Páginas

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Convênio amplia tratamento domiciliar aos pacientes em Olinda

Tereza Miranda e Anchieta Lima conversaram sobre a parceria. Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

A secretária de Saúde de Olinda, Tereza Miranda, recebeu na manhã do dia 13, a visita do coordenador da Unidade dos Cuidados Paliativos do Hospital Oswaldo Cruz, Anchieta Lima. O objetivo do encontro, que aconteceu na sede da Secretaria, situada na rua do Sol,  no Carmo, foi para formalizar uma parceria no intuito de cuidar, em domicílio,  dos pacientes fora de cura, que estiveram internados na unidade de saúde.

Agora, juntamente com a equipe do Serviço de Atendimento Domiciliar da Secretaria, os profissionais dessa coordenação poderão continuar essas visitas domiciliares, já realizadas, por ambas instituições.

A secretária Tereza Miranda, destacou a importância da parceria. “Vamos informar aos agentes de saúde sobre a parceria para acompanhamento evolutivo juntamente com a equipe do Oswaldo Cruz”, comemorou.

Para Anchieta Lima, a visita estreita cada vez mais esse trabalho já desenvolvido pela equipe do Oswaldo Cruz na cidade. “É importante essa troca de informações com a Saúde de Olinda, assim poderemos melhorar a qualidade do atendimento e acompanhar mais de perto o paciente”, disse, acrescentando que esse trabalho só é possível com a participação de um cuidador da família do paciente.

domingo, 29 de junho de 2014

Ficha Suja: 6,6 mil ameaçados de não disputar eleições 2014



O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Antonio Dias Toffoli, recebeu na última terça-feira (24), uma lista com 6,6 mil nomes de gestores públicos que tiveram contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A lista foi entregue pelo presidente do TCU, ministro Augusto Nardes, destacando que as irregularidades apontadas podem levar à inelegibilidade.

A lista não é declaração de inelegibilidade mas, segundo Nardes, tem sido usada como principal recurso para os tribunais eleitorais negarem o registro de candidatos, com base na Lei da Ficha Limpa.

“Além do fato de ficar oito anos fora das eleições, eles têm [de pagar] as multas que nós temos aplicado. Há casos de gestores que têm que assumir a responsabilidade com seu patrimônio pessoal, além de funcionários públicos que são demitidos, como há centenas de casos recentes”, disse o ministro.

As pessoas que constam da lista podem sofrer impugnação de eventuais candidaturas por iniciativa do juiz eleitoral, ou solicitadas por partidos políticos, Ministério Público Eleitoral, coligações ou candidatos.

Entre os citados na relação do tribunal estão funcionários públicos que ocupam cargos de menor responsabilidade, até ministros e governadores. Eles poderão ter os nomes excluídos da lista caso consigam decisão judicial ou liminar nesse sentido. A impugnação das candidaturas depende, em última instância, da Justiça Eleitoral.

A unidade federativa com mais nomes listados é o Distrito Federal, que tem 729 gestores apontados como responsáveis por contas irregulares. Em seguida está o Maranhão, com 513 nomes e São Paulo, com 485. Roraima é o estado com menos gestores apontados na lista, com 97 nomes.

Os relacionados na lista do TCU cometeram as chamadas irregularidades insanáveis nos últimos oito anos, e tiveram negados todos os recursos possíveis no âmbito do Tribunal de Contas da União. O pagamento do débito ou da multa imposta como punição pelo TCU não implica retirada do nome do gestor da lista.

É dever dos tribunais de contas encaminharem as listas até o dia 5 de julho do ano eleitoral à Justiça Eleitoral. Os tribunais nos estados também estão fazendo isso e têm recebido orientação do TCU para disponibilizarem os nomes dos gestores citados na internet. Liberada para o público, a relação será constantemente atualizada até fim do ano. Dessa forma, pessoas citadas que conseguirem liminares na Justiça podem ter os nomes retirados e outras, cujos recursos forem se esgotando, poderão ser acrescidas.




Fonte: Agência Brasil

sábado, 28 de junho de 2014

Brasil e Chile duelam no Mineirão por uma vaga nas quartas de final da Copa

Felipão precisará trabalhar o lado psicológico dos jogadores para a partida
Foto: Jefferson Botega / Agencia RBS

Há o discurso oficial e o do vestiário. O oficial é de que ninguém se importa com provocações. Melhor deixar os cartolas responderem. O negócio é respeitar os adversário, que é bom e se movimenta muito e tem ótimo técnico e exibe craques europeus e por aí vai.

Mas uma vírgula traiu Thiago Silva, e nesta vírgula se desnudou o ambiente tenso no qual será possível cortar o ar em fatias no Mineirão, quando Brasil e Chile entrarem em campo para decidir quem passa às quartas da Copa.

Eraldo Leite, da Rádio Globo, quis saber do capitão sobre a entrevista de Alexis Sanchez acerca da arbitragem. Ouvi o que disse o jogador do Barcelona, na véspera.

Um resumo: o Chile veio para "fazer história" e teme "a arbitragem localista". Anote esta expressão — "fazer história". Thiago disse que não considerava aquilo uma provocação, e sim a confiança de um jogador em seu time. Assim como ele acreditava na Seleção:

— Não estou aqui para responder ninguém...

Então surgiu a vírgula traiçoeira:

— Mas se ele vem para fazer história, eu também vim. A gente tem respeito pelo adversário. Se eles (os chilenos) têm ou não, aí não me cabe falar.

Só que em nenhum momento alguém forneceu esta informação a Thiago, de que Alexis prometera ''fazer história''. A pergunta era sobre a polêmica do apito. Ponto. Lá pelas tantas, ele jurou não acompanhar a cobertura da imprensa, para não perder o foco. Como, então, saber que Sanchez prometera fazer história em cima do Brasil, se a entrevista passou na TV?

Simples: por que ele a ouviu. Atentamente. E também a de Valdívia e do presidente da federação chilena, Sergio Jadue. Os brasileiros estão mordidos não pelas insinuações de favorecimento da arbitragem, cujo argumento é a escolha de Howard Webb. O inglês apitou a final entre Holanda e Espanha em 2010 e dirigiu o jogo no qual o Brasil venceu o Chile por 3 a 0 na África do Sul, também nas oitavas.

— É um desrespeito com os nossos jogadores e com o povo brasileiro. Este expediente de condicionar a arbitragem é velho. Futebol se decide no campo — vociferou a CBF em comunicado oficial, na voz do diretor de comunicação Rodrigo Paiva, quando um jornalista chileno pediu réplica de Felipão para as acusações dos jogadores de seu país.

Felipão e Thiago observaram Paiva sem alterar a fisionomia. Não é a arbitragem o que os irrita, mas a provação de fazer história em cima da desgraça alheia. Na campanha do bi em 1962, a Seleção tirou dos chilenos o direito de disputar uma final em casa, ao vencê-los por 4 a 2 (Garrincha e Vavá, duas vezes cada).

Lá se vão 52 anos, e agora o Chile tem a chance de dar o troco. Você tem alguma dúvida de que será um jogo catimbado, nervoso, de provocações sul-americanas? Felipão, mas que dúvida, incendiará o seu vestiário com as insinuações e alfinetadas chilenas, para além das questões táticas destinadas a vergar o time de Jorge Sampaoli.

Trata-se, agora, de matar ou morrer.

E de como ficar na história.

Os caminhos do Brasil

— Com dores nas costas, David Luiz participou da primeira parte do treino fechado de sexta-feira no Sesc Venda Nova (tático e cobrança de pênaltis), mas foi poupado do rachão, aberto à imprensa. Deve jogar.

— Fernandinho começa. Maicon, no lugar de Daniel Alves, é possibilidade. Ramires em vez de Hulk fica para o segundo tempo. Estes Felipão não confirmou. Só deixou pistas.

— O Brasil teme o lado esquerdo de ataque chileno, com o lateral Mena e o ex-gremista Vargas. Por isso a ideia de Maicon em vez de Daniel Alves. Maicon, de mais força defensiva, bateria com o ótimo Mena, deixando Thiago Silva na cola de Vargas.

— Do outro lado, Marcelo e David Luiz reproduzirão este balanço com Isla e Sanchez. Dependendo de onde vier a artilharia, um zagueiro tem de centralizar, vigiando o miolo da área.

— A marcação de Fernandinho e Luiz Gustavo a Vidal e Aránguiz será de perto.

— A linha de três atrás de Fred (Oscar, Hulk e Neymar) terá de contribuir no primeiro combate aos três zagueiros chilenos.

— Parece balão, mas não é. Thiago Silva e David Luiz farão ligação direta para quem estiver aberto no flanco.

— Na final da Copa das Confederações, a ligação direta ajudou a descompactar as linhas espanholas. O Chile também atua com os setores bem próximos.

— Além da bola aérea por conta da baixa estatura chilena (Felipão elogiou Paulo César Tatu, que com 1m70cm fazia gols pelo Caxias nos anos 70, para jurar que dá para ser baixo e bom pelo alto), o Brasil tem uma jogada ensaiada. Neymar acha Thiago Silva na trave direita. Este cabeceia para o meio da área, buscando quem vem de trás.

COPA DO MUNDO, OITAVAS DE FINAL, 28/06/2014

BRASIL

Julio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Fernandinho, Oscar, Neymar e Hulk; Fred.
Técnico: Luiz Felipe Scolari

CHILE

Bravo; Francisco Silva, Medel e Jara; Isla, Marcelo Díaz, Aránguiz, Vidal e Mena; Vargas e Sanchez.
Técnico: Jorge Sampaoli
Arbitragem: Howard Webb, auxiliado por Michael Mullarkey e Darren Cann

Local: Mineirão, Belo Horizonte, às 13h




Fonte: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Outdoors denunciam o caos em Olinda



Na última terça-feira (24), feriado dedicado a São João, Olinda amanheceu com 11 outdoors, colocados em diversos pontos da cidade, denunciando o caos provocado pela administração do prefeito Renildo Calheiros. As peças mostram obras inacabadas e abandonadas na cidade e que foram motivos de denúncias aos Ministérios Públicos Federal e Estadual, feitas pelo vereador Arlindo Siqueira (PSL).

Os outdoors, mandadas produzir pelo próprio vereador Arlindo Siqueira, trazem as fotos das principais obras inacabadas e, ao lado, de forma destacada, a frase: “Basta! O povo merece respeito.”

quinta-feira, 26 de junho de 2014

EM OLINDA, TUDO ALAGADO

Foto: Jota Neto

As chuvas que vêm caindo desde a madrugada desta quinta-feira (26), foram suficientes para alagar diversos bairros de Olinda. Neste momento, toda a extensão da Avenida Presidente Kennedy, do Giradouro da Avenida Pan Nordestina (Vila Popular) até a entrada do bairro de Águas Compridas, está alagada. Inúmeros trechos da via com trânsito lento.

O grande volume de água deixa dois trechos da rodovia PE-15 com trânsito lento e carros parados: na entrada da Cidade Tabajara e próximo à Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (Facho), em Ouro Preto. A Avenida Pedro Álvares Cabral, de jardim atlântico até Jardim Fragoso, completamente alagada.

A previsão da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), divulgada ontem (25), através do boletim hidrometeorológico, é de chuvas intensas no dia de hoje (26). Nas últimas 24 horas a pluviometria registrada já ultrapassa os 70 milímetros, o que equivale a 25% do esperado para todo este mês de junho.



Fonte: http://www.olindahoje.com.br/

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Copinha de robôs



Amanhã (26), os estudantes do Colégio Santa Emília com idades entre oito e 14 anos participam da 1ª Copinha de Robótica. O torneio faz parte do encerramento do primeiro semestre da Escolinha de Robótica e visa contribuir para a formação das crianças, jovens e adultos, desenvolvendo competências que propiciem a criatividade, a inovação e o desenvolvimento tecnológico dos participantes.

O evento acontece na quadra da Unidade 2, em Olinda, às 9h. A entrada é gratuita. Uma das estratégias apresentadas na competição é a de que os robôs terão que simular uma partida de futebol, levando a bola para o gol adversário.  As equipes vencedoras serão premiadas com um troféu e os participantes receberão medalhas.

Participações - A equipe de Robótica do Colégio Santa Emília já conquistou diversos títulos na área. No ano passado, os alunos que integram o grupo de robótica do Colégio, chamado Positronics, consagrou-se bicampeã na principal categoria – Resgate – nível médio, durante a etapa final da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR 2013), que ocorreu na Universidade de Fortaleza, na capital do Ceará. Com isso, os alunos garantiram uma vaga na RoboCup Junior Mundial 2014, realizada, desta vez, no Brasil, na cidade de João Pessoa. No ano passado, o mundial aconteceu na Holanda.

terça-feira, 24 de junho de 2014

Copa traz turistas a Recife e Olinda e comunicação é feita no 'improviso'

Tradutores encontraram equívocos em placas de Olinda (Foto: Vitor Tavares / G1)


Em tempo de Copa do Mundo, basta ir aos principais pontos turísticos do Grande Recife para encontrar turistas, brasileiros ou estrangeiros. Para os “gringos”, visitar um país com uma língua totalmente diferente pode resultar em certas limitações de comunicação. Placas que às vezes não traduzem corretamente uma indicação turística ou pessoas que trabalham em atendimento sem domínio de idiomas como inglês e espanhol são algumas das dificuldades encontradas.

Em Olinda, um projeto de sinalização turística instalou 44 placas em ruas do Sítio Histórico, indicando rotas a pé para visitação dos principais pontos da cidade. De acordo com a Secretaria de Turismo de Pernambuco, na última semana, algumas placas que continham erros grosseiros de tradução e até de digitação foram retiradas para serem consertadas. Entretanto, alguns equívocos ainda podem ser vistos na sinalização encontrada, como no caso da tradução de "Quatro Cantos" ("Four Corners", em inglês, ou "Cuatro Esquinas", em espanhol).

Placa traduz 'Quatro Cantos' ao pé da letra, como 'Four
Corners' ou 'Cuatro Esquinas' (Foto: Vitor Tavares / G1)


Para tradutores das duas línguas, por se tratar de um local, nome próprio, “Quatro Cantos” não deveria ser traduzido ao pé da letra. “É como se a gente fosse traduzir ‘Boa Viagem’ [praia da Zona Sul do Recife] por ‘Good Trip’. Quando existe uma internacionalização do nome em outra língua, como no caso de New York virar Nova Iorque em português, há essa tradução. Mas quando não, não se traduz. Poderia haver até uma explicação sobre o que são os ‘Quatro Cantos’ no local, mas não numa tradução literal do lugar”, destacou a tradutora e professora de inglês da Associação Brasil América (ABA), Cecília Lemos.

A opinião também é compartilhada pelo tradutor e professor de espanhol do Instituto Cervantes, o boliviano Jorge Daniel. Em Olinda, o tradicional restaurante Sobrado Mourisco foi traduzido como “Moorish House” ou “Casa con Balcón Morisco” ou ainda “Casa de Balcón Morisco”, dependendo da placa encontrada. “Em alguns tipos de tradução, a gente perde uma carga histórica ao tentar traduzir um termo. Há expressões que já têm um significado naquele lugar“, comentou o tradutor.

Professores defendem 'estudo histórico' para poder traduzir placas corretamente (Foto: Vitor Tavares / G1)


Em alguns casos, também é preciso um estudo histórico sobre a cultura dos países que falam a língua a receber a tradução. Por exemplo, a Catedral de São Salvador do Mundo é traduzida para “Our Lord The Savior Of the World Cathedral”. Para a professora de inglês, por essa tradução não representar uma igreja de fato em países de língua inglesa, o mais adequado seria "São Salvador do Mundo Cathedral".

Em casos como “Museu de Arte Sacra”, como há uma explicação do tipo de museu, o correto seria mesmo “Museu de Arte Sacra” ou “Museum of Sacred Art”, como indicam as placas olindenses. “Para saber ao certo como será traduzido, é preciso conhecer a fundo a cultura dos países, além do domínio da língua.  Muitas vezes você perde muito, ao ir ao pé da letra”, destacou Jorge.

Amigos da Costa Rica aproveitam estadia no Recife
(Foto: Vitor Tavares / G1)


Improviso no portunhol

Na língua falada, algumas dificuldades também são encontradas. Não é difícil ver guias turísticos ou vendedores tentando improvisar um “portunhol”. O espanhol Pedro Catron disse que brasileiros muitas vezes pensam que estão falando espanhol, mas, na verdade, não estão. “As pessoas são amigáveis, o que facilita o entendimento”, contou.

No Marco Zero do Recife, a vendedora de passeios turísticos Tatiana Trindade não fala nenhuma palavra em outro idioma e disse que o aumento no número de estrangeiros na cidade exige um jogo de cintura ainda maior. “Eu mostro o dinheiro, aponto o caminho que o barco vai fazer, para ver se eles entendem. Quando falam espanhol, até dá para desenrolar, mas quando é inglês fica difícil. Se não entenderem, deixo ir embora porque não tenho o que fazer”, comentou.

Os turistas, em sua maioria latinos, estão movimentando todo o Bairro do Recife. Além da Fan Fest, no Cais da Alfandêga, pontos turísticos como a Rua do Bom Jesus e Praça do Arsenal atraem os estrangeiros para o local. Costarriquenhos podiam ser encontrados em grande quantidade, por conta da partida contra a Itália, na sexta (20), na Arena Pernambuco. “Estamos aproveitando nossa estada aqui, conhecendo a cultura do Brasil, tudo bem divertido”, disse Juan Duran.

Amigas do México tiram foto na parte histórica do Recife
(Foto: Vitor Tavares / G1)


No momento de negociar um passeio, um grupo de americanos se esforçava para comprar uma volta de catamarã pelo Rio Capibaribe. “Aprendi algumas palavras em português, como ‘obrigado’, ‘quanto custa’ para conseguir fazer algumas coisas na cidade”, destacou Oliver Terson, que está no Brasil há uma semana, passeando por diversos estados e praias do Nordeste. Um grupo de garotas mexicanas também tentava se esforçar para pedir para que alguém tirasse uma fotografia delas. “Muitas pessoas não entendem, mas sempre alguém compreende”, destacou Mariza Vargas.

Segundo o professor Jorge Daniel, muitos latinos também pensam que sabem falar português, mas na verdade não conhecem nada do idioma. "Quando vamos ao Brasil, pensamos que em três meses vamos saber tudo, mas, ao passar do tempo, você nota como é complicado ser falante do português", disse. Ele destacou que a tentativa de se comunicar é válida, mesmo de forma precária, mas que isso não pode acontecer em ambientes profissionais. "Às vezes pessoas que viajaram para fora são contratadas para atuar como tradutoras, mas não fazem o trabalho de forma certa. Acho um desrespeito", disse.

Tatiana diz que perde o freguês caso não consiga falar a língua (Foto: Vitor Tavares / G1)




Fonte: http://g1.globo.com/pernambuco

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Na 100ª partida em Copas, Brasil enfrenta Camarões para garantir primeiro lugar do grupo

Atacante Hulk, que sentiu dores na coxa esquerda, está confirmado entre os titulares do Brasil

A partida contra Camarões nesta segunda-feira, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, às 17h, terá significados distintos para a Seleção Brasileira. O primeiro deles e o mais óbvio é a necessidade de conseguir um bom resultado para resgatar a confiança e garantir a primeira posição do Grupo A. Talvez não menos importante seja o valor histórico que o encontro ganhou. Isso porque esta será a 100ª partida do Brasil em Copas do Mundo.

Com quatro pontos em dois jogos, o time comandado por Luiz Felipe Scolari divide a liderança da chave com o México – nos critérios de desempate, os brasileiros estão na frente. Com três pontos, a Croácia ocupa a terceira posição. Uma vitória com boa margem de gols praticamente garante o Brasil na primeira colocação – um empate já sela a classificação.

No Distrito Federal, Felipão deve mandar a campo o mesmo time que venceu os croatas, na estreia, por 3 a 1. O atacante Hulk, que sentiu dores na coxa esquerda e não enfrentou o México, na última terça, está confirmado entre os titulares. Durante os treinamentos da semana, o treinador pediu atenção, sobretudo, na marcação sob pressão. Outra preocupação é o setor de meio-campo, na criação de jogadas.

Já eliminado do Mundial, Camarões entra em campo em busca de uma despedida digna. Sem marcar sequer um gol, os africanos perderam para México (1 a 0) e Croácia (4 a 0). A péssima campanha já gerou conflito entre jogadores. Moukandjo e Assou-Ekotto discutiram e brigaram ao fim da partida contra os europeus. Mas o clima é tenso desde antes do Mundial, já que, entre os muitos atritos, os jogadores não aceitaram a premiação proposta pela federação local e inicialmente boicotaram o voo da delegação ao Brasil. A situação depois, contudo, foi contornada.

Para pegar o Brasil, o grande ídolo dos camaroneses não deve entrar em campo. Samuel Eto'o, com uma lesão no joelho direito, não participou do treino de reconhecimento do gramado do Mané Garrincha, na tarde deste domingo. O atacante não trabalha com bola desde o dia 13 de junho, na estreia da Copa contra o México. Desfalque certo é o volante Song, expulso contra a Croácia. O técnico Volker Finke deve aproveitar a partida e dar oportunidade a jogadores que não entraram nos primeiros jogos.





CAMARÕES X BRASIL

Camarões: Itandje; Nyom, Matip, Nkoulou e Bédimo; Enoh e Nguémo; Choupo-Moting, Moukandjo e Aboubakar
Técnico: Volker Finke

Brasil: Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar; Hulk, Neymar e Fred
Técnico: Luiz Felipe Scolari

Motivo: terceira partida da primeira fase da Copa do Mundo
Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília
Data: segunda-feira, dia 23 de junho
Horário: 17h
Árbitro: Jonas Eriksson (Suécia)
Assistentes: Mathias Klasenius e Daniel Warnmark




Fonte: http://www.diariodepernambuco.com.br/

domingo, 22 de junho de 2014

O marcador é quem dá o tom



Marcador, marcante, puxador. Nomenclaturas não faltam para descrever o papel daquele que, à frente da quadrilha junina, é responsável por instigar os brincantes e manter a fogueira da alegria acesa. Essencial na dança, o personagem é um dos poucos elementos que resistiram à modernização dos grupos, mas não sobreviveu imune às mudanças. O marcador dos anos 2000 dirige, dança, canta e até atua.

Um dos mais populares marcadores do estado, o ator Fábio Andrade foi um dos responsáveis pela transformação do personagem no universo junino. Há 20 anos dirige e marca a quadrilha Lumiar do Pina. Em 2001, surpreendeu os jurados dos concursos locais ao se apresentar como puxador, noivo e noiva. Tudo ao mesmo tempo.

“Também atuei como Lampião, Maria Bonita e marcador, em 2005”, orgulha-se. A ousadia rendeu inúmeros prêmios. “Depois de mim, as quadrilhas começaram a repensar o papel dos marcadores e passaram a buscar profissionais com formação de ator”, acredita.

A espetacularização do personagem é questionada por integrantes do ciclo. Desde 1994, Luiz Mendes, estreou como marcador da extinta quadrilha Forró da Gente, da Imbiribeira.“Eu participava como brincante e também puxava a quadrilha”, lembra.

Em 2000, resolveu fazer apenas marcação. Hoje, é marcador da Sanfona Branca, da Vila Cardeal e lamenta a descaracterização do personagem que aprendeu a amar com o pai, ex-marcador. “Antes, conduziámos a mudança do passo, mas hoje a quadrilha tem coreógrafo e a dança é toda cronometrada”. Palavras como “anavantú” sumiram do vocabulário junino, reclama.

Único componente avaliado isoladamente pelas comissões dos concursos, o marcador vale 10 pontos. Quando não é o próprio quadrilheiro que marca, os grupos investem alto para contratar um profissional exclusivo. Os valores acordados chegam a R$ 3 mil. Ator e educador social, Walmir Felipe marca a quadrilha Zabumba, de Camaragibe, e acredita que a função do seu personagem passou a ser outra: “Nosso papel, agora, é de animador”.

Fábio discorda dessa visão. Para ele, o moderno pode coexistir com o tradicional. Ele diz que faz questão de continuar anunciando os passos dos brincantes e ainda solta frases clássicas como “olha o serrote”, “segue passeio” e “olha o túnel”.

Presidente da Federação de Quadrilhas Juninas de Pernambuco, Michele Miguel, acredita que a dinamização do puxador dentro dos grupos está relacionada a um movimento maior, iniciado pela modernização das quadrilhas. “A evolução dos grupos influenciou a renovação desse personagem, mas a essência permanece a mesma”.

Se tem uma coisa que não muda no ciclo junino é a determinação dos marcadores para conquistar público e jurado, o que independe de dinheiro. Fábio faz parte da direção da Lumiar e não recebe um centavo a mais para marcar. Este ano, atuou como mulher para dar vida ao personagem “Maria Cabaça”. “Dá trabalho, principalmente, porque sou uma liderança dentro do grupo, mas me divirto muito”, afirma. Luiz, que também não recebe cachê para marcar e foi eleito três vezes como melhor do Festival Sesc de Quadrilhas, resume: “Marcador tem de ser movido por paixão.”




Fonte: http://www.diariodepernambuco.com.br/

sábado, 21 de junho de 2014

PF acredita que mexicano pulou de navio após grande ingestão de álcool

Na cabine da vítima foram encontradas garrafas de bebidas mexicanas, como a "El Peloton Del Muerte", com 97% de álcool.
Foto: PF/Divulgação

Depois de colher cinco depoimentos, entre eles o do comandante do navio e de testemunhas oculares, a  Polícia Federal de Pernambuco trabalha com a hipótese de suicídio na investigação sobre o caso do turista mexicano Jorge Alberto López Amores, de 29 anos.

Imagens das câmeras do navio mostram, ao longe, um ponto que seria o estrangeiuo pulando do 15º andar do cruzeiro MSC Divina, na quarta-feira passada, nas proximidades do Cabo Calcanhar, Rio Grande do Norte. Esta manhã, a PF se pronunciou sobre o caso em entrevista coletiva concedida pelo assessor de comunicação Giovani Santoro, na sede da corporação, no Cais do Apolo, no Recife.




As testemunhas disseram que o turista teria pedido a um amigo que filmasse o salto e postasse nas redes sociais. Elas contaram ainda que o mexicano teria ingerido uma grande quantidade de bebida alcoólica desde a véspera do acidente. Na cabine que ele ocupava foram encontradas garrafas de bebidas mexicanas, como "El Peloton Del Muerte", com 97% de álcool, e ainda "Perla Blanca."  Além disso, o hóspede havia consumido outras bebidas alcoólicas no bar do navio.

Apesar dos indícios, a Polícia Federal não descarta a hipótese de homicídio. Também é bastante remota a possibilidade de o corpo da vítima ser encontrado em alto-mar. As buscas, no entanto, continuam sendo realizadas pelo Comando do 3º Distrito Naval por tempo indeterminado.

Os trabalhos estão cobrindo uma área de busca de cerca de 4 mil quilômetros quadrados nas proximidades do Cabo Calcanhar, Rio Grande do Norte. Estão envolvidos na operação um navio da Marinha, dois aviões da Força Aérea Brasileira e mais de 100 homens no mar e em terra, com apoio do Comando Naval do Nordeste e da Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte (CPRN) e dos navios mercantes que passam pelo local e da comunidade marítima da região.

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Aprovação ao governo Dilma cai para 31%, aponta pesquisa Ibope



O governo da presidente Dilma Rousseff (PT) tem a aprovação de 31% dos eleitores, segundo pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta quinta-feira (19). Esse é o percentual dos entrevistados que disseram considerar o governo "ótimo" ou "bom" na pesquisa, realizada entre os dias 13 e 15 de junho.

Em comparação com a última pesquisa Ibope encomendada pela CNI, a avaliação positiva do governo teve uma queda de cinco pontos (de 36% para 31%), e a tendência de queda vem desde dezembro, quando o percentual de "ótimo/bom" atingiu 43% (veja gráfico ao lado).
O resultado da pesquisa de junho é:
Ótimo/bom: 31%
Regular: 34%
Ruim/péssimo: 33%
Não sabe/não respondeu: 1%

Os números da avaliação do governo são parte da pesquisa de intenção de voto para presidente da República divulgada nesta quinta pelo Ibope, na qual Dilma aparece em primeiro lugar, com 39%. No levantamento, a atual chefe do Executivo é seguida pelo senador Aécio Neves (PSDB), que tem 21%, e pelo ex-governador pernambucano Eduardo Campos (PSB), que somou 10%.

O Ibope ouviu 2.002 eleitores em 142 municípios entre os dias 13 e 15 de junho. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que o instituto tem 95% de certeza de que os resultados obtidos estão dentro da margem de erro.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00171/2014.





Fonte: http://g1.globo.com/

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Tradição dita o ritmo do São João em Olinda



São João em Olinda é para toda a família. As comemorações valorizam a cultura popular e acontecem de 21 a 24 de junho. A festa se concentra na Praça do Carmo onde atrações como o Trio Canidé e a quadrilha Pisa no Espinho se apresentam. O tradicional Acorda Povo está garantido e percorrerá as principais ruas do Sítio Histórico.

A Prefeitura de Olinda enaltece as manifestações populares. Por isso, além da sua programação oficial, apoia outras festas juninas em diferentes bairros do município. A primeira aconteceu no Amaro Branco que, na noite dos dias 12 e 14, recebeu os cocos da Comunidade e do Mestre Aroeira, na Rua Alto do Sarapião. No dia 21, a partir das 21h, os grupos de coco saem do bairro e percorrerão as principais ruas do Sítio Histórico de Olinda fazendo o Acorda Povo, um convite à população para comemorar o Dia do Coco (20 de junho).

A outra festa acontece dia 23, na Rua da Palha – Sítio Histórico. No local, quadrilhas e grupos musicais como Silvinho da Macuca se apresentam num palhoção para animar e esquentar a noite dos moradores. Por lá, o arrasta pé começa às 22h.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL – bandeirolas, nas cores verde e amarelo, e barraquinhas de comidas típicas enfeitam a Praça do Carmo entre os dias 21 e 24. Sob as luzes do coreto, a partir das 18h, se apresentam as atrações musicais Daniel Bento, Abimael Gomes, Trio Canidé e Explosão do Forró.

Às 19h30, o rala-bucho faz uma pausa para as quadrilhas Raio de Sol, Pisa no Espinho, Lumiar e Aquarela Nordestina. Todas campeãs e tradicionais no São João pernambucano. Em seguida, entram em cena Zeca do Rolete, Mestre Gervásio do Coco, Coco Rabecado e Estrelinhas do Coco. Daí até as 23h30, volta o arrasta pé para fechar as noites.

Confira, abaixo, a programação detalhada

Amaro Branco

Sábado (21/06)
21h – Acorda Povo
Rua Alto do Serapião até a Praça dos Correios
(percorre ruas do Sítio Histórico)

Sítio Histórico

Segunda-feira (23/06)
22h – São João Popular
Rua da Palha
(paralelo ao Cantinho da Sé)

Praça do Carmo

Sábado (21/06)
18h – Daniel Bento
19h30 – Quadrilha Raio de Sol
21h – Zeca do Rolete
22h – Daniel Bento

Domingo (22/06)
18h – Abimael Gomes
19h30 – Quadrilha Pisa no Espinho
21h – Mestre Gervásio do Coco
22h – Abimael Gomes

Segunda-feira (23/06)
19h – Trio Canidé
20h – Quadrilha Lumiar
21h – Coco Rabecado
22h – Trio Canidé

Terça-feira (24/06)
18h – Explosão do Forró
19h30 – Quadrilha Aquarela Nordestina
21h – Estrelinhas do Coco
22h – Explosão do Forró

Fortim do Queijo

Segunda-feira (23/06)
20h – Baião dos 4 Cantos
22h – Projeto Mangaio

Terça-feira (24/06)
20h – Benedito da Macuca
22h – Coco de Nininha

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Aécio encontra Paulo Câmara na sede do governo de Pernambuco



O pré-candidato ao governo de Pernambuco Paulo Câmara (PBS) “deu uma passada” no Palácio do Campos das Princesas, nesta quarta-feira (18), para cumprimentar o senador Aécio Neves (PSDB), que cumpre agenda no Recife. O encontro ocorreu na presença do governador do estado, João Lyra Neto (PSB), que recebia o tucano para uma visita protocolar. Foram com Câmara, o pré-candidato a vice-governador Raul Henry (PMDB) e o pré-candidato ao Senado Fernando Bezerra Coelho (PSB).

"Eles se cumprimentaram e trocaram rápidas impressões. O que tinha de ser discutido sobre Pernambuco já foi discutido, então foi mais uma ratificação de apoio à candidatura do PSB no estado", comentou um tucano em reserva. Aécio Neves estava acompanhado de um grupo de deputados estaduais, dentre eles Betinho Gomes, Daniel Coelho e Terezinha Nunes, que negaram-se a fazer campanha para Câmara; do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, e do presidente do PSDB, Bruno Araújo. O vereador Raul Jungmann (PPS) e o deputado federal Mendonça Filho (DEM) também acompanhavam a agenda.

Após a conversa com Paulo Câmara Aécio Neves e os demais tucanos conversaram com Lyra. Em seguida, eles se retiraram e o governdor e presidenciável estiveram a sós por aproximadamente 10 minutos. Os dois têm relações próximas."Eu tenho uma relação com o governador João Lyra que extrapola a política. É uma relação familiar. Fernando Lyra, seu irmão, foi um dos grandes amigos do meu avô (Tancredo Neves) e um amigo pessoal que eu tive durante toda a vida”, comentou o tucano.



Fonte: http://www.diariodepernambuco.com.br/

terça-feira, 17 de junho de 2014

Divulgado resultado final da Seleção Pública Simplificada N° 02/2014



Estão selecionados os profissionais que trabalharão e irão compor quadro de reserva, na Secretaria de Educação, dentro do Programa Brasil Alfabetizado. Eles foram escolhidos por meio de seleção simplificada, a partir da análise de currículo para cargos de alfabetizador e coordenador de turma.

O Programa Brasil Alfabetizado atende a jovens maiores de 15 anos, adultos e idosos não alfabetizados. Em Olinda, os cursos de alfabetização terão a duração e carga horária de 8 (oito) meses, no mínimo e 320 (trezentos e vinte) horas-aula, com 10 (dez) horas semanais.

As listas com os nomes dos classificados estão disponíveis na página de Resultado da Seleção Pública Simplificada.

Os candidatos constantes nas listas deverão aguardar convocação via telegrama para apresentar a documentação exigida no Edital da seleção, para a devida análise e contratação.

Serviço

Seleção Pública Simplificada N° 02/2014
Informações: www.olinda.pe.gov.br/concursos/selecao022014/resultado

domingo, 15 de junho de 2014

Ações de proteção de crianças e adolescentes acontecem em Olinda durante a Copa do Mundo e o São João

As principais áreas de atuação da Equipe de Abordagem do CREAS serão a Praça do Carmo, o Alto da Sé, o Fortim do Queijo e a orla do Bairro Novo e de Casa Caiada. Foto: Passarinho/Pref.Olinda


O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria da Criança e Juventude do Estado de Pernambuco, dentro do Programa Atenção Redobrada, desenvolverá ações de proteção e atendimento de crianças e adolescentes, durante a Copa do Mundo e os festejos juninos em Olinda.

As ações serão realizadas pelo Serviço Especializado em Abordagem Social do CREAS, das 12h às 18h e das 18h às 24h, variando conforme os dias e horários dos jogos ou festejos.

As principais áreas de atuação da Equipe de Abordagem do CREAS serão a Praça do Carmo, o Alto da Sé, o Fortim do Queijo e a orla do Bairro Novo e de Casa Caiada.

O foco das ações é a identificação, sensibilização, orientação e encaminhamento à Rede Socioassistencial do nosso município, que engloba o CREAS, o Conselho Tutelar, o Centro de Referência em Informação Ambiental, República, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos/Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), nos casos de violação dos direitos de crianças e adolescentes, especificamente, como: trabalho infantil, abuso e exploração sexual, situação de rua e comercialização e consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, espera contar com a consciência cidadã e a colaboração de toda a população olindense, na proteção e defesa dos direitos de nossas crianças e adolescentes durante a Copa do Mundo e os festejos juninos, ocasiões reconhecidas como de aumento de ocorrências atentatórias à integridade e cidadania da população menor de idade.

Denúncias

Disque 100
Conselho Tutelar I: (81) 3449-6075
Conselho Tutelar II: (81) 3494-2120

sábado, 14 de junho de 2014

Olinda participa de mobilização nacional contra a exploração do trabalho infantil



Na manhã desta quinta-feira (12), que foi Dia de Combate ao Trabalho Infantil, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Olinda, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Diretos Humanos (SDSCDH), realizou uma ação de panfletagem dentro da agenda do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), no Largo do Varadouro.

A campanha resgatou o cartão vermelho como tema, mantendo o cata-vento como símbolo e tem por objetivo mobilizar a opinião pública sobre os prejuízos causados pela exploração do trabalho infantil, particularmente no período da Copa do Mundo.

Ela aproveita o clima de Copa do Mundo para conscientizar a sociedade sobre a importância do enfrentamento do problema da exploração do trabalho de crianças e adolescentes.

A mobilização é uma articulação do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, da Organização Internacional do Trabalho, Ministério Público do Trabalho e da Prefeitura Municipal de Olinda.

PSDB oficializa Aécio Neves como candidato à presidência



O cenário eleitoral começa a se definir - e a disputa pela presidência promete ser acirrada.

Na convenção nacional do partido, que reuniu milhares de militante de todo o país hoje, sábado 14, em São Paulo, o PSDB homologou o senador Aécio Neves como candidato ao Planalto.
Ainda não está definido o vice na chapa do tucano.
Aécio deve ter como principais adversários Dilma Roussef, que tenta a reeleição pelo PT e deve ser homologada candidata no próximo dia 21; e o ex governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que deve ser confirmado pelo PSB no dia 29. Uma disputa que promete ser acirrada e só definida no segundo turno. Segundo a última pesquisa de intenção de votos, divulgada hoje pelo Instituto Sensus, Dilma continua com tendência de queda e está com 32% das intenções da voto - Aécio Neves 21% e Campos 7%.

Na convenção do PSDB que homologou Aécio, várias lideranças tucana se pronunciaram, destacando a necessidade de mudar o Brasil. José Serra e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foram enfáticos ao criticar o que chamaram de "incompetência e corrupção do governo do PT".

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Desfile de bonecos gigantes leva craques da seleção às ladeiras do Sítio Histórico

Os bonecos partiram do Alto da Sé e foram até a Prefeitura de Olinda.
Foto: Diego Galba


Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo, dentre muitos outros craques desfilaram pelas ladeiras do Sítio Histórico de Olinda. É que aconteceu na tarde de quarta-feira (11) um desfile de bonecos gigantes em homenagem a Copa do Mundo. Organizada pela Embaixada de Bonecos Gigantes de Olinda, a iniciativa, organizada contou ainda com orquestra de frevo e passistas, que animaram turistas locais e estrangeiros, além de moradores da região.

Além de personalidades do futebol, desfilaram pelas ladeiras da cidade diversas celebridades como a Rainha Elizabeth, Frida Kahlo e o Papa Francisco. O desfile de bonecos gigantes em homenagem à Copa do Mundo acontece em parceria com a ONG Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite. A campanha visa alertar a população para os males da doença e o incentivo ao teste preventivo da Hepatite C.

O intuito do evento foi fazer uma espécie de aquecimento para o mundial, animando quem está no estado para conferir os jogos na Arena Pernambuco. Visitando Olinda pela primeira vez, o turista italiano, Nicola Prodi não escondia sua animação com os bonecos gigantes. “Nunca vi uma coisa como está e estou muito contente de estar aqui celebrando a Copa”, declarou.

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Brasil começa hoje caminhada rumo ao Hexa



Sessenta e quatro anos separam a derrota do Brasil para o Uruguai no Maracanã lotado na final da Copa de 1950  e o Brasil e Croácia desta quinta-feira (12), às 17h, na Arena Corinthians. Entre o traumático "Maracanazo" de 1950 e o jogo de abertura da segunda Copa do Mundo no Brasil, o país mudou a sua história no esporte: foram cinco títulos mundiais, além dos atletas que viraram lendas do futebol e os talentos exportados daqui para o mundo.

Agora, em 2014, a Copa do Mundo volta ao Brasil e encontra uma seleção apontada como favorita à conquista, mas pressionada pela obrigação de afugentar o fantasma de 1950 e faturar o inédito título em casa. O caminho até o hexacampeonato começa com a Croácia, adversária que o Brasil já enfrentou em uma estreia de Copa do Mundo: em 2006, na Alemanha, o Brasil jogou contra a seleção croata logo na primeira rodada e venceu por 1 x 0.

Sem jogadores suspensos ou lesionados, o Brasil terá força máxima para o duelo contra os croatas.
Luiz Felipe Scolari deve começar com a mesma formação que foi campeã da Copa das Confederações diante da Espanha, em julho do ano passado. O time é: Julio Cesar; Julio Cesar; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo e Paulinho; Oscar, Hulk e Neymar; Fred.

Quem comanda a Seleção Brasileira rumo ao hexacampeonato é o atacante Neymar. O camisa 10 do Brasil soma 31 gols em 48 jogos pela seleção. O jogador do Barcelona chega para o Mundial recuperado de uma lesão que o tirou da reta final da temporada europeia e promete brigar pelo posto de craque da Copa.

Felipão diz que é obrigação ganhar a Copa de 2014 (Rafael Ribeiro / CBF

Luiz Felipe Scolari, o Felipão, está em sua segunda passagem pela Seleção. Ele foi o técnico do título da Copa de 2002 e da Copa das Confederações de 2013. O gaúcho de 65 anos chegou ao posto em fevereiro de 2013. Até agora, Felipão contabiliza 15 vitórias, quatro empates e duas derrotas pela Seleção.

Arbitragem

O japonês Yuichi Nishimura foi escalado para apitar o jogo inaugural da Copa do Mundo de 2014. Ele será auxiliado pelos compatriotas Toru Sagara e Toshiyuki Nagi, com Alireza Faghani, do Irã, como quarto árbitro. Nishimura tem 42 anos e  foi o árbitro do jogo Brasil e Holanda, em 2010, quando os europeus venceram por 2 a 1.

Estádio

O palco do primeiro jogo da Copa do Mundo é a Arena Corinthians. Localizada em Itaquera, na zona leste de São Paulo , o estádio deve receber mais de 65 mil espectadores para o confronto entre Brasil e Croácia.  Saiba mais.

Ficha do jogo
Brasil x CroáciaData: 12 de junho de 2014
Horário: 17h
Estádio: Morumbi, em São Paulo (SP)
Árbitro: Yuichi Nishimura (Japão)
Auxiliares: Toru Sagara e Toshiyuki Nagi (Japão)



Fonte: http://www.passeiaki.com/noticias

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Os números da cerimônia de abertura da Copa do Mundo

Foto: Felipe Zito


Confira como será a cerimônia de abertura oficial da Copa do Mundo no Brasil, a partir das 15h15min desta quinta-feira, na Arena Corinthians, o Itaquerão, em São Paulo.

61,6 mil pessoas
Vão assistir a abertura da Copa, entre torcedores, jornalistas, dirigentes, chefes de Estado e convidados da Fifa. Inicialmente, a Fifa pretendia ter 68 mil espectadores na Arena Corinthians, mas reduziu a lotação após descontar assentos com visão prejudicada e aqueles inutilizados para não comprometer a geração de imagens. Os ingressos estão esgotados.


Arena Corinthians estará lotado para acompanhar a cerimônia e a partida inaugural do Mundial. 
Foto: Nelson Almeida/AFP



34 câmeras


oficiais da Fifa irão filmar tudo em HD. A entidade pretende apontar câmeras específicas para captar detalhes dos jogos, desde a entrada dos atletas no túnel dos vestiários até cobranças de escanteio. A cerimônia será transmitida ao vivo pela RBS TV.

600 bailarinos
vão participar do espetáculo, com direção artística da belga Daphné Cornez. No elenco, há ginastas acrobatas e de trampolim, capoeiristas e pernas-de-pau.

84 horas
foi o tempo de ensaio do elenco para a cerimônia.
 
25 minutos
é o tempo de duração previsto para a cerimônia de abertura.

A coreografia
Segundo a Fifa, a cerimônia de abertura é uma homenagem ao Brasil e seus tesouros: a natureza, as pessoas e o futebol. Cada um deles será representado por personagens e adereços. A grande atração será uma bola central "viva", que se movimentará durante a apresentação, com 90 mil clusters com 7 mil nits de luminosidade.

A música
O rapper Pitbull, Jennifer Lopez a cantora Cláudia Leitte, acompanhados pelos ritmistas do Olodum, encerram a cerimônia interpretando a canção oficial do evento, We Are One. 

Pitbull, Jennifer Lopez e Cláudia Leitte
Foto: Michele Pradella/AFP

O palco
Todos os elementos da cenografia foram testados com o acompanhamento de um especialista em gramados para não prejudicar o jogo. Nos testes, os objetos foram colocados na grama por quatro horas, a umidade e a reação do campo foram medidas antes e depois, durante quatro dias. Não serão usados objetos pontiagudos nem muito pesados no gramado. O uso de iluminação ou fogos de artifício será comedido, até porque a cerimônia ocorrerá durante o dia.

11 chefes de Estado
vão acompanhar a cerimônia de abertura no Itaquerão, ao lado da presidente Dilma Rousseff e do secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon. 

Confirmaram presença, segundo o Palácio do Planalto:

- O primeiro-ministro da Croácia, Zorán Milanovic;
- A presidente do Chile, Michelle Bachelet;
- O presidente do Equador, Rafael Correa;
- O presidente do Uruguai, José Mujica;
- O presidente de Gana, John Dramani Mahama;
- O presidente de Angola, José Eduardo dos Santos;
- O presidente da Bolívia, Evo Morales;
- O presidente do Gabão, Ali Bongo Odimba;
- O presidente do Paraguai, Horácio Cartes;
- O presidente do Suriname, Desiré Delano Bouterse;
- O emir do Catar, Tamin Bin Hamad Al Thani.



Fonte: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc

terça-feira, 10 de junho de 2014

Fórum discute a prática dos esportes de praia em Olinda

O objetivo principal é discutir a situação das categorias em Olinda, identificando dificuldades e listando sugestões para gerar soluções.
Foto: Ádria de Souza/Pref.Olinda


A Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude de Olinda, instala hoje (10) às 19h, mais um Fórum de Debates Esportivos por Modalidades. O debate, que acontece na sala de projeções do Colégio de São Bento, trará como tema a prática de esportes de praia na cidade.

O objetivo principal é o de discutir a situação das categorias em Olinda, identificando dificuldades e listando sugestões para gerar soluções. Na ocasião serão organizadas comissões para tratar dos problemas detectados. Esportes de praia incluem a prática do futebol, voleibol, tênis de praia e frescobol, além do futevôlei, entre outras práticas esportivas desenvolvidas no local.

Participam da iniciativa representantes das Secretarias da Administração Municipal, Federações, grupos organizados praticantes da modalidade no município, além de Instituições de Ensino Públicas e Privadas, Universidades, comerciantes, empresas do ramo e patrocinadores. A entrada é gratuita e todos os interessados em fazer parte da discussão estão convidados.

O Fórum de Debates Esportivos acontecerá durante todo o ano e abordará diversas modalidades. No ano passado os encontros realizados proporcionaram discussões a respeito das práticas do voleibol, handebol, esportes náuticos, ciclismo, artes marciais e capoeira na cidade.

Serviço

Data e hora: Terça-feira (10) às 19h
Local: Sala de projeção do Colégio de São Bento, situado na Avenida Sigismundo Gonçalves, n° 375, no Carmo.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Concurso estimula a leitura entre estudantes de Olinda

O primeiro lugar representará Olinda no concurso Ler Bem da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores, a Aspa. Foto: Chico Santiago/Pref.Olinda


Para promover a formação de jovens leitores, a Prefeitura de Olinda, através da Secretaria de Educação, realiza o Concurso de Leitura das Escolas Municipais de Olinda, o Clemo, que neste ano de 2014 está na sua segunda edição. A etapa final do concurso e a premiação aconteceu nesta segunda-feira (09), as 14h, no Palácio dos Governadores, que fica na Rua de São Bento, 123, Varadouro.

Os estudantes do 1º ano do segundo ciclo do Ensino Fundamental, já participaram de etapas preliminares nas escolas – cada escola estipulou seu método de seleção e inscreveu um aluno para representar a unidade de ensino – e da semifinal no auditório da Secretaria de Educação, no dia 22 de maio. Foram selecionados dez finalistas, que participaram desta última etapa. “O concurso estimula a leitura, tão fundamental na aprendizagem de todos os conteúdos, e integra alunos, escola e comunidade”, afirma a secretária de Educação, Márcia Souto.

Os estudantes foram julgados por uma comissão formada pela presidente da Academia Olindense de Letras, Maria do Céu Ataíde, o jornalista Inácio França, o assessor do Ministério da Cultura Roberto Azoubel, o secretário de Patrimônio e Cultura de Olinda e membro da Academia Pernambucana de Letras, Lucilo Varejão, e mais três técnicos da Secretaria Municipal de Educação: José Pereira de Assis Filho, Mônica Peregrino de Almeida Viana e Eugênia Ludimila Anacleto Pinheiro. Foram avaliadas a espontaneidade, a entonação da voz e a aplicação de pausas necessárias à pontuação. Todos os finalistas foram premiados com bônus de até 300 reais para a compra de livros.

O primeiro lugar representará Olinda no concurso Ler Bem da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores, a Aspa, que tem semifinal com 61 municípios marcada para o dia 11 de agosto.

Premiação

1º colocado – R$ 300 em bônus para a compra de livros;
2º colocado – R$ 250 em bônus para a compra de livros;
3º colocado – R$ 200 em bônus para a compra de livros;
Do 4º ao 10º colocado – R$ 100 em bônus para a compra de livros.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Prefeitura divulga resultado preliminar da Seleção Pública Simplificada Nº 02/2014



A Prefeitura de Olinda divulgou o resultado preliminar da Seleção Pública Simplificada N° 02/2014, que visa selecionar alfabetizadores e coordenadores para o Programa Brasil Alfabetizado – Brigada Paulo Freire. A seleção teve o seu calendário alterado: o prazo para apresentação de recursos agora é nesta terça-feira (10) e quarta-feira (11), nos horários das 14h30 às 16h30 na sede da Secretaria da Fazenda e da Administração, localizada na Avenida Santos Dumont, 177, Varadouro.

O resultado final do certame será divulgado no dia 18 de junho. Você confere o resultado preliminar no link: www.olinda.pe.gov.br/concursos/selecao022014/resultado

Foram disponibilizadas 45 vagas; 40 para alfabetizadores, sendo 30 delas para contratação imediata, e 5 para coordenadores, estas destinadas para formação de cadastro de reserva. O Programa Brasil Alfabetizado visa alfabetizar jovens a partir de 15 anos, adultos ou idosos que ainda não tiveram a oportunidade de aprender a ler e escrever, sendo uma forma de acesso à cidadania ao despertar o interesse pela elevação da escolaridade. Em Olinda, os cursos de alfabetização terão a duração de 8 meses, com no mínimo 320 horas-aula, sendo 10 (dez) horas semanais.

Serviço

Seleção Pública Simplificada N° 02/2014
Informações: www.olinda.pe.gov.br/concursos/selecao022014
Resultado Preliminar: www.olinda.pe.gov.br/concursos/selecao022014/resultado

São João da Capitá recebe ação de fiscalização da prefeitura de Olinda



A Prefeitura de Olinda por meio de diversas de suas Secretarias realizará ações de fiscalização hoje (06) e amanhã (07), durante o “São João da Capitá”, evento que acontece no Chevrollet Hall e consagrou-se como um dos maiores festejos juninos realizados na cidade, e este ano terá apresentações de Bell Marques, Magníficos, Wesley Safadão e Garota Safada, Zezé Di Camargo e Luciano, Jorge de Altinho, Maciel Melo, Nando Cordel, Musa, dentre outros.

Controle Urbano – A Secretaria de Planejamento e Controle Urbano juntamente com a Guarda Municipal de Olinda, promoverá uma ação de ordenamento do comércio ambulante. “O objetivo é impedir que os ambulantes ocupem a parte frontal do Chevrollet Hall, esclareceu o secretário de Planejamento e Controle Urbano, Estevão Britto. Caso os ambulantes insistam em comercializar seus produtos nos locais indevidos, será feita a apreensão dos materiais que só serão devolvidos após o final do evento.

Vigilância Sanitária - Uma equipe da Vigilância Sanitária de Olinda (Visa), estará fiscalizando o comércio autorizado que funcionará na área interna no evento São João da Capitá. O objetivo da presença dos técnicos durante o evento, prioriza a verificação de todas as condições de higiene e manipulação, bem como prazo de validade dos alimentos.

Segundo a gerente da Vigilância Sanitária de Olinda, Érica Barroca, a fiscalização é muito mais educativa. “Vamos reforçar as orientações aos comerciantes sobre higienização e manipulação dos alimentos. Caso a equipe encontre alguma irregularidade, se possível, será corrigida na hora, ou até mesmo inutilizar o alimento impróprio para o consumo”, avisou a gerente.

Trânsito – A Secretaria de Transportes e Trânsito irá deslocar um efetivo de 10 agentes para orientação e fiscalização do trânsito no entorno da festa. O Diretor de Trânsito, Gerlan Lopes, revelou que recebeu denúncias de moradores em relação ao estacionamento na porta das garagens, “Iremos fiscalizar e organizar o trânsito para que tudo ocorra tranquilamente para todos”, concluiu. Nenhuma via será interditada no local.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Dia Nacional do Teste do Pezinho é lembrado com ação educativa em Olinda

O teste do pezinho visa diagnosticar precocemente várias doenças. Foto: Secretaria de Saúde de Olinda


Nesta sexta-feira (06) será celebrado o Dia Nacional do Teste do Pezinho. A finalidade da mobilização é divulgar informações para dar visibilidade a este exame tão importante para a saúde das crianças. Em Olinda haverá uma ação de incremento da rotina da Triagem Neonatal (teste do pezinho) para conversar com as mães no intuito de esclarecer mais ainda a importância de fazer o exame e receber o resultado.

No município, as maternidades Brites de Albuquerque e do Tricentenário realizam tal exame, sendo a Brites de Albuquerque a unidade  referência para a realização do teste, que permite o diagnóstico precoce de várias doenças. O exame é feito através da coleta de sangue no calcanhar do recém-nascido, gotejando o material em papel filtro e encaminhado ao laboratório que, após o processamento emite o resultado para o Serviço de Saúde onde foi feita a coleta, e para a família.

O Programa de Doença Falciforme de Olinda, dispõe dos serviços da testagem (eletroforese da hemoglobina) no laboratório municipal de saúde pública, na população adulta e nas gestantes que fazem o pré-natal na rede. O exame é de demanda espontânea nos pontos de coleta da rede (PSFs).

As gestantes, em que o resultado for positivo, serão encaminhadas ao serviço de referência na Maternidade de alto risco do IMIP, para acompanhamento da gestação, que é de altíssimo risco. Também há atendimento ambulatorial com hematologista na Policlínica Barros Barreto, nas quartas e sextas-feiras no expediente da tarde, com marcação agendada, bem como atendimento ambulatorial de odontologia, com dentista especializado para atendimento às pessoas com doença falciforme, no Centro Especializado de Odontologia na Policlínica Barros Barreto, todas as quintas-feiras, de 8h às 10h.

O exame faz parte do Programa Nacional de Triagem Neonatal do Ministério da Saúde, instituído desde 2001 e deve ser garantido a todas as crianças do 3º ao 5º dia de nascimento, preferencialmente. O exame, colhido  no período ideal, visa diagnosticar doenças como o Hipotireoidismo, Fenilcetonuria, Fibrose Cística e Doença Falciforme, que comprometem o crescimento, o desenvolvimento psicomotor e a própria vida, a exemplo da Doença Falciforme que quando não tratada e acompanhada, pode levar à morte.

DOENÇA - Falciforme é originária da África e como a população brasileira tem uma grande parcela de afrodescendência, o diagnóstico é mais comum nas pessoas negras e pardas. A Doença Falciforme é decorrência de uma alteração genética na célula do sangue, a hemácia que tem sua forma alterada e passa a ser em formato de ”foice”, dificultando a circulação e oxigenação do sangue e comprometendo todo o organismo.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Vigilância Sanitária de Olinda interdita mercadinho em Rio Doce



Através de denúncias recebidas de moradores sobre irregularidades do mercadinho Vida nova, em Rio Doce, hoje (4), a Vigilância Sanitária foi até o local e na inspeção constataram falta de higiene, motivo que levou a interdição do estabelecimento.

Além da falta de limpeza, foram encontrados alimentos mal condicionados, freezer sem a temperatura ideal para a conservação dos frios, foco e trilha de roedores próximos dos alimentos, nas prateleiras dos biscoitos e massas, balcão da padaria com grande foco de ferrugem, além de falta de higiene no local de trabalho e banheiros.

O estabelecimento só voltará a funcionar após o cumprimento dos itens apontados pela vigilância, como o freezer na temperatura ideal e mercadorias em boas condições de consumo, além de um ambiente não insalubre para os funcionários.

terça-feira, 3 de junho de 2014

Convênio amplia serviços de Saúde em Olinda

Unidade móvel visita comunidades de Olinda para realização de exames de mamografia. Foto: Secretaria de Saúde de Olinda


Um motivo mais que especial para comemorar. Por ser o primeiro município em Pernambuco a disponibilizar a unidade móvel “Amigo do Peito”, para a realização de exames de mamografia nas comunidades, nesta quarta-feira (04), às 15h, o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, e a secretária de Saúde do município, Tereza Miranda, participam da inauguração das novas instalações da Clínica Dimagem, que passa a funcionar em sede própria, situada na rua Sigismundo Gonçalves, 150, no Varadouro.

A Dimagem, empresa conveniada com a rede de Saúde do município, é responsável pela realização dos exames e diagnósticos do câncer de mama nas mulheres acima de 40 anos. Nesse mês de junho, a unidade móvel estará nas comunidades de Ouro Preto, Alto do Cajueiro, IV Etapa de Rio Doce, Beira Mangue, USF Torres Galvão, Cidade Tabajara, Bonsucesso e II Etapa de Rio Doce.

Para se ter uma ideia, entre 2011 e 2013 a rede de Saúde do município já realizou mais de 36 mil mamografias na cidade, exames realizados nas comunidades por meio do Programa Amigo do Peito da Dimagem, através do Sistema Único de Saúde (SUS) do Ministério da Saúde.

Segundo Tereza Miranda, além de prevenir a doença com rapidez e qualidade, o serviço tem outros aspectos importantes. “A presença do mamamóvel nas comunidades agiliza e diminui os custos de deslocamento das pacientes e isso é fundamental para a realização do exame”, frisou.

AVANÇO – A nova estrutura da Dimagem dá um passo importante na qualidade dos diagnósticos de exames. O proprietário da clínica, Dr. Renato Medeiros, na oportunidade da inauguração vai apresentar os novos serviços disponíveis na unidade de saúde, que são: densitometria óssea, raios-x e mamografia digitais, que serão disponibilizados à população olindense, através da parceria com a rede do município.

Há 16 anos prestando serviço à população olindense, o médico Renato Medeiros fala da importância da parceria. “Além de ser a pioneira no Estado a implantar a unidade móvel nas comunidades, Olinda também foi a primeira atingir as metas estabelecidas para o combate do câncer de mama em Pernambuco”, enfatizou.

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Estudantes de Olinda participam de Copinha de Futebol

Os jogos acontecem do dia 04 ao dia 06, no Estádio Olindão em Jardim Brasil I. Foto: Thabata Alves/Pref.Olinda


No clima de Copa do Mundo que toma conta do país, crianças da Rede Municipal de Ensino entram em campo para disputar a I Copinha Olinda de Futebol. Participam da competição 144 meninos das oito escolas que disputaram os Jogos Escolares Municipais de 2013. A Copinha será realizada pela Prefeitura de Olinda, através da Secretaria de Educação, de 4 a 6 de junho, no Estádio Municipal Eugênio de Araújo, o Olindão.

Aconteceu nesta segunda-feira (02/06), às 10 horas, no auditório do Palácio dos Governadores, sede da Prefeitura de Olinda, a abertura da Copinha. Na ocasião foram sorteados os grupos e definida a sequência dos jogos. Cada escola representará um país que já foi campeão no mundial (Brasil, Itália, Alemanha, Argentina, Uruguai, Inglaterra, França e Espanha), o que também foi escolhido por sorteio no evento.

“O objetivo da Copinha é incentivar a prática esportiva, especialmente no ano da Copa do Mundo no Brasil”, afirma a secretária de Educação, Márcia Souto. De acordo com o chefe da Divisão de Educação Física e Esporte Escolar, Ricardo Mendes, o esporte estimula a aprendizagem dos alunos: “O futebol e a competição, promovem uma maior interação entre professores e alunos”. Os três primeiros colocados serão premiados com troféus e todos os estudantes receberão medalhas de participação.

Serviço

I Copinha Olinda de Futebol

Abertura

Auditório do Palácio dos Governadores – Rua de São Bento, 123, Varadouro, Olinda.

Dia 02/06, às 10 horas.



Jogos

Estádio Municipal Eugênio de Araújo – Olindão – Rua Rio Grande do Sul, 1198, Jardim Brasil I, Olinda.

Dia 04/06, das 7 às 12 horas.

Dia 05/06, das 13 às 17 horas.

Dia 06/06, final e disputa do terceiro lugar, das 7 às 12 horas.



Escolas participantes

Centro Integrado de Atenção à Criança Professora Norma Coelho – Caic (Peixinhos);

Escola Municipal Alberto Torres (Alto da Conquista);

Escola Municipal Antônio Correia (Águas Compridas);

Escola Municipal Claudino Leal (Cidade Tabajara);

Escola Municipal Doze de Março (Cidade Tabajara);

Escola Municipal Duarte Coelho (Carmo);

Escola Municipal Izaulina de Castro e Silva (Ouro Preto);

Escola Municipal Ministro Marcos Freire (Águas Compridas);

domingo, 1 de junho de 2014

Semana do Meio Ambiente discute situação dos recursos hídricos em Olinda



A Prefeitura de Olinda preparou uma programação especial para a Semana do Meio Ambiente de 2014. O objetivo é novamente chamar a atenção de todos sobre a importância da preservação da natureza, além de garantir um momento de paz, reflexão e discussão junto à população sobre a problemática ambiental local e mundial.

Segundo o secretário de Meio Ambiente de Olinda, Roberval Veras, “a Semana do Meio Ambiente é um grande momento de mobilização social para fazermos uma reflexão crítica sobre as questões ambientais, além de avaliar e consolidar as políticas públicas que estamos desenvolvendo em benefício do município, como o programa de coleta seletiva de óleo e a criação de mais uma área de proteção ambiental na zona rural de Olinda. O tema deste ano reflete a importância da água, um dos recursos naturais mais degradados que possuímos, e a necessidade de percorremos o seu caminho desde as nascentes para identificarmos os problemas e em conjunto buscarmos as soluções para a poluição de nossos rios, lagoas, riachos e também nossas praias”, esclarece.

A abertura oficial da Semana do Meio Ambiente de Olinda contará com a participação do prefeito de Olinda, Renildo Calheiros. A solenidade acontece na próxima segunda, dia 2 de junho, a partir das 9h na Reserva de Floresta Urbana – Mata do Passarinho. Depois, a programação do evento segue até o dia 7 de junho (sábado), com trilhas, atividades esportivas e promoção à saúde na Orla de Bairro Novo.


Mata do Passarinho. Foto: Passarinho/Pref.Olinda


COMPROMISSO - A Secretaria de Meio Ambiente conta com um espaço público para a divulgação de práticas ambientais. O Centro de Educação Ambiental – Espaço Bonsucesso (CEA) é um local permanente planejado pela Prefeitura de Olinda, onde a comunidade olindense tem a oportunidade de pesquisar, refletir e atuar na problemática ambiental. O espaço é composto por uma biblioteca interativa e uma sala de capacitação para palestras, cursos e oficinas.

O CEA fica localizado na Estrada do Bonsucesso, 306, no bairro do Bonsucesso. O horário de funcionamento é das 8h às 12h. A entrada é gratuita. Mais informações pelo fone  (81) 3429.6053.

Programação da Semana do Meio Ambiente de Olinda

Tema: Caminho das Águas


SEGUNDA (02/06/14)
LOCAL: Mata do Passarinho
9h

Abertura Oficial da Semana do Meio Ambiente, com a presença do prefeito Renildo Calheiros
Apresentação Cultural do Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO)
Palestra: Plano Municipal de Mata Atlântica – Uma Agenda em Construção no Município de Olinda (Secretaria de Meio Ambiente de Olinda).
14h

Palestra: Saúde e Educação Ambiental (Centro de vigilância Ambiental – Secretaria de Saúde de Olinda)
LOCAL: Espaço Ciência
9h e 14h

Oficinas “Diagnóstico Ambiental”

TERÇA (03/06/14)
LOCAL: Mata do Passarinho
A partir das 8h

Cine Ambiental – (Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH)
Oficinas e Palestras (Secretaria de Meio Ambiente de Olinda e CPRH)
14h

Palestra: Mata Atlântica em Área Urbana (Equipe: Centro de Educação Ambiental (CEA) – SEMA)
Cine Ambiental (CPRH)
LOCAL: Espaço Ciência
8h

Oficina “Diagnóstico Ambiental” (Espaço Ciência)
Estande ambiental (SEMA).
14h

Oficina “Diagnóstico Ambiental” (Espaço Ciência)

QUARTA (04/06/14)
LOCAL: Canal dos Bultrins
8h

Cidade Limpa – Mutirão de limpeza do Canal dos Bultrins
LOCAL: Mata do Passarinho
8h

Oficinas e Palestras (SEMA)
14h

Palestra: Saúde e Educação Ambiental (Centro de Vigilância Ambiental – Secretaria de Saúde de Olinda)
Palestra: Mata Atlântica em Área Urbana (SEMA)
LOCAL: Centro de Educação Ambiental – Espaço Bonsucesso (CEA)
8h e 14h

Exposições, palestras, contação de histórias, cine-ambiental e oficinas (SEMA).
LOCAL: Espaço Ciência
9h e 14h

Oficinas “Diagnóstico Ambiental”

QUINTA (05/06/14)
LOCAL: Sítio Histórico e Horto d’El Rey
8h

8h – Palestra: “Olinda – Patrimônio Ambiental” (SEMA)
10h – Visitação do Horto d’El Rey
LOCAL: Mata do Passarinho
8h

Oficinas e Palestras (SEMA E CPRH)
14h

Palestra: Mata Atlântica em Área Urbana (PMO/SEMA);
Palestra: Saúde e Educação Ambiental (Centro de Vigilância Ambiental – Secretaria de Saúde de Olinda)
LOCAL: Espaço Ciência
8h

Oficina “Diagnóstico Ambiental” (Instituto Histórico Geográfico)
14h

Oficina “Diagnóstico Ambiental” (Espaço Ciência)
LOCAL: Centro de Educação Ambiental – Espaço Bonsucesso (CEA)
8h e 14h

Exposições, palestras, contação de histórias, cine-ambiental e oficinas (SEMA).
LOCAL: Instituto Histórico e Geográfico de Olinda
18h

Palestra/debate: Resíduos Sólidos e Questões Ambientais (Secretaria de Meio Ambiente / Secretaria de Serviços Públicos de Olinda)

SEXTA (06/06/14)
LOCAL: Escola João Crisóstomo – Bairro do Monte
9h

Lançamento da Coleta Seletiva do Óleo em Olinda (Empresa ASA e Secretaria de Meio Ambiente)
LOCAL: Jardim Brasil
10h

Feira Cultural: Oficinas, apresentações culturais, campanhas educativas e lazer nas ruas com atividades esportivas
Abraço da Lagoa da Sementeira.
LOCAL: Mata do Passarinho
8h

Oficinas e Palestras (SEMA E CPRH)

SÁBADO (07/06/14)
LOCAL: Orla de Bairro Novo
8h

Atividades de promoção à saúde (Secretaria de Saúde de Olinda)
9h

Atividades Esportivas (SEMA / Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude)
LOCAL: Coqueiral Park
7h30

Trilhas (concentração)
LOCAL: Escola Base Rural Margarida Alves – Ouro Preto
9h

Evento sobre a criação da Área de Proteção Ambiental (SEMA)