filme com Williams a ser exibido nos cinemas do Brasil foi O casamento do ano, com Robert De Niro e Diane Keaton, no ano passado.

Investigações

Em um comunicado, a Polícia de Marin County, na Califórnia (sudeste dos Estados Unidos), explicou que um "sujeito masculino foi declarado morto às 12h02, identificado como Robin McLaurin Williams, 63 anos, residente em Tiburon, na Califórnia" e que a causa suspeita da morte seria "um suicídio por asfixia".

Uma investigação está "em andamento sobre as causas e as circunstâncias da morte", indica o comunicado da polícia, acrescentando que o comediante tinha sido visto com vida pela última vez em sua casa, onde vivia com a esposa, no domingo "por volta das 22h".

Choque

A agente do ator disse que Robin lutava contra a depressão. "Robin Williams faleceu esta manhã. Ele tem lutado contra a depressão", afirmou Mara Buxbaum, em uma declaração. "Essa é uma trágica e repentina perda. A família pede, respeitosamente, por sua privacidade, enquanto eles vivem seu luto nesse momento muito difícil", acrescentou.

O lendário diretor de cinema Steven Spielberg, um amigo muito próximo do ator, prestou-lhe homenagem. "Robin era uma tempestade de gênio cômico, e nosso riso era o trovão que o alimentava", declarou Spielberg, citado pela revista "Variety". "Ele era um companheiro, e não posso acreditar que ele se foi", lamentou Spielberg.

Polêmica

Robin Williams também se envolveu em uma polêmica com a escolha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Pouco tempo depois do anúncio oficial, em 2009 - ao consagrado programa Late Show, apresentado por David Letterman - Williams disse que Rio havia vencido a disputa graças a "50 strippers e meio quilo de pó".
Na época, o comentário causou revolta no Comitê Olímpico do Brasil. O país venceu a disputa, em reunião em Copenhague, na Dinamarca. Além de Chicago (cidade de Williams), Rio derrotou Madri e Tóquio para ficar com os Jogos Olímpicos de 2016.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Olinda sedia encontro de formação do Projeto Paralapracá



Olinda sediará o V Encontro de Formação e II Formação Itinerante do Projeto Paralapracá, que possui o parceria com Instituto C&A e é realizado em vários municípios do país. Trata-se de um trabalho desenvolvido com as crianças da Educação Infantil de 0 a 5 anos dos municípios participantes que tem como um dos principais objetivos estimular o aprendizado através do lúdico. A Formação inicia nesta segunda-feira (11) em evento realizado às 14h no Hotel Sete Colinas tendo duração até a sexta (15) e conta com uma programação recheada de eventos com autoridades e convidados especiais.

Na programação, estão inclusas visitas a cidade Patrimônio Cultural da Humanidade, a unidades de ensino de Olinda e formações para os representantes de todos os municípios contemplados com o projeto: Olinda (PE), Jaboatão dos Guararapes (PE), Maceió (AL), Natal (RN), Maracanaú (CE) e Camaçari (BA).

O momento mais aguardado acontecerá no terceiro dia do evento, quando o município receberá todos os prefeitos das cidades contempladas com o Paralapracá, no Palácio dos Governadores, juntamente às autoridades locais convidadas e aos gestores, coordenadores e diretores de Olinda. A Carroça do Encantado inicia a solenidade com uma apresentação cultural. No período da tarde, duas pesquisadoras e professoras de Reggio Emilia, cidade da Itália, Paula Strozzi e Vanna Levrini, atuantes no Centro Internacional Loris Malaguzzi, cujos princípios trabalhados com a Educação Infantil foram adotados pelo projeto, estarão presentes para fornecer uma formação e conhecer a aplicação do projeto em Olinda. À noite, haverá encerramento do dia solene com um sarau musical. A Banda Sinfônica do Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO), da rede municipal, participa com apresentação no Convento de São Francisco.

O penúltimo dia de formação do projeto conta, ainda, com uma solenidade na Câmara Municipal dos Vereadores onde haverá uma homenagem ao Instituto C&A pela iniciativa e trabalho desenvolvido com o Paralapracá.

A Formação vai até a sexta-feira (15), encerrando no Hotel 7 Colinas.

Paralapracá

Olinda é município contemplado com o projeto desde 2013, completando um ano de atividades no mês de setembro. O trabalho do projeto ocorre em dois eixos: a formação do professor, que acontece por intermédio dos coordenadores pedagógicos, multiplicadores do conhecimento com os professores, e a distribuição do material técnico para os professores e materiais que os alunos utilizam em sala de aula como brinquedos, fantoches, máscaras, óculos, livros de histórias, com a intenção de, através do lúdico, estimular o aprendizado. Trinta espaços de Educação Infantil da rede municipal são contemplados com o projeto. O município realiza, também, periodicamente, formações internas com todos os profissionais de Educação Infantil da rede. Através do projeto, uma comissão de todos os municípios participantes fez uma viagem, em 2013, a Reggio Emilia, na Itália, para conhecer alguns conceitos desenvolvidos no trabalho com a Educação Infantil de lá, uma vez que o projeto se apoia em alguns de seus princípios adotados. De Olinda, estiveram presentes, na visita, o prefeito, Renildo Calheiros, a secretária de Educação, Márcia Souto, e a diretora de Ensino, Edileuza Gomes.

Centro Internacional Loris Malaguzzi 

O evento conta com a presença de Paula Strozzi e Vanna Levrini, pedagoga e professora, respectivamente, do Centro Internacional Loris Malaguzzi, situado em Reggio Emilia, cidade da Itália. O Centro é referência em Educação Infantil. Foi criado em 1994 por iniciativa de Loris Malaguzzi com o objetivo principal de promover o intercâmbio internacional de educação e cultura. Desta forma, a instituição já dialogou com milhares de profissionais de trinta e dois países, tanto das unidades de ensino de sua cidade sede, Reggio Emilia, como em todo o mundo, fundamentando seu trabalho nos direitos e potencialidades das crianças.

Serviço

O quê: V Encontro de Formação e II Formação Itinerante do Projeto Paralapracá

Onde: Hotel 7 Colinas, Palácio dos Governadores, Câmara dos Vereadores, Convento de São Francisco (ver programação)

Quando: 11 a 15 de agosto

Programação

11/08 – Segunda-feira

Local: Salão Marins – Hotel 7 Colinas
14h Abertura Cultural
15h30 Painel: Experiências Educacionais Inspiradoras de Olinda

12/08 – Terça-feira

Local: Salão Marins – Hotel 7 Colinas
8h Monitoramento e ações de EAD. Fabíola Bastos e Lilian Galvão
14h Visita às Creches
16h30 Paisagem Cultural: Visita ao Sítio Histórico de Olinda

13/08 – Quarta-feira

Local: Palácio dos Governadores – Prefeitura Municipal de Olinda
8h30 Apresentação cultural
9h30 Abertura Solene
10h às 11h Intercâmbio de experiências: Impacto da visita em Reggio Emilia nas ações municipais
11h Dialogo com pedagogista Reggio Emilia/Itália
Tema: Educação infantil como responsabilidade e direito de todos
Sra. Paula Strozzi, pedagogista do Centro Internacional Loris Malaguzzi e Sra. Vanna Levrini, professora da Escola Centro Internacional Loris Malaguzzi

Local: Salão Centenário – Hotel 7 Colinas
14h às 17h30 Diálogo com pedagogista Reggio Emilia/Itália

Local: Convento de São Francisco
17h30 Sarau Musical – Orquestra Sinfônica do CEMO

14/08 – Quinta-feira

Local: Salão Centenário – Hotel 7 Colinas
8h30 Diálogo com pedagogista Reggio Emilia/Itália
Tema: Como o ambiente expressa o direito e a potencialidade da criança
Sra. Paula Strozzi, pedagogista do Centro Internacional Loris Malaguzzi e Sra. Vanna Levrini, professora da Escola Centro Internacional Loris Malaguzzi

Local: Câmara Municipal de Olinda
19h Reunião Solene na Câmara dos Vereadores de Olinda

15/08 – Sexta-feira

Local: Salão Marins – Hotel 7 Colinas
8h30 Diálogo com pedagogista Reggio Emilia/Itália
Tema: Como o ambiente expressa o direito e a potencialidade da criança
14h Alinhamentos para desenvolvimento do projeto nos municípios – Mônica Sâmia

domingo, 10 de agosto de 2014

FELIZ DIA DOS PAIS


Todo o amor que tenho por você, pai, neste dia posso te mostrar. Você sempre foi meu companheiro e meu herói. Você sabe que eu sempre estarei com você em todos os momentos, porque só nós sabemos o quão maravilhosa é nossa amizade. E eu quero te dizer que você é o alicerce da minha vida, a minha direção e meu guia. Você é a luz do meu caminho, pai!
Que Deus possa te abençoar em todos os dias, não só no dia dos pais. Você merece tudo isso e muito mais.

Te amo!

sábado, 9 de agosto de 2014

Secretaria de Educação realiza formação para a melhoria do manuseio da merenda escolar

No evento, cerca de 300 auxiliares receberam orientações de boas práticas de manuseio de alimentos para contribuição na entrega das merendas escolares.
Foto: Luiz Fabiano/Pref.Olinda

Finalizou na terça-feira (5) uma formação para os  contratados no Ação Educativa, que são os cargos que auxiliam no serviço escolar. O evento contou com o treinamento da nutricionista Ana Karla Paiva da empresa Ciência e Natureza. Cerca de 300 auxiliares receberam orientações de boas práticas de manuseio de alimentos para contribuição na entrega das merendas escolares. A ação foi organizada pelo Departamento de Planejamento e Alimentação Escolar e teve a proposta de atualizar as funcionárias antigas e preparar as que estão chegando, através da última Seleção Simplificada realizada pela Prefeitura de Olinda, para questões fundamentais para o manuseio da alimentação dos alunos como vestimenta e riscos de contaminação.

O evento contou com palestras, dinâmicas e exibição de vídeos para ajudar na construção do conhecimento. Entre os temas abordados, estão a temperatura dos alimentos, a eliminação de microrganismos, as doenças construídas através de alimentos contaminados (DTA) e seus sintomas e materiais de proteção individual.

“Nosso objetivo foi formá-las e atualizá-las de acordo com as boas práticas orientadas pela Vigilância Sanitária. Então, nós trabalhamos questões específicas de como agir na cozinha e como receber a merenda. Foi muito proveitoso porque foi um momento onde elas puderam tirar as dúvidas do cotidiano”, explica a nutricionista Ana Karla Paiva.

A secretária de Educação, Márcia Souto, fez o encerramento da Formação. “Fiz questão de passar aqui, hoje e dar as boas vindas a vocês. Gostaria de parabenizar às selecionadas e dizer que é muito importante o trabalho de vocês. Nós pensamos a escola como uma construção coletiva, então nós sabemos que o seu funcionamento é um conjunto integrado juntamente ao gestor e o coordenador pedagógico. Então é fundamental o papel da formação porque a escola requer um trabalho específico por lidarmos com crianças. É um espaço que precisa da colaboração de todos. A partir do momento em que vocês entram na escola, estão contribuindo para o processo evolutivo de aprendizagem de uma criança. Vocês são as melhores que temos para desenvolver esse processo. Desejo sucesso no trabalho!”, diz ela.

A funcionária da escola Santa Bárbara aprova a iniciativa. “Foi tudo bem educativo e didático. Vai ajudar muito no meu trabalho ter recebido essas noções de alimentação e cuidados com o cozimento”, diz ela. “Foi muito bom, achei importante poder apresentar minhas dúvidas e opiniões. Aqui, pudemos aprender sobre como manipular o alimento, a questão da assepsia, ajudou a ter uma nova visão e consciência do que é trabalhar com amor e carinho”, foi o que disse Vera Lúcia Gonzaga, funcionária da creche Emanuel.

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Prefeitura e Compesa iniciam monitoramento da rede de esgoto em Olinda


Numa reunião, na manhã da última sexta-feira (01), Prefeitura de Olinda e Compesa firmaram uma importante parceria para a Marin dos Caetés. O objetivo é fazer um monitoramento permanente na rede coletora do município, evitando assim alagamentos e problemas estruturais nos maiores corredores viários da cidade. A iniciativa recebe o reforço da Secretaria de Controle Urbano de Olinda, das vigilâncias Ambiental e Sanitária, além da Foz do Brasil – empresa que cuida da manutenção no sistema de saneamento na região Metropolitana do Recife (RMR).

Técnicos da Secretaria de Serviços Públicos e da Compesa realizaram um estudo que identificou os principais problemas na rede coletora da Avenida Getúlio Vargas. São situações que vão desde o assoreamento das galerias até o seu completo entupimento, passando pelas ligações clandestinas e a inexistência de caixas de gordura em bares e restaurantes, por exemplo.

“Vamos fazer a limpeza das galerias da Avenida Getúlio Vargas, enquanto técnicos da Secretaria de Serviços Públicos farão o rebaixamento do meio fio, para que a água possa escoar diretamente para a galeria”, comentou o representante da Compesa, Valdir Albuquerque.

Durante este processo, agentes da Secretaria de Controle Urbano, das vigilâncias Ambiental e Sanitária de Olinda, juntamente a Foz, iniciarão uma ação educativa e de conscientização com os donos de estabelecimentos comerciais da via. A ideia é orientá-los para a construção de caixas de gordura e a correta ligação do sistema de esgoto do estabelecimento ao sistema de saneamento da rua.

“Essas caixas de gordura são extremamente importantes, pois a gordura proveniente da preparação de alimentos entope as galerias e faz com que o esgoto retorne para os imóveis ou mesmo a água das chuvas não possam escoar em períodos de inverno”, disse o secretário de Serviços Públicos, Manoel Sátiro.

O trabalho realizado ao longo da Avenida Getúlio Vargas é um piloto e tem início já neste mês de agosto. O objetivo é levá-lo a outros importantes corredores viários de Olinda como as avenidas Carlos de Lima Cavalcante e Presidente Kennedy. “Com isso, a cidade só tem a ganhar, pois melhora a vida da população e a economia do município, uma vez que ação também valoriza os estabelecimentos comerciais”, finalizou Sátiro.

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

II Congresso Municipal de Educação é iniciado em Olinda

O congresso teve como tema Desafios e possibilidades do(a) educador(a) no processo de construção de uma escola para todos(as).
Foto: Luiz Fabiano/Pref.Olinda

Ocorreu na manhã da última segunda-feira (4) a abertura oficial do II Congresso Municipal de Educação de Olinda. Cerca de 500 docentes da rede, atuantes do horário da manhã, estiveram presentes no evento que está sendo promovido pela Prefeitura de Olinda por intermédio da Secretaria de Educação. Compuseram a mesa de abertura a secretária de Educação, Márcia Souto, o secretário de Patrimônio e Cultura, Lucilo Varejão, a secretária executiva de Assistência Social, Vera Ferreira, a secretária executiva de políticas e programas educacionais, Edineide Cesar, Ana Cristina Fonseca, coordenadora da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, Patrícia Coruso, presidente do Conselho Municipal de Educação e Wildson Cruz, presidente do Sindicato dos Professores.

Após a execução do Hino Nacional, os componentes da mesa cumprimentaram os presentes e fizeram pronunciamentos. Ana Cristina Fonseca relembrou a construção da sua ligação com a Educação de Olinda. “Aqui, fiz parte de minha formação, com esses professores, desenvolvi minha pesquisa de mestrado. É, sempre, bom estar entre vocês, novamente. Desejo que aproveitem este momento”, diz ela. Wildson Cruz cumprimentou os colegas pelo ano de lutas e avanços. “Gostaria de iniciar dizendo que obtivemos conquistas como a aprovação do artigo 16 e o reajuste dos gestores. Eventos como esse nós apoiamos, contamos com a colaboração de todos vocês durante a luta na sala de aula no enfrentamento dos desafios constantes”, diz ele. Lucilo Varejão destacou a importância do Congresso. “Congressos, são sempre enriquecedores para o nosso currículo e para a construção de uma educação de qualidade”, diz ele. Vera Ferreira fez comentários acerca do tema escolhido para a formação, Desafios e possibilidades do(a) educador(a) no processo de construção de uma escola para todos(as). “Esse tema tem haver com o dia a dia de vocês, portanto, este é um momento ímpar para a construção dos saberes. Que possa render frutos para o trabalho de vocês. Bom congresso!”, diz ela.

Nos momentos finais da abertura oficial, a secretária de Educação, Márcia Souto, destaca o processo de Formação Continuada, desenvolvido pelo município, no qual o Congresso está incluído. “É com muita alegria que abrimos este congresso que faz parte de uma conquista no nosso processo de formação. Gostaríamos de realçar que, atualmente, cem por cento dos nossos professores são concursados. Cientes do papel importante que esse profissional tem na formação da sociedade, nosso objetivo é investir de modo que ele continue a contribuir para a transformação da história do nosso país. Nós sabemos que é fundamental a mudança na educação para garantir o futuro do nosso país”, explica ela que, ainda, relembrou outros momentos de formação da rede como a abertura do ano letivo, o PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), o Paralapracá e as formações para gestores, coordenadores, técnicos inclusive atuantes no âmbito étnico racial. “Em setembro, teremos outras formações. Não tenho dúvidas de que este congresso terá muito êxito”, finaliza.

A pesquisadora em desenvolvimento humano, com formação em neurociências, psicologia, antropologia e música, Elvira Souza Lima foi quem abriu os trabalhos deste primeiro dia de Congresso. Sob o tema Currículo, aprendizagem, gestão e o direito à educação, Elvira Lima afirma que o cérebro humano é capaz de aprender muitas coisas mas os conhecimentos de escola só podem ser aprendidos através do professor. “Se o cérebro pode aprender com a tecnologia, essa aprendizagem não se equivale ao aprendizado com o professor porque fomos criados para nos comunicar face a face. Formação é fundamental, parabéns à Prefeitura pela iniciativa”, diz ela.

A palestrante aproveitou a oportunidade para deixar parte de sua bibliografia disponível à venda para os professores, dentre eles: Quando a criança não aprende a ler e a escrever, Neurociência e aprendizagem, Dimensões da linguagem e Currículo, cultura e conhecimento.

A professora da escola Pro Menor, Alcione Medeiros, comenta a expectativa para o segundo dia de Congresso. “O primeiro congresso que ocorreu no ano passado foi muito bom, contribuiu bastante para a minha prática de sala de aula. Estou curiosa pelas contribuições que os palestrantes de amanhã farão para a nossa realidade”, diz ela.

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Secretaria de Educação realiza mais uma reunião com Dirigentes da Rede Municipal de Ensino


Na manhã da última quarta-feira (30), a equipe executiva da Secretaria de Educação de Olinda realizou mais uma Reunião Ordinária com Dirigentes da Rede Municipal de Ensino. A reunião aconteceu no auditório da sede da Educação que fica na rua 15 de Novembro e contou com a participação de mais de cem gestores juntamente à equipe técnica pedagógica e de gestão. A proposta da ação é discutir o calendário pedagógico e esclarecer dúvidas.

A secretária de Educação, Márcia Souto, fez a abertura da reunião dando as boas vindas aos gestores. “Queremos aproveitar a presença de todos vocês para compartilhar esse período de conquistas que é fruto do esforço e da dedicação de vocês. Por isso, é importante darmos destaque ao trabalho do diretor que, com certeza, traz fluidez a todo o processo desenvolvido na Educação”, diz ela. A secretária se referiu a mudanças na estrutura relacionada à troca do mobiliário escolar, ao reajuste de 40% na gratificação dos gestores e a sugestões de alterações no fardamento que foram acatadas pela Secretaria. “Nossa intenção é melhorar o fardamento de acordo com as necessidades e a realidade dos nossos estudantes”, explica a secretária.

Um momento de grande destaque e manifestação dos nossos gestores foi o anúncio de aquisição de internet 3G para todos os diretores junto com um HD externo para cada escola, o que facilitará o arquivamento de dados e a realização de pesquisas. A secretária foi amplamente aplaudida por essas conquistas. Foram anunciadas, para até o final do ano, novas eleições para diretores e um aumento na carga horária do curso de formação deles, que passa a ser de quarenta horas. O curso trata de questões específicas a exemplo de gestão financeira, programas e projeto pedagógico.

A secretária executiva de Políticas e Programas Educacionais, Edineide Cesar, tomou a palavra para desenvolver pontos específicos do II Congresso Municipal de Educação, que está acontecendo no Centro de Convenções, e que desenvolve o tema Desafios e possibilidades do(a) educador(a) no processo de construção de uma escola para todos(as). “O Congresso dá continuidade ao trabalho da nossa proposta de uma escola democrática e inclusiva”, diz ela. Também, anunciou data de reunião para planejamento pedagógico. Josiane Sandes, diretora de Programas e Projetos de Educacionais parabenizou os gestores pelas conquistas e pontuou o recebimento dos recursos nas escolas, também a primeira parcela do programa governamental Mais Cultura. “Parabéns por essa criação de linha direta de acesso com a gestão. Fazer educação é tratar da vida das pessoas”, diz ela.

O secretário executivo de gestão, André Cândido, aproveitou a oportunidade para fazer alguns esclarecimentos para o funcionamento estrutural. “É importante que conseguimos vencer alguns percalços. Continuaremos trabalhando para atender às necessidades de todas as nossas unidades”, diz ele. A diretora de Ensino, Edileuza Gomes, destacou a importância da Formação Continuada para os professores e pontos do calendário municipal de formações. “Nós trabalhamos, hoje com duas frentes: os congressos e as formações continuadas específicas por área de conhecimento. É fundamental que aproveitemos, ao máximo, esses momentos e levemos os conhecimentos adquiridos para a sala de aula”, diz a diretora.

Ao final da reunião, a representante do Fórum de gestores, Maria Fabiana da Silva, faz pronunciamento de agradecimento a todos os gestores pelas vitórias alcançadas. A diretora da Escola Dona Brites de Albuquerque, Mabel Queiroz, faz uma avaliação positiva da reunião. “É um momento para nos atualizarmos sobre as novidades ou mudanças que a rede traz e para que possamos trocar informações entre gestores fortalecendo, assim, o nosso vínculo com a gestão. Com informação, com certeza, desenvolvemos melhor o nosso trabalho”, explica ela.